Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe – pessoas de todos esses estados vieram para São Paulo e ajudaram a construir a nossa cidade, trazendo um pouco do melhor de suas culturas, costumes e gastronomias. Parte da beleza de São Paulo está na sua diversidade – e ainda bem que a capital paulista foi presenteada com gente de todo o canto.
Para te ajudar a explorar um pouquinho da cultura nordestina que vive em São Paulo, o Guia da Semana listou 10 lugares para se sentir no Nordeste. Confira:
Amigos do Picui
O restaurante montado por proprietários nordestinos aprecia a fartura. O grande chamativo dos Amigos do Picuí é a carne-de-sol, prato de peso da cozinha do Nordeste. O completão é o principal prato do cardápio e é composto por carne-de-sol assada na brasa e na manteiga, arroz, feijão verde, purê de macaxeira, macaxeira frita ou cozida, vinagrete, farofa, manteiga de garrafa e batata frita.
Endereço: Av. Min. Petrônio Portela, 412 - Freguesia do Ó
Consulado da Bahia
O clima baiano toma conta do estabelecimento desde o primeiro contato visual. A fachada da casa presta homenagem ao Pelourinho, um dos principais pontos turísticos de Salvador, com varandas coloridas. No salão interno, uma decoração irreverente traz máscaras esculpidas em madeira, que representam os orixás da Umbanda e do Candomblé. No cardápio, muita variedade. No total, são 11 tipos de moquecas, com destaque para as moquecas mistas, como é o caso da de camarão e lula, e abadejo e lagosta. Uma ótima opção para levar sua família nordestina.
Endereço: Rua dos Pinheiros, 534 – Pinheiros
Galinhada do Bahia
O restaurante, especializado na cozinha nordestina, abriga ambiente descontraído, com bandeiras de todos os estados do país, além de lembranças e fotos de clientes e artistas que frequentam a casa. Entre as opções de pratos, a casa oferece o camarão na moranga com catupiry, a carne-de-sol com mandioca frita na manteiga e a famosa galinhada com arroz e pequi.
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 947 - Vila Guilherme
Colher de Pau
Na casa cearense, que possui matriz em Fortaleza, os paulistanos apreciadores da culinária nordestina provam receitas como as casquinhas de camarão e de lagosta, moquecas e grelhados, além da peixada. Há também o tradicional carneiro cozido com pimenta-de-cheiro e o carro-chefe do restaurante: carne de sol com baião de dois e paçoca desfiada ou fatiada.
Endereço: Rua Dr. Mario Ferraz, 563 - Itaim Bibi
Mocofava
O Mocofava é um bar com especialidade na comida nordestina. Seu ambiente prima pelo conforto ao visitante tanto na parte interna como na externa, com mesas na calçada, decoração simples e rústica. No cardápio, pratos típicos nordestinos, petiscos, porções, cervejas, caipirinhas, cachaças e mais. Destaque para a carne seca desfiada com purê de mandioquinha.
Endereço: Rua Ires Leonor, 237 - Alto do Mandaqui
Centro de Tradições Nordestinas (CTN)
Para que os nordestinos que moram em São Paulo possam matar as saudades de casa e mostrar sua cultura para os paulistas, o Centro de Tradições Nordestinas (CTN) oferece quiosques que servem comidas típicas, como sarapatel, buchada e licor de pequi, além de palco com pista de dança para as apresentações, espaço para exposições e um estacionamento. O CTN também recebe shows e festivais. São cerca de 70 mil visitantes por mês.
Endereço: Rua Jacofer, 615 - Limão
Mocotó
Inaugurado em 1973, o Mocotó Bar e Restaurante é um dos mais tradicionais da região e visita obrigatória para os paulistanos de família nordestina que querem provar o melhor da culinária de suas raízes. Ele recebe influências de seu fundador, o pernambucano José de Oliveira, que trouxe toques da gastronomia do Nordeste para a casa. Comandada pelo chef Rodrigo Oliveira, a casa traz opções como o escondidinho de carne-seca, o baião-de-dois e o atolado de vaca, que leva carne de panela cozida com mandioca, tomatinho, cebolinha e azeitona verde. A casa é espaçosa e possuis grandes meses para grupos.
Endereço: Av. Nossa Senhora do Loreto, 1100 – Vila Medeiros
Canto da Ema
Especializada em forró, a casa atende um público seleto e fiel que vai para dançar juntinho. Ao som de Luiz Gonzaga, Elba Ramalho ou Trio Nordestino, a casa sempre apresenta shows ao vivo com muito xote, baião, xaxado, forró pé de serra e forró universitário. O ambiente é bastante descontraído e tem capacidade para 700 pessoas. Área externa aberta e com teto móvel, cozinha e bar completam o lugar. Seu cardápio é baseado nas especialidades nordestinas e uma boa pedida pode ser a tradicional carne-de-sol.
Endereço: Av. Brg. Faria Lima - Pinheiros
Foto: Reprodução/Site Oficial Canto da Ema
Empório Nordestino
Localizado na Freguesia do Ó, o Empório Nordestino foi inaugurado em 2004 e funciona em um casarão antigo. Com ambiente rústico e clima familiar, o estabelecimento traz as receitas típicas da região, como o baião-de-dois. A carne-de-sol impera no cardápio e pode ser acompanhada de feijão-verde, purê de mandioca, paçoca, arroz e vinagrete. A carta de cachaças inclui rótulos como Salinas, Seleta, Espírito de Minas e Barril de Carvalho. Como sobremesas, as sugestões são doces cremosos, como os de caju e jaca.
Endereço: Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, 144 - Freguesia do Ó
Restaurante Andrade
Criado em 1980 como um boteco, o atual Restaurante Andrade é considerado uma das casas mais famosas para quem deseja degustar um típico prato nordestino e curtir o tradicional forró pé-de-serra da região. Com decoração rústica e quadros de paisagens nordestinas espalhados pelas paredes, o estabelecimento oferece aulas de forró e shows ao vivo de bandas do ritmo. Entre os destaques do cardápio, bolinho de mandioca com carne-seca para entrada, carne-de-sol com macaxeira de prato principal e queijo coalho assado com melado para sobremesa.
Endereço: Rua Artur de Azevedo, 874 – Pinheiros
Foto: Reprodução/Facebook Restaurante Andrade
Atualizado em 11 Out 2018.