A cidade de São Paulo é famosa por diversos motivos, entre eles seu modernismo ou sua vida cultural e noturna. É verdade que a cidade não investiu muito em sua preservação, mas ainda guarda monumentos históricos extremamente importantes não só para o município, mas para todo o Brasil.
Foi aqui que aconteceu, por exemplo, um dos momentos mais famosos da história do país – a declaração da independência, e ainda podemos ver grande parte dessa história de perto. Confira um roteiro com 10 lugares históricos que você precisa conhecer em São Paulo.
Parque da Independência
O Parque da Independência, inaugurado em 1989, tem esse nome por guardar elementos históricos importantes para a história da Independência do Brasil, tombados pelos órgãos de preservação histórica em esfera municipal, estadual e federal. Lá você pode encontrar:
Museu Paulista (Museu do Ipiranga): O prédio foi inaugurado em 7 de setembro de 1895 com o intuito de ser um memorial da independência do país. O museu conta com um acervo de mais de 125 mil peças, incluindo a famosa tela “Independência ou Morte”. Infelizmente, ele está fechado para restauração por tempo indeterminado, mas a visita vale a pena só para apreciar a arquitetura.
Monumento à Independência: conta-se que foi neste exato ponto, às margens do Rio do Ipiranga, que Dom Pedro recebeu a carta do Rio de Janeiro que o fez decidir declarar a Independência. O monumento foi inaugurado no centenário da independência com uma cripta em seu interior para guardar os restos mortais de Dom Pedro e suas duas esposas.
Casa do Grito: a casa recebeu este nome, pois aparece na tela “Independência ou Morte”. Teria sido próximo a essa casa que Dom Pedro deu o famoso grito que ficou no imaginário popular – independência ou morte!
Endereço: Av. Nazareth, S/N – Ipiranga
Horário de Funcionamento: Diariamente, das 5h às 20h
Pateo do Collegio
Foi no Pateo do Collegio, marco inicial da construção da cidade de São Paulo, que os jesuítas se estabeleceram a fim de catequizar os indígenas da região. Quase 300 anos depois, Dom Pedro se hospedou no mesmo prédio quando veio para a cidade e proclamou a independência do país. O espaço é aberto à visitação e recebe visitas guiadas.
Endereço: Pç. Pateo do Collegio, 2 – Centro
Horário de Funcionamento: Terça a domingo, das 9h00 às 17h00. Fechado das 12h00 às 13h00
Solar da Marquesa de Santos
Alguns dias antes da independência, Dom Pedro conheceu, em São Paulo, sua amante Domitila de Castro Canto e Melo, que ficou conhecida como a Marquesa de Santos, título que recebeu do Imperador. O Solar foi construído no século 18, mas só foi comprado pela Marquesa em 1834, transformando-se em cenário para várias festas da alta sociedade paulistana. A casa pode ser visitada gratuitamente e possui programação de exposições que podem ser conferidas no site.
Endereço: Rua Roberto Simonsen, 136 – Centro
Horário de Funcionamento: Terça a domingo, das 9h00 às 17h00
Praça do Patriarca
José Bonifácio foi essencial para que o Brasil se separasse de Portugal. Ao lado de Dom Pedro, arquitetou a independência do nosso país e ficou conhecido como “Patriarca da Independência”. O monumento construído em sua homenagem foi inaugurado em 1972 em homenagem aos 150 anos do aniversário da independência. A praça também é famosa pelo contraste de arquiteturas nos prédios que a cercam.
Mosteiro de São Bento
Os beneditinos chegaram à São Paulo em 1598, e a abadia dedicada a São Bento foi fundada em 1634. Com arquitetura fascinante, até o Papa Bento XVI já se hospedou no Mosteiro.
Endereço: Largo de São Bento, s/n - Centro
Edifício Martinelli
O primeiro arranha-céu a ser construído na América Latina está em São Paulo e foi inaugurado em 1929, projetado pelo italiano Giuseppe Martinelli. O prédio abre para visitações e tem um mirante que vale a pena conferir, além de ser uma referência histórica e arquitetônica no país.
Endereço: Rua São Bento, 405 – Centro
Estação da Luz
Na época da República, que ficou conhecida como “café com leite”, a Estação da Luz, com sua arquitetura fascinante, era símbolo de poder dos paulistanos. Fundada em 1901, por ali chegaram muitas figuras e imigrantes diversos durante o século 20.
Endereço: Praça da Luz, 1 – Bom Retiro
Avenida Paulista
Inaugurada em 1891, a avenida foi o local onde os ricos barões de café construíram suas enormes mansões. Algumas ainda estão preservadas até hoje. Um exemplo é a Casa das Rosas, construída em 1935, hoje recebe eventos e exposições.
Mercadão
O Mercado Municipal de São Paulo foi inaugurado em 1933 e projetado pelo engenheiro Felisberto Ranzini, o mesmo responsável pelas fachadas do Teatro Municipal e da Pinacoteca. Quem passa para visitar pode se deliciar com os famosos pasteis, sanduíches de mortadela e frutas exóticas.
Endereço: Rua Cantareira, 306 – Centro
Horário de Funcionamento: Segunda a sábado, das 06h às 18h. Domingo, das 06h às 16h
Catedral da Sé
Em 1954, 400 anos depois da fundação inicial da cidade de São Paulo, foram fundadas a catedral mais famosa de São Paulo e a Praça da Sé. A praça guarda o marco zero da cidade e catedral pode ser visitada, inclusive sua fascinante parte subterrânea, que precisa ter visita agendada.
Endereço: Praça da Sé - Sé
Atualizado em 25 Set 2018.