É certo que o trânsito de São Paulo é um tanto quanto caótico na maioria dos dias da semana e que, vez ou outra, o transporte público atrasa ou deixa o paulistano na mão. Para driblar isso, a dica é conhecer os pontos turísticos da cidade a pé – sim, há muitos lugares na selva de pedra que são fáceis de serem desbravados durante uma caminhada.
O Centro de São Paulo é uma das melhores regiões para conhecer a pé: são muitas atrações e lugares que valem a visita. A dica é colocar um tênis confortável e sair por aí explorando o melhor que a cidade tem a oferecer. Para isso, o Guia da Semana preparou um roteiro com lugares imperdíveis para conhecer a pé no Centro de São Paulo:
CATEDRAL DA SÉ
Localizada no marco zero de São Paulo, a Catedral da Sé é um símbolo da cidade, tanto por sua importância histórica, quanto religiosa. O início da construção foi em 1913, a inauguração se deu em 1954, mas a catedral só ganhou seu formato definitivo em 2002. Depois de uma restauração que completou o projeto original, a construção teve adicionados 14 torreões e o vitral da fachada da igreja, com sete rosáceas.
A melhor maneira de conhecer a Catedral da Sé é fazendo a visita monitorada, que inclui a ida à cripta onde estão enterrados bispos e arcebispos de São Paulo, além do regente Feijó e do cacique Tibiriçá.
Endereço: Praça da Sé - s/n - Centro
CASA DE FRANCISCA
Depois de quase 10 anos nos Jardins, a Casa de Francisca se mudou para o Palacete Teresa Toledo de Lara, um prédio histórico e tombado no centro da cidade, perto do metrô República. Valeria a pena ir conferir só pela arquitetura do palacete, mas a Casa promove shows da cena contemporânea com nomes pouco conhecidos e outros já um pouco mais famosos, além de oferecer almoços e jantares de quarta a sábado. Que tal jantar em um palacete histórico?
Endereço: Rua Quintino Bocaiúva, 22 - Sé
PÁTEO DO COLÉGIO
O Pátio do Colégio foi a primeira construção de São Paulo e também marcou seu nascimento em 25 de janeiro de 1554. O local, no alto de uma colina entre os rios Tamanduateí e Anhangabaú foi o escolhido para iniciar a catequização dos indígenas. Apesar de não ser o prédio original, que foi demolido na segunda metade do século 20, o atual foi inspirado no original e o visitante ainda pode conferir paredes e fundações da época em taipa de pilão.
O visitante pode entrar no espaço e conhecer melhor a história do lugar. A entrada custa cerca de R$ 16 (inteira) e oferece ao visitante a chance de conhecer o Museu Anchieta, Museu de Arte Sacra Jesuíta e participar de uma visita guiada.
Endereço: Praça Pateo do Collegio, 2 - Centro
MOSTEIRO SÃO BENTO
Com uma fachada de cair o queixo, a estrutura atual do Mosteiro de São Bento foi construída entre 1910 e 1912 e já hospedou até o Papa Bento XVI. A construção é uma das poucas remanescentes do estilo Beuronense, movimento artístico alemão que quase foi erradicado com a Segunda Guerra Mundial. O interior também não deixa a desejar, com adornos que vão do chão ao teto e combinam elementos das artes egípcia, bizantina e românica.
Para conhecer o interior do Mosteiro, basta ir em alguma leitura de liturgia, que são realizadas várias vezes na semana. Além disso, o espaço promove um Brunch em épocas do ano específicas. É uma opção de roteiro diferente pela cidade! Confira a programação AQUI.
Endereço: Largo de São Bento, 48 - Centro
25 DE MARÇO
Pode parecer uma grande bagunça, mas uma das regiões mais famosas da cidade guarda seu charme e muita história. Quem quer conhecer verdadeiramente São Paulo precisa visitar um dos maiores centros de comércio da América Latina, lugar onde se pode comprar praticamente tudo. Com mais de 150 anos, a Rua 25 de Março recebeu este nome em homenagem ao dia em que Dom Pedro I outorgou a primeira Constituição do Brasil, em 25 de março de 1824. No fim do século XIX, ela já era famosa pelo seu comércio.
SESC 24 DE MAIO
Uma das mais recentes unidades do Sesc em São Paulo fica no coração da cidade e tem programação para todos os gostos – área para exposições, cafeteria, teatro, espaço para oficinas e muito mais! Do alto de seus treze andares, o visitante ainda pode apreciar uma incrível vista do centro e ainda curtir uma piscina nos dias quentes. A unidade foi inaugurada em 2017 e tem feito muito sucesso.
Endereço: Rua 24 de Maio, 109 - Centro
Confira mais informações aqui
CASA MATILDE
Depois da agitação da 25 de março, que tal tomar um delicioso café enquanto saboreia doces portugueses? Essa é a proposta da Casa Mathilde, doceria especializada nos deliciosos sabores de Portugal, onde os visitantes conseguem provar inúmeras delicias. Queijadinha, bombom de ovos moles, papo de anjo, fios de ovos, bolos, pães e, claro, o tradicional pastel de nata, são algumas das guloseimas. O mais legal é que a casa também conta com versões sem glúten e lactose de seus doces.
Endereço: Praça Antonio Prado, 76 - Centro
FAROL SANTANDER
Reinaugurado em 2018, o Edifício Altino Arantes deu lugar ao Farol Santander, espaço multicultural na cidade de São Paulo. O espaço nasce com o objetivo de atrair as pessoas para o centro da cidade e conta com diversas atrações distribuídas por 18 dos 35 andares do edifício, que, por um longo período, foi a maior estrutura de concreto armado da América do Sul e, há 70 anos, é um ícone da capital paulista. Dentre as novidades, destaque para a pista de skate, os espaços para exposições e – claro – o famoso mirante!
Endereço: Rua João Brícola, 24 - Centro
Confira mais informações e compre o seu ingresso no site
TEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO
Uma visita ao Teatro Municipal deveria ser obrigatória para todo paulistano e turista que visita a capital. Não é só sua exuberante arquitetura que atrai olhares e admiração: seus espetáculos são dignos de suspiros e aplausos da platéia.
Com uma grande diversidade de atrações, que variam desde orquestras, corais e balés, o espaço está atraindo cada vez mais crianças e jovens. Seja para apreciar uma cultura diferente ou simplesmente admirar a grandeza dessa construção, o passeio vale a pena!
Endereço: Praça Ramos de Azevedo, s/nº
Para ver a programação completa, clique AQUI.
FONTE DOS DESEJOS DA PRAÇA RAMOS
A Fonte dos Desejos, localizada na Praça Ramos foi reativada em junho de 2017. A estrutura passou por reformas ao longo do ano e apresenta uma nova iluminação e sistema hidráulico. A fonte faz parte de um conjunto de obras do arquiteto italiano Luigi Brizzolara e teve como inspiração a famosa Fontana di Trevi, em Roma.
Endereço: Praça Ramos de Azevedo, s/n - República
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 8 Mar 2019.