Entre Butantã, Lapa e Pinheiros, a Zona Oeste de São Paulo oferece milhares de locais incríveis para quem mora aqui ou vem visitar a cidade. Entre opções mais badaladas e outras menos conhecidas, a região surpreende em todos os aspectos.
Pensando em quem quer sempre explorar o melhor do que São Paulo tem a oferecer, o Guia da Semana listou 15 lugares na Zona Oeste que são imperdíveis para quem está na cidade. Confira:
Sesc Pompeia
Localizada em uma área estratégica da Zona Oeste da cidade e construída a partir de uma antiga fábrica de tambores, o que lhe conferiu o nome de Fábrica da Pompeia, o SESC Pompeia foi projetado pela arquiteta italiana Lina Bo Bardi – o que, por si só, já vale o passeio –, famosa também pelo MASP. Além disso, o local, assim como todas as unidades do Sesc, oferece, além de shows e oficinas, diversas atividades que envolvem arte, cultura, ciência e tecnologia.
Galeria Fortes D’Aloia & Gabriel
Uma consagrada galeria paulistana antes conhecida como Fortes Vilaça, a Fortes D’Aloia & Gabriel apresenta um programa dinâmico no qual artistas brasileiros e estrangeiros, jovens e renomados realizam exposições ambiciosas. Mostras coletivas organizadas por curadores convidados também são frequentes no programa.
Galeria Choque Cultural
O espaço é uma referência em arte urbana e na investigação de novas linguagens contemporâneas. Apresenta jovens artistas ao lado de nomes já consagrados e internacionais, investindo em intercâmbios, residências, exposições, colaborações, imersões, projetos institucionais e de arte pública.
CineSala
Certamente o cinema mais confortável da cidade, o CineSala busca a diversidade de filmes e públicos, procurando uma combinação de títulos que sejam populares e, ao mesmo tempo, produções do circuito alternativo. Além disso, promove não apenas a disseminação do cinema, mas o encontro e interação das pessoas em torno da arte e cultura na simpática Rua Fradique Coutinho.
Beco do Batman e Beco do Aprendiz
Localizada no boêmio bairro da Vila Madalena, o famoso Beco do Batman recebeu esse nome por conta de um grafite do personagem da DC há muitos anos. Hoje conta com diversos outros trabalhos inclusive de artistas famosos e recebe visitas guiadas.
Outro beco nem tão famoso que merece uma visita é o Beco do Aprendiz, um lugar antes degradado que se transformou em uma das maiores concentrações de arte urbana da cidade e uma grande galeria a céu aberto. Os muros foram cobertos com vários painéis de graffiti que deixa a paisagem mais colorida. Hoje é ponto de encontro dos jovens e de manifestações culturais das mais diversas, de feiras de artesanato a apresentações de números circenses e de música.
Ceagesp
A Ceagesp é uma ótima pedida para quem quer fazer compra de produtos de qualidade por um preço mais acessível. No inverno, é um daqueles lugares imperdíveis, pois sedia o famoso Festival de Sopas em que o principal destaque é a já tradicional sopa de cebola. Conta, ainda, com uma das maiores feiras de flores do país, que reúne cerca de 1.100 produtores de flores, plantas, grama e mudas e apresenta uma área especial para acessórios e artesanato.
Estádio do Pacaembu e Museu do Futebol
Localizados no mesmo ambiente, o Estádio do Pacaembu e o Museu do Futebol são ótimas pedidas para quem gosta não apenas de futebol, mas de cultura, esporte e arte, como um todo. Inaugurado em 1940, o espaço comporta 70 mil espectadores e guarda o museu, que conta a história do esporte, abaixo de suas arquibancadas.
Parque da Água Branca
Um ótimo passeio para crianças e também para adultos, o Parque conta com mesas enormes ideais para fazer piquenique. No local também se encontram a Casa do Caboclo, construção que imita casas típicas do interior, um aquário com espécies típicas de São Paulo e um coreto onde acontecem apresentações de teatro.
Teatro Bradesco
Localizado no Shopping Bourbon, tem capacidade para 1.439 pessoas em uma área total de 7 mil metros quadrados, um dos maiores do Brasil. Inaugurado em 2009, já recebeu peças incríveis e está na lista dos palcos preferidos para quem ama teatro.
Praça do Por do Sol
A Praça Pôr do Sol é conhecida por sua vista fantástica na Zona Oeste da cidade. É comum que pessoas que conheçam a capital tão bem adquiram novos pontos de vista de um mesmo local, visto com uma outra perspectiva, de um ângulo que ainda não conhecia. No fim da tarde, jovens e famílias se reunem para admirar o pôr do sol e fazer piqueniques.
Vila Madalena
A Vila Madalena, em sua diversidade, é frequentemente considerado o bairro mais cool da cidade. Com diferentes opções gastronômicas, milhares de bares, lojas e escolas, destaca-se também por disseminar a arte, com uma vasta galeria ao ar livre e muitos centros culturais. O local, único, tornou-se ponto de encontro e também ícone da cidade de São Paulo.
Casa de Pedra - Perdizes
Quem disse que a diversão de subir uma parede é só para crianças? Programar-se para fazer uma escalada indoor acompanhado, seja pelos amigos, namorado ou até pelos instrutores do local, é simplesmente uma delícia. O clube de escalada foi inaugurado em 1998 e possui paredes de até 14 metros de altura. Com opções para toda a família, o local oferece diferentes níveis de dificuldade, incluindo variáveis que controlam a mudança de clima e inclinação da rocha.
Armazém da Cidade
O espaço na Vila Madalena é frequentado por diversas pessoas e promove feiras culturais com variados produtos de moda, artesanato e gastronomia. Ainda, organiza shows, oficinas e eventos abertos e gratuitos como festas juninas.
Instituto Tomie Ohtake
Inaugurado em 2001 pelo filho de Tomie Ohtake, o prédio de traços futuristas foi primeiro pensado para expor apenas obras da artista, mas com o tempo acabou se tornando um importante centro cultural da cidade que, além de sediar exposições, possui livraria e oferece cursos relacionados às artes.
Memorial da América Latina
Inaugurado em 1989 e projetado por ninguém menos que Oscar Niemeyer, o Memorial da América Latina é um dos maiores centros culturais e políticos da cidade de São Paulo. Além de diversas exposições, o visitante pode participar de eventos variados, como shows ou feiras de comida e artesanato.
Atualizado em 1 Nov 2017.