Andar a pé pela cidade de São Paulo é algo que muitas pessoas não valorizam, mas que, sem dúvidas, proporciona uma compreensão da capital muito mais interessante que de dentro de um carro. Perto da Linha 3-Vermelha do Metrô, por exemplo, as opções de passeio são diversas!
Ligando as extremidades Corinthians-Itaquera e Palmeiras-Barra Funda, a linha oferece um leque de oportunidades incríveis. Pensando nisso, o Guia da Semana listou 16 lugares imperdíveis para conhecer pertinho das estações da Linha Vermelha do Metrô. Confira:
Arena Corinthians | Estação Corinthians-Itaquera
O estádio paulista é a nova casa do Corinthians e, independente do time que você torce, visitá-lo é uma questão de cultura e não apenas de futebol. Sucesso na Copa, o local surpreendeu pela grandeza, beleza e funcionalidade e, sem dúvidas, merece sua visita. É possível, para além dos jogos, fazer tours para conhecer a estrutura do local.
Endereço: Av. Miguel Ignácio Curi, 111 - Artur Alvim
Praça da Sé | Estação Sé
Um marco da cidade de São Paulo, a praça abriga diversos monumentos e esculturas, entre eles o célebre Marco Zero, que indica o "coração" da cidade. À frente do Marco Zero encontra-se o monumento a José de Anchieta, fundador de São Paulo e "Apóstolo do Brasil", inaugurado em 1954 por ocasião do quarto centenário da cidade. Com a reforma de 2006, a praça recebeu diversas novas intervenções artísticas, de maioria abstrata. Atração à parte é a famosa Catedral.
Pateo do Collegio | Estação Sé
O local é uma referência cultural para os paulistanos e um centro de atividades direcionadas ao turismo. Para quem não conhece, o Pátio do Colégio foi a primeira construção da Cidade e também marcou seu nascimento. O local, no alto de uma colina entre os rios Tamanduateí e Anhangabaú, foi o escolhido para iniciar a catequização dos indígenas. Hoje, guarda um simpático café e o Museu de Arte Sacra Dos Jesuítas
Endereço: Praça Pateo do Collegio, 2 - Centro
Funcionamento: Terça a domingo, das 9h às 17h (museu)
Entrada: Gratuita; R$8 (inteira) para o museu
Centro Cultural Banco do Brasil | Estação Sé
O Centro Cultural Banco do Brasil é um dos espaços culturais mais lindos da cidade. Iniciou suas atividades em 2001 e, desde então, recebe visitantes interessados em participar de projetos ligados à arte. Dividido em seis espaços (subsolo, térreo, mezanino e três andares), o imóvel abriga diversas atividades culturais, que dividem a atenção entre sua belíssima arquitetura e as instalações.
Endereço: R. Álvares Penteado, 112 - Centro
Funcionamento: Quarta a segunda, das 9h às 21h
Entrada: Gratuita
Solar da Marquesa | Estação Sé
Domitila de Castro Canto e Melo, a Marquesa de Santos, entrou para a História como amante do imperador D. Pedro I. O relacionamento entre os dois durou sete anos, e eles tiveram cinco filhos. Em 1834, Domitila comprou um sobrado construído na segunda metade do século XVIII, que ficou conhecido como o Solar da Marquesa. Mas o monarca nunca chegou a visitar o local, pois já havia inclusive abdicado ao trono brasileiro e voltado para Portugal quando Domitila adquiriu a casa. Depois da morte de Domitila, o Solar chegou a ser usado como palácio episcopal e sede de companhias de gás. Hoje abriga parte do acervo do Museu da Cidade de São Paulo, com mobília e utensílios domésticos, além de fotos antigas e paredes de taipa de pilão, usando diversas técnicas.
Endereço: R. Roberto Símonsen, 136 - Centro
Funcionamento: Terça a domingo, das 9h às 17h
Entrada: Gratuita
Copan | Estação República
Projetado na década de 1950 por Oscar Niemeyer, o prédio se tornou um dos símbolos da cidade e um de seus pontos turísticos mais procurados. Entre as centenas de apartamentos residenciais e dezenas de estabelecimentos comerciais, são organizadas visitas gratuitas durante a semana, que levam o visitante até o topo do edifício de 115 metros de altura. É um ótimo lugar para apreciar o centro da cidade do alto.
Endereço: Avenida Ipiranga, 200 - República
Marabá - Playarte | Estação República
Inaugurado em 1945, o Cine Marabá foi por décadas um local de concentração cultural e sofisticação no centro da capital paulista. Reformado em maio de 2009 com projeto de Ruy Ohtake, o cinema foi reaberto pela PlayArte e recebeu o nome de Multiplex PlayArte Marabá. A empresa transformou a área em espaço com uma das maiores salas de cinema do Brasil, sem perder o charme histórico. São cinco: três no formato stadium e duas convencionais.
Endereço: Av. Ipiranga, 757 - República
Sesc 24 de Maio | Estação República
Uma das mais recentes unidades do Sesc em São Paulo fica no coração da cidade e tem programação para todos os gostos – área para exposições, cafeteria, teatro, espaço para oficinas e muito mais! Do alto de seus treze andares, o visitante ainda pode apreciar uma incrível vista do centro e ainda curtir uma piscina nos dias quentes. A unidade foi inaugurada em 2017 mas muita gente ainda não conhece.
Endereço: Rua 24 de Maio, 109 - Centro
Funcionamento: Terça a sábado, das 9h às 21h; domingo, das 9h às 18h
Entrada: Gratuita
Edifício Itália | Estação República
Construído em 1965, na esquina das Avenidas Ipiranga e São Luiz, o Edifício Itália está localizado em um dos pontos focais de São Paulo. O famoso prédio tem 44 andares e um subsolo, 19 elevadores, 52 mil metros quadrados de área construída e capacidade para 10 mil pessoas em atividades normais. Muito visitado por turistas do mundo todo, abriga um restaurante delicioso e é um dos pontos privilegiados para ver a cidade do alto.
Endereço: Av. Ipiranga, 344 - República
Theatro Municipal | Estação República
Inaugurado em 1911, o Theatro Municipal é referência em espetáculos de balé, orquestras e documentos de arte. Construído em 1903, com a ópera Hamlet, mantém o estilo renascentista barroco, inspirado na Ópera de Paris, mesmo depois de várias reformas. O Municipal ainda foi o principal palco da Semana de Arte Moderna de 1922 e hoje destaca-se pela sua majestosa arquitetura interna e externa. O público pode conferir, além das exposições e apresentações, atividades educativas e visitas guiadas.
Endereço: Praça Ramos De Azevedo, s/n - República
Biblioteca Mário de Andrade | Estação República
Inaugurada em 1926, a primeira biblioteca pública de São Paulo traz um acervo de 3 milhões de itens, entre livros, periódicos, mapas e multimeios. Em 2016, o local inaugurou o serviço 24 horas para a coleção circulante (que fecha apenas em feriados). Nela, estão disponíveis cerca de 60 mil títulos, que o usuário pode retirar ou devolver sozinho com a ajuda de máquinas de autoatendimento. O espaço também promove sessões de cinema.
Endereço: R. da Consolação, 94 - República
Funcionamento: Segunda a sexta, das 8h às 22h; sábado e domingo, das 8h às 20h
Mosteiro de São Bento | Estação Sé
Entre os destaques que podem ser vistos na Igreja, construída em estilo normando-bizantino, estão o crucifixo barroco de 1777; as estátuas dos Apóstolos distribuídas ao longo da nave; a capela do Santíssimo Sacramento ricamente decorada; os vitrais da Assunção, dos Evangelistas e de São Bento; e o órgão de tubos feito pela casa Walcker, na Alemanha. A visitação pode ser feita de segunda a quarta e sexta, das 6h às 18h, e aos sábados e domingos, das 6h às 12h e das 16h às 18h. Além disso, para experimentar o verdadeiro espírito beneditino, ainda é possível assistir à missa das 10h aos domingos, com o secular canto gregoriano. Após a missa, é possível comprar artigos sacros como imagens e medalhas, e o tradicional pão dos monges.
Endereço: Largo de São Bento, 48 - Centro
Funcionamento: Segunda a quarta e sexta, das 6h às 18h; sábados e domingos, das 6h às 12h e das 16h às 18h
Museu da Imigração | Estação Brás
O Museu da Imigração tem como objetivo preservar toda a história das pessoas que chegaram ao Brasil por meio da Hospedaria de Imigrantes, proporcionando assim um encontro entre várias histórias e pessoas. É o caso dos italianos, que vieram para o nosso país e deixaram muitas marcas em nossa história, política e cultura. No museu, você consegue entender todo o processo de imigração deles e de vários outros povos que chegaram aqui. Seu jardim é popular para piqueniques.
Endereço: R. Visc. de Parnaíba, 1316 - Mooca
Funcionamento: Terça a sábado, das 9h às 17h; domingo, das 10h às 17h
Entrada: R$10 (inteira); gratuita aos sábados
Memorial da América Latina | Estação Barra Funda
Inaugurado em 1989 e projetado por ninguém menos que Oscar Niemeyer, o Memorial da América Latina é um dos maiores centros culturais e políticos da cidade de São Paulo. Além de diversas exposições, o visitante pode participar de eventos variados, como shows ou feiras de comida e artesanato todo final de semana.
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Barra Funda
Praça Roosevelt | Estação República
Quem a vê ou visita hoje em dia não consegue imaginar como ela estava há alguns anos atrás. Construída na década de 60, entre as ruas Consolação e Augusta, a Praça Franklin Roosevelt passou por um período de abandono, mas, felizmente, tornou-se uma das principais áreas de lazer no centro da cidade da atualidade. É um ótimo espaço para conversar, beber, andar de skate e relaxar com os amigos.
Viaduto do Chá | Estação Anhangabaú
O primeiro viaduto construído na cidade de São Paulo, em 1982, leva este nome pois na época ele se encontrava próximo a extensas plantações de chá da Índia. Hoje, ele é um dos cartões postais da capital, guarda uma vista maravilhosa do Vale do Anhangabaú e, no meio a tantas pessoas e comércio de ambulantes, é passeio essencial para quem quer realmente vivenciar o centro da cidade.
E aí, qual desses points você vai conhecer primeiro?
Atualizado em 11 Out 2019.