O Parque Villa Lobos, na Zona Oeste de São Paulo, é uma das opções de áreas verdes da cidade. Com opções de atividades para todas as idades, o parque é perfeito para dar um respiro em meio ao agito e caos de São Paulo.
Com uma área de mais de 700 mil metros quadrados, o parque possui tantos atrativos que fica difícil conhecer tudo de uma vez só. Seja para praticar atividades físicas ou quem sabe fazer um piquenique, o local é o roteiro certo para aqueles dias em que tudo o que precisamos é se desligar de tudo.
Pensando nisso, o Guia da Semana fez uma galeria com passeios imperdíveis que você precisa fazer no Parque Villa Lobos. Confira:
APROVEITAR A CICLOVIA
Para quem gosta de andar de bicicleta ou simplesmente procura um lugar tranquilo na cidade para praticar a atividade, fique sabendo que o Parque Villa Lobos conta com uma ciclovia de 3,5 quilômetros de extensão. É o roteiro perfeito para se exercitar e curtir a tranquilidade o parque. A dica é evitar os finais de semana pela manhã, quando o parque fica mais cheio!
*na portaria principal do parque é possível realizar o aluguel de bicicletas e patins por um preço acessível.
CIRCUITO DAS ÁRVORES
Os visitantes do parque Villa-Lobos têm o privilégio de andar próximo aos pássaros ao conhecer o Circuito das Árvores. Trata-se de uma passarela elevada, construída com madeira de reflorestamento, que chega até 3,5 metros de altura e 120 metros de extensão. Espécies de árvores e aves são identificadas ao longo do caminho, que possui acesso para portadores de mobilidade reduzida. É uma dica de roteiro bem bacana para quem tem crianças!
ONDE: Entre as Portarias 5 e 6
BIBLIOTECA
A Biblioteca Parque Villa-Lobos é um lugar singular. Além de oferecer livros para empréstimo e ambientes para estudo, como toda biblioteca, o local é também uma experiência diferente em leitura, lazer, aprendizado e diversão. Ocupando uma área de quatro mil metros quadrados dentro do Parque, o espaço cria, todos os meses, uma programação cultural diversificada, que reúne atividades de interesse para todos os públicos!
ONDE: Próximo a Portaria 4
ORQUIDÁRIO RUTH CARDOSO
Orquidários são lugares planejados especialmente para que as espécies de flores que lá vivem tenham o melhor ambiente para se desenvolverem. O Orquidário Ruth Cardoso, dentro do Parque Villa Lobos, é onde os visitantes podem acompanhar de perto as belezas das orquídeas. O espaço leva o nome da antropóloga como uma homenagem à ex-primeira-dama.
ONDE: Próximo a Portaria 4
TRILHA VAI PELA SOMBRA
Para quem quer fazer uma trilha curtinha sem precisar sair de São Paulo, o Parque Villa Lobos possui uma ótima opção: a trilha Vai Pela Sombra, que foi criada com o objetivo de permitir que os visitantes do parque aproveitem mais a sombra e outros benefícios da vegetação. Ela é feita de pedriscos e percorre os principais bosques do parque. É uma boa opção para quem faz caminhada ou corre, pois reduz o impacto nas articulações.
ONDE: Entre as Portarias 5 e 6
OUVILLAS
Uma das áreas mais novas do parque é o espaço conhecido como Ouvillas. Trata-se de um ambiente ao ar livre com algumas espreguiçadeiras onde o visitante pode deitar e relaxar enquanto ouve Heitor Villa-Lobos, compositor brasileiro que dá nome ao parque.
ONDE: Próximo a Portaria 5
ESPAÇO CANINO
Passear com o pet no parque é um dos roteiros preferidos de quem não perde a oportunidade de passar um dia diferente com seu peludinho. Pensando nisso, o Parque Villa Lobos criou uma área especial, o Espaço Canino, um local delimitado com cercado para que os donos deixem seus cachorros sem coleira!
ONDE: próximo a Portaria 1
ACESSIBILIDADE
O Parque Villa Lobos é um dos primeiros parques a adotar a acessibilidade como prioridade. Por isso, a grande área plana e os caminhos praticamente nivelados tornam o deslocamento de pessoas mais fácil. Alguns dos brinquedos de madeira nos parquinhos também foram elaborados para garantir a acessibilidade, como uma caixa de areia e uma casinha na montanha, que permitem acesso por pessoas com cadeiras de rodas.
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 21 Out 2019.