A Vila Madalena é conhecida por ser um dos bares mais incríveis da cidade de São Paulo – e razões para isso não faltam. Além dos seus inúmeros bares (dos mais diversos estilos), o charmoso bairro boêmio também conta com espaços culturais bem diferentes do que costumamos encontrar por aí. Talvez por essas e outras peculiaridades que a Vila Madá é considerada um dos lugares preferidos dos paulistanos!
Para te incentivar a explorar a cidade e conhecer lugares novos, que tal ver a Vila Madalena com outros olhos e fazer um roteiro diferente? Pensando nisso, o Guia da Semana fez uma lista com 8 lugares incríveis para explorar na Vila Madalena além dos bares! Confira:
EPICENTRO CULTURAL
O Epicentro Cultural é um espaço de criação e circulação de artes visuais, música e atividades culturais. A casa promove apresentações de música autoral, exposições de arte, atividades educativas e outros eventos de multilinguagem, incluindo performances e uma mostra mensal de audiovisual. É uma boa dica de passeio para quem gosta de arte e quer saber mais sobre o trabalho de artistas independentes.
Endereço: Rua Paulistânia, 66
Foto: Reprodução/Site Epicentro Cultural
GALERIA CHOQUE CULTURAL
A Galeria Choque Cultural foi fundada em 2004 e transformou-se numa das principais referências de arte urbana ao apresentar jovens artistas ao lado de nomes já consagrados e internacionais. O programa de exposições é focado na apresentação de artistas e coletivos indoor, nas ruas ou virtuais. Além das exposições, a Choque investe em intercâmbios, residências, intervenções urbanas, colaborações, imersões e outras experiências multidisciplinares.
Endereço: Rua Medeiros de Albuquerque, 250
Foto: Reprodução/Facebook Galeria Choque Cultural
ARMAZÉM DA CIDADE
O Armazém da Cidade é um espaço de valorização de produtores artesanais de moda, design e gastronomia que tem como objetivo deixar a cidade com mais convivência, criatividade e alegria. Ou seja, por lá é possível encontrar tudo e mais um pouco. Aos finais de semana, cadeirinhas de praia são colocadas no lado externo, sendo uma ótima opção para aproveitar um ambiente diferenciado. Contando sempre com apresentações infantis, como teatro e circos, e música ao vivo, como bandas de jazz, a programação rola durante todo o dia.
Endereço: Rua dos Cariris, 48
BECO DO BATMAN
Entre as vielas do bairro da Vila Madalena, mais precisamente nas ruas Gonçalo Afonso e Medeiros de Albuquerque, fica localizada uma galeria de grafite a céu aberto conhecida como Beco do Batman – próxima à estação Clínicas do Metrô. Com ruas estreitas, a visita ao local é feita de bicicleta ou através de uma pequena caminhada! Aproveite o passeio para tirar fotos e esticar em um dos bares da região - são tantos nos mais variados estilos que fica difícil escolher o melhor!
LE PAIN QUOTIDIEN
Localizada na Rua Wizard, a Le Pain Quotidien é uma das filiais da rede de padarias Bélgica que só produz pães de forma artesanal, com farinha orgânica, moldado a mão e assado em forno de pedra. Além da marca registrada dos pães orgânicos, a padaria ainda é famosa pelos pães de queijo e croissants.
Endereço: R. Wisard, 138
BECO DO APRENDIZ
De esquecido a símbolo da arte de rua, o Beco do Aprendiz se transformou em uma das maiores e mais conhecidas galerias a céu aberto da cidade. Os muros foram cobertos com vários painéis de graffiti, deixando a paisagem mais colorida. Hoje, o local é ponto de encontro dos jovens e de manifestações culturais das mais diversas, de feiras de artesanato a apresentações de números circenses e de música.
Endereço: R. Belmiro Braga, 113
COFFE LAB
O Coffee Lab foi projetado para que os visitantes sintam toda a atmosfera que cerca a degustação de um gostoso café – os garçons e baristas realizam os "rituais", apelido dado ao modo como as bebidas são preparadas. Os amantes de café podem degustar desde um expresso tradicional até um café com uma colher de cream cheese ou o mesmo temperado com sal. No cardápio, fatia de brioche torrada com manteiga, biscoito de polvilho com creme de queijo e o cappuccino de colher são alguns dos destaques.
Endereço: Rua Fradique Coutinho, 1340
PARQUE DAS CORUJAS
Se você acha que a Vila Madalena é só curtição, está bem enganado. O Parque das Corujas, iniciativa criada pela prefeitura e moradores da capital, abriga um espaço de mais de 2 mil metros quadrados, ideal para praticar exercícios ao ar livre ou simplesmente descansar. O parque se assemelha com uma praça que conecta as ruas Natingui, Beatriz e Pascoal Vita ao longo do Córrego das Corujas (originando o nome), transformando um cenário que antes era marcado pelo lixo e descuido. O cantinho charmoso na Zona Oeste conta também com uma horta comunitária, brinquedos para a criançada e trilha pavimentada.
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 9 Nov 2018.