São Paulo está em constante mudança. Novas opções de espaços culturais ou gastronômicos surgem a todo momento. Diante disso, pode ser que você tenha deixado passar algumas inaugurações de 2017 que valem a pena.
Pensando nisso, o Guia da Semana separou 10 lugares que inauguraram em São Paulo em 2017 e que você precisa conhecer em 2018. Confira:
IMS Paulista
O IMS Paulista foi uma das mais importantes inaugurações do ano para o eixo cultural da cidade de São Paulo. Com sete andares e mais de 1200 metros quadrados, o centro cultural conta com café, restaurante, uma livraria, uma biblioteca e espaços para eventos e exposições. O prédio inaugurou em setembro com cinco exposições em cartaz, duas delas acabam agora em dezembro.
Japan House
Outra importante inauguração do ano foi a Japan House. Também na Avenida Paulista, o espaço tem dois irmãos, um em Los Angeles, inaugurado em dezembro, e outro em Londres, que deve inaugurar no primeiro semestre de 2018. Os três são dedicados à promoção da cultura nipônica através da arte, gastronomia e tecnologia. A Japan House paulistana conta com café e lojas, e promove workshops e exposições fascinantes! Vale a pena conferir.
Sesc 24 de Maio
Em agosto de 2017, São Paulo recebeu a sua mais nova unidade do Sesc. O Sesc 24 de Maio fica no centro da cidade em um prédio espelhado de 13 andares, que conta com teatro, biblioteca, restaurante, parede de escalada, café e uma piscina no terraço com uma vista incrível para a cidade. Se você não conseguiu conferir em 2017, não pode deixar de ir em 2018 - e já aproveitar o verão para um mergulho na piscina!
Vista Café
O Vista Café fica no mesmo prédio que o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC), projetado por Oscar Niemeyer. A visita é válida não só para quem ama um bom cafezinho, mas também para quem quer curtir uma vista incrível de 360º da cidade, incluindo o Parque do Ibirapuera.
Fotos: Reprodução/Facebook e Reprodução/Facebook
Casa Natura Musical
Inaugurada em maio de 2017 no coração de Pinheiros, bem pertinho da estação Fradique Coutinho do metrô e da famosa Rua dos Pinheiros, a casa surgiu com a proposta de receber shows de grandes nomes da música nacional, bem como cantores e grupos em ascensão. Em 2017 muita gente famosa já passou por lá. Se você perdeu, corre para comprar um ingresso para um show em 2018!
Nova Casa de Francisca
Depois de quase 10 anos nos Jardins, a Casa de Francisca se mudou para o Palacete Teresa Toledo de Lara, um prédio histórico e tombado no centro da capital, perto do metrô República. Valeria a pena ir conferir só pela arquitetura do palacete, mas a Casa promove shows da cena contemporânea com nomes pouco conhecidos e outros já um pouco mais famosos, além de oferecer almoços e jantares de quarta a sábado. Que tal começar 2018 jantando em um palacete histórico?
Cafe de La Musique Dining Club
Depois de sete anos, o Cafe De La Musique Dining Club está oficialmente de volta a São Paulo, especificamente na Rua Jerônimo da Veiga, 358, no Itaim Bibi. O dining club foi reinaugurado no final de setembro e traz um misto de restaurante e balada. Sob o comando do chef Walter Queiróz (ex-Leopolldo, Serafina e Paris 6), o cardápio variado apresenta dois carros-chefes: o salmão grelhado, carpaccio de pupunha, mousseline de zuccini e tentáculo de polvo à provençal; e o bife ancho(wagyu) ao molho de mostarda anciene, guarnecido de batata rústica e tomate cereja confit. Entre os produtos importados estão azeites de trufas, prosciutto de parma e massas secas.
Teatro de Container
Em março de 2017, o bairro da Luz recebeu um novo espaço sustentável e multicultural: o Teatro de Contêineres Mungunzá. A construção é formada por 11 contêineres e abriga um espaço cênico (com janelões de vidro que permitem a visualização de quem está passando pela rua), uma lanchonete, um escritório, banheiros, camarim e uma área técnica. Além disso, na lateral da estrutura, a pintura branca servirá de tela para projeções ao ar livre.
Zôdio
A gigante francesa abriu as portas no segundo andar da Leroy Merlin da Marginal Tietê (Av. Pres. Castelo Branco, 6061, Água Branca) com mais de 20 mil itens para a casa – desde um quadro pronto até materiais no estilo faça-você-mesmo. Ou seja, há não só artigos de decoração e uso pessoal, mas uma enorme gama de produtos para artesanato.
Void no Largo da Batata
O conceito do Void, no Largo da Batata, nasceu em Porto Alegre em 2014, depois se espalhou por sete endereços no Rio de Janeiro e, finalmente, ganhou sua maior unidade aqui em São Paulo, no segundo semestre de 2017. O espaço tem atraído gente de todos os tipos e oferece cervejas, lanches, deliciosos bolinhos veganos e música, além de roupas (tênis, camisetas, meias descoladas), pochetes, chaveiros, isqueiros e muito mais!
Atualizado em 23 Jan 2018.