Houve um tempo em que, em São Paulo, só andava de bicicleta quem era criança. Hoje, com mais consciência sustentável e a busca por uma melhor qualidade de vida, os locais públicos estão sendo tomados por adultos que, em menor ou maior grau, usam a magrela para lazer e também como meio de transporte.
Pensando nisso, o Guia da Semana lista 7 lugares ideais para andar de bicicleta em São Paulo - seja para se locomover ou por lazer. Confira:
Parque Villa Lobos
Localizado no Alto de Pinheiros, o Parque Villa-Lobos é uma das boas opções de lazer ao ar livre em São Paulo. O local possui 732 mil metros quadrados de área verde com ciclovia, quadras, campos de futebol, playground, aparelhos para ginástica, pista de cooper, lanchonete, anfiteatro e muito mais. Estima-se que cerca de 20 mil pessoas passeiem pelo parque aos finais de semana.
Parque Ibirapuera
Um dos parques mais famosos de São Paulo, o Parque do Ibirapuera tem atrações para todo tipo de público. Além dos museus, sua infraestrutura oferece aos visitantes campo de futebol, pista de corrida de seis mil metros, dois playgrounds, sete quadras poliesportivas e aluguel de bicicletas, além de lanchonete e restaurante. Existe a possibilidade de aluguel de bicicletas, mas prefira passear por lá durante a semana ou logo cedo aos finais de semanas, porque o parque costuma encher e fica difícil andar de bike.
Avenida Paulista
A avenida mais famosa da cidade, fechada aos domingos para carros, é uma das opções preferidas para quem quer explorar um pouco do melhor que São Paulo tem a oferecer e, ao mesmo tempo, dar uma pedalada. Durante o percurso, feito inteiramente por meio de uma ciclovia, é possível visitar a Livraria Cultura, assistir um filme no Itaú Cultural, uma exposição no MASP ou na Japan House e tantas outras opções de lazer, gastronômicas e culturais.
Avenida Brigadeiro Faria Lima
A famosa Avenida Brigadeiro Faria Lima tem uma enorme concentração de pontos de retirada e devolução da Bike Sampa, além de Yellow, e ótima estrutura para os ciclistas, com cerca de dois quilômetros de ciclovias de qualidade. A melhor parte é que a Avenida dá acesso a diversos pontos importantes da cidade como o Largo da Batata, a Rua dos Pinheiros, o Museu da Casa Brasileira e o Instituto Tomie Ohtake. Passear de bike por lá e explorar um pouco do melhor que São Paulo tem a oferecer é certamente uma experiência imperdível.
Parque do Carmo
Com 1,5 milhão de metros quadrados, o Parque do Carmo é uma das poucas áreas verdes remanescentes na povoada zona leste da cidade. O local conta com flora diversificada e rica fauna de Mata Atlântica. Há também pistas de atletismo, cooper, campo de futebol, trilha ecológica, área para piqueniques, lanchonete, playground, um museu de ecologia, um anfiteatro ao ar livre reservado para shows e, claro, ciclovia.
Minhocão
O Elevado Presidente Costa e Silva, conhecido popularmente como o Minhocão é uma via expressa que liga o centro à Zona Oeste de São Paulo. Aos finais de semana, o local fica fechado para os veículos e se torna uma grande passarela onde os pedestres podem correr, caminhar, andar de bicicleta ou skate, por exemplo. Pedalar no Minhocão, pelo centro de São Paulo, é certamente uma experiência tipicamente paulistana.
Ciclovia Rio Pinheiros
Com 21,5 km, a Ciclovia Rio Pinheiros é uma alternativa para o deslocamento diário, mais saudável e certamente menos estressante que dirigir por lá. A ciclovia liga a estação da CPTM Villa Lobos - Jaguaré até Interlagos e funciona diariamente das 5h30 às 19h. Por lá, existem pontos de apoio com banheiro, bebedouro e atendimento e os ciclistas devem estar atentos às capivaras e aos carros autorizados que circulam com velocidade reduzida. É certamente uma boa alternativa de deslocamento pelas zonas Sul e Oeste da cidade.
Atualizado em 18 Dez 2018.