A Zona Norte de São Paulo possui inúmeros atrativos que nem todos os paulistanos conhecem. Uma das qualidades da nossa cidade é a quantidade de passeios diversificados e as inúmeras possibilidades a serem exploradas, por isso, nada melhor do que fugir das zonas centrais e conhecer o melhor de São Paulo.
Pensando nisso, o Guia da Semana fez um roteiro com 10 lugares imperdíveis para conhecer na Zona Norte de São Paulo:
PARQUE DA JUVENTUDE
O Parque da Juventude mudou a paisagem da Zona Norte de São Paulo em 2003, ao substituir o Complexo Penitenciário Carandiru por uma área de lazer e entretenimento ao ar livre. Por lá, é possível encontrar uma ampla área verde, instalações para práticas de esporte, espaço canino e muito mais. No local, foram mantidos referenciais históricos da época do Carandiru.
Endereço: Av. Cruzeiro do Sul, 2630 - Carandiru
CENTRO DE TRADIÇÕES NORDESTINAS (CTN)
Para que os nordestinos que moram em São Paulo possam matar as saudades de casa e mostrar sua cultura para os paulistas, o Centro de Tradições Nordestinas (CTN) oferece, em uma área de 27 mil m² quadrados, quiosques que servem comidas típicas, como sarapatel, buchada e licor de pequi, além de palco com pista de dança para as apresentações, espaço para exposições e um estacionamento. O CTN também recebe shows e festivais.
Endereço: Rua Jacofer, 615 - Limão
MOCOTÓ
Inaugurado em 1973, o Mocotó Bar e Restaurante é um dos mais tradicionais da região e visita obrigatória para quem quer provar o melhor da comida nordestina. Ele recebe influências de seu fundador, o pernambucano José de Oliveira, que trouxe toques da gastronomia do nordeste para a casa. Comandada pelo chef Rodrigo Oliveira, a casa traz opções como o escondidinho de carne-seca, o baião-de-dois e o atolado de vaca, que leva carne de panela cozida com mandioca, tomatinho, cebolinha e azeitona verde.
Endereço: Av. Nossa Sra do Loreto, 1100 - Vila Guilherme
Foto: Ricardo Dangelo/Reprodução Facebook Mocotó
BIBLIOTECA DE SÃO PAULO
A Biblioteca de São Paulo, inaugurada em fevereiro de 2010, fica no espaço do antigo Carandiru e oferece, além de milhares de títulos, uma intensa programação cultural. O espaço oferece conteúdo em formatos variados, como DVDs e jogos, além de formatos acessíveis em braile e audiolivro.
Endereço: Av. Cruzeiro do Sul, 2630 - Santana
Foto: Reprodução/Facebook Biblioteca de São Paulo BSP
SESC SANTANA
Como a maioria das unidades, o Sesc Santana é perfeito para um passeio em família. O espaço tem programação animada que inclui shows e espetáculos de dança, além de oficinas e um restaurante com preços acessíveis. Vale a pena conferir a programação no site.
Endereço: Av. Luiz Dumont Villares, 579 - Santana
BAR DO LUIZ FERNANDES
O Bar do Luiz Fernandes, localizado no bairro do Mandaqui, foi inaugurado em 1970 e é um boteco tradicional muito conhecido na região. Os clientes podem degustar acepipes, porções e quitutes, como o Brasileirinho (bolinho de mandioquinha recheado de carne de porco cozida com feijão e couve fatiada, refogada com alho e bacon), especialidade da casa. Para beber, cervejas, drinks a base de destilados e cachaças.
Endereço: Rua Augusto Tolle, 610 - Mandaqui
Foto: Reprodução/Facebook Bar do Luiz Fernandes
MUSEU DOS TRANSPORTES
Visitar o Museu do Transporte Público Gaetano Ferolla é fazer uma viagem no tempo na cidade de São Paulo. O local, dividido em quatro salões, traz uma série de veículos, fotografias, documentos, mobiliário e máquinas. Entre as relíquias mais valiosas está o primeiro bonde a circular no país, inaugurado em 1872. O acervo conta também com as primeiras carteiras de habilitação a serem emitidas, incluindo as de cocheiros, um bonde de tração animal que era puxado por burros e muito mais. O jardim traz uma ambientação que remete ao começo do século 20.
Endereço: Av. Cruzeiro do Sul, 780 - Canindé
PARQUE ESTADUAL DA CANTAREIRA
O Parque Estadual da Cantareira (Núcleo Pedra Grande) é a prova de que é possível encontrar um oásis verde na capital sem ir muito longe. Localizado na Zona Norte, o parque possui uma área com mais de 7 mil hectares de Mata Atlântica, dividido em trilhas, lagoas e um mirante de onde é possível ter uma vista panorâmica da cidade.
Endereço: Rua do Horto, 1799, Tremembé
HORTO FLORESTAL
O Horto Florestal ou Parque Estadual Alberto Löfgren costuma ser uma das áreas verdes da cidade mais tranquilas para um passeio durante o final de semana, já que conta com trilhas e espaço para fazer exercícios. O local abriga uma grande área de lazer da zona norte e uma parte preservada da Mata Atlântica, com rica diversidade de fauna e flora.
Endereço: Rua Caminho do Horto, 931 - Horto Florestal
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 22 Mar 2019.