Não curte a folia do Carnaval e não conseguiu se programar para viajar para fora de São Paulo? Então talvez você precise evitar regiões como a República, a Consolação e a Zona Oeste da cidade durante o feriadão. A boa notícia é que não necessariamente você precisar se trancar em casa e fazer uma maratona de séries — o que também não seria uma má ideia.
Pensando em ajudar quem prefere evitar os bloquinhos, o Guia da Semana preparou uma lista com 10 parques, museus e centros culturais que você talvez ainda não tenha conhecido para você aproveitar o Carnaval e conhecer — e pode ficar tranquilo, às chances de você cruzar com foliões se visitar esses lugares não é muito alta. Confira:
MIS
O famoso MIS (Museu da Imagem e do Som) tem crescido e ganhado grande destaque por suas exposições bem elaboradas. Na região dos jardins, você pode caminhar tranquilo pelas ruas sem ser importunado por foliões. Com a filosofia de registrar e preservar a imagem e o som do passado e do presente para um levantamento de um painel da vida brasileira nos aspectos humanos, sociais e culturais, conta com mais de 200 itens e possui uma programação bem diversificada, agradando a todos os gostos. Até o fim de março, você pode conferir uma incrível exposição sobre histórias em quadrinhos.
Endereço: Av. Europa, 158 - Jardim Europa
Horário de funcionamento: Terças a sábados, das 10h às 20h; Domingos e feriados, das 9h às 18h
Sesc Paulista
No fim de abril de 2018, São Paulo recebeu a mais nova unidade do Sesc, o Sesc Paulista, no número 119 da Avenida Paulista, ao lado do Itaú Cultural. O espaço conta com 17 andares e dois subsolos que totalizam 12 mil metros quadrados inteiramente dedicados às atividades já conhecidas da instituição, em especial àquelas relacionadas a corpo, arte e tecnologia, trinômio que promete guiar toda a programação. Aproveitando que não rolam bloquinhos na Paulista, talvez seja uma boa ideia explorar seus mais recentes centros culturais.
Endereço: Av. Paulista, 119 - Bela Vista
Horário de funcionamento: Terças a sábados, das 10h às 22h; Domingos e feriados, das 10h às 19h
Japan House
Inaugurado em maio de 2017, o espaço idealizado pela comunidade japonesa tem como objetivo apresentar o Japão contemporâneo para o brasileiro através de sua arte, tecnologia, e gastronomia, mas sem esquecer a história e as raízes do país. Os três andares do prédio contam com galerias para exposições, cafeteria, restaurante, jardim, e uma biblioteca com cerca de duas mil obras. Durante o Carnaval, você pode ir lá visitar uma incrível exposição sobre arquitetura para cachorros.
Endereço: Av. Paulista, 52 - Bela Vista
Horário de funcionamento: 2 de março (sábado), das 10h às 20h; 3 de março (domingo), das 10h às 18h; 4 e 5 de março (segunda e terça), fechado; 6 de março (quarta); das 14h às 20h
IMS Paulista
O IMS Paulista foi uma das mais importantes inaugurações de 2017 para o eixo cultural da cidade de São Paulo. Nascido no Rio de Janeiro, o espaço chegou à cidade primeiro na Santa Cecília, depois se mudou para a Paulista com sete andares e mais de 1200 metros quadrados. O centro cultural conta com café, restaurante, uma livraria, uma biblioteca e espaços para eventos e exposições.
Endereço: Av. Paulista, 2424 - Bela Vista
Horário de funcionamento: Terças a domingos e feriados (exceto segundas), das 10h às 20h; Quintas (exceto feriados), das 10h às 22h
Museu da Imigração
A menos de 10 minutos de caminhada da estação Bresser-Mooca, da Linha-3 Vermelha do Metrô - em uma região central menos popular durante o Carnaval - o Museu da Imigração tem como objetivo preservar toda a história das pessoas que chegaram ao Brasil por meio da Hospedaria de Imigrantes, proporcionando assim um encontro entre várias histórias e pessoas. É o caso dos italianos, que vieram para o nosso país e deixaram muitas marcas em nossa história, política e cultura, por exemplo. No museu, você consegue entender todo o processo de imigração deles e de vários outros povos que chegaram aqui.
Endereço: R. Visc. de Parnaíba, 1316 - Mooca
Horário de funcionamento: Terças a sábados, das 9h às 17h; Domingos, das 10h às 17h
Cinemateca Brasileira
A Cinemateca Brasileira é uma instituição responsável pela produção audiovisual do nosso país desde 1940. Em sua sede, se desenvolvem atividades que visam à difusão e a restauração de seu acervo, um dos maiores da América Latina. Além de produção audiovisual, o acervo conta com livros, revistas, roteiros originais, fotografias e cartazes. É comum, também, que visitantes façam piqueniques em seu belo jardim. No Carnaval, você pode inclusive assistir a uma sessão do aclamadíssimo Roma por lá.
Endereço: Largo Sen. Raul Cardoso, 207 - Vila Clementino
Horário de funcionamento: Segundas a quartas, das 08h às 18h; Quintas a domingos, das 08h às 21h
Museu de Zoologia
Localizado no Ipiranga, bem pertinho do famoso Museu do Ipiranga, o Museu de Zoologia da USP ficou fechado por quatro anos e somente foi reaberto para o público em 2017. Construído na década de 40, o espaço com 700m² expõe diversos animais da fauna tropical, explora a biodiversidade do nosso país e, entre mais de 800 peças, conta até com fósseis e esqueletos reais de dinossauros. É a opção certa para quem quer fazer um programa com as crianças durante o feriado.
Endereço: Av. Nazaré, 481 - Ipiranga
Horário de funcionamento: Quartas a domingos, das 10h às 17h
Parque do Carmo
Considerando que o nosso querido Ibirapuera cede espaço para bloquinhos de Carnaval, talvez seja hora de conhecer outros parques pela cidade. Famoso pelas lindas cerejeiras, o Parque do Carmo, na Zona Leste, conta com flora diversificada e rica fauna de Mata Atlântica. Há também pistas de atletismo, cooper, campo de futebol, trilha ecológica, área para piqueniques, lanchonete, playground, um museu de ecologia e um anfiteatro ao ar livre reservado para shows.
Endereço: Av. Afonso de Sampaio e Sousa, 951 - Itaquera
Horário de funcionamento: Diariamente, das 5h30 às 20h
Parque Villa Lobos
O Parque Villa Lobos, localizado na região do Alto de Pinheiros, é outra ótima opção para quem quer relaxar em contato com a natureza e longe das zonas de folia, e é ideal para praticar esportes, fazer piquenique, brincar com crianças, andar de bicicleta e skate. Os paulistanos costumam escolher o local para passar as tardes e admirar o pôr do sol. Água de coco e bicicletas para aluguel são algumas das opções por lá.
Endereço: Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 - Alto de Pinheiros
Horário de funcionamento: Diariamente, das 5h30 às 19h
Parque da Juventude
O Parque da Juventude mudou a paisagem da Zona Norte de São Paulo em 2003, ao substituir o Complexo Penitenciário Carandiru por uma área de lazer e entretenimento ao ar livre. Por lá, é possível encontrar uma ampla área verde, instalações para práticas de esporte, espaço canino e muito mais, incluindo a belíssima Biblioteca de São Paulo. No local, foram mantidos referenciais históricos da época do Carandiru.
Endereço: Av. Cruzeiro do Sul, 2.630 - Santana
Horário de funcionamento: Diariamente, das 6h às 22h
Atualizado em 1 Mar 2019.