O Butantã localiza-se na zona oeste de São Paulo, e para fins de locomoção, há muitos ônibus que passam por lá, além da estação de metrô Butantã, na Linha 4 – Amarela. A região, em seus primórdios, era uma fazenda de um português chamado Afonso Sardinha, que por não possuir herdeiros, teve as terras passadas de mãos em mãos até chegar numa companhia que era responsável pela urbanização das margens do Rio Pinheiros.
Atualmente, o distrito conta com diversos bairros, como o Caxingui, Jardim da Previdência, Jardim Bonfiglioli, Cidade Universitária, onde fica a Universidade de São Paulo e o conhecido Instituto Butantã, entre outros. Surpreendentemente, é o distrito da cidade que mais reúne museus.
Diante disso, o Guia da Semana reuniu as atrações mais interessantes da região. Confira 8 lugares incríveis para conhecer no Butantã:
SP Diversões
O SP Diversões reúne diversas atividades recreativas diferentes para entreter tanto os adultos quanto os pequenos. Fundado em 1995, o local oferecia apenas um kart, mas depois foi incrementado com videogames e boliche. Hoje, funciona como um parque de diversões indoor, com mesas de snooker profissional, novos simuladores de jogos e restaurante.
Endereço:
Rua Santa Rosa Júnior, 189
Vila Butantan
Com o avanço do distrito nos últimos anos, outros atrativos foram integrados à região, como a Vila Butantan. Trata-se de um complexo com food trucks, restaurantes, bares e lojas perto do Metrô Butantã na Linha Amarela. O local costuma reunir pessoas no happy hour, horário de almoço e finais de semana. Além dos estabelecimentos fixos, o espaço também proporciona atividades diferentes, como shows ao vivo e feiras de brechó.
Endereço:
R. Agostinho Cantu, 47
Foto: Reprodução/Facebook Vila Butantan
Festa do Boi no Morro do Querosene
A festa do bumba meu boi é típica das regiões Norte e Nordeste do Brasil, porém, também ocorre em outras regiões, como no Sudeste. Uma das mais famosas em São Paulo é a Festa no Morro do Querosene, que ocorre três vezes ao ano. São três comemorações: o nascimento do boi, o batizado e a morte. Na festa, as pessoas se vestem de personagens e animais das culturas folclóricas africana, indígena e europeia. A festa conta com comes e bebes típicos, como quentão, tapioca, pastel e cuscuz. A primeira celebração ocorre no sábado de aleluia, em abril, a segunda acontece em junho e a última, no final do ano. A entrada é gratuita.
Endereço:
Praça do Boi, no Morro do Querosene
Casa Sertanista
A Casa Sertanista, ou Casa Caxingui, é uma residência construída em meados do século XVII no atual bairro do Caxingui. A casa possui características das residência de bandeirantes do tempo colonial. No passado, ela foi sede de exposições de cultura indígena, porém, atualmente ela faz parte do Museu da Cidade de São Paulo, em que foi tombada e hoje serve como lembrança e monumento de arquitetura da época. E o melhor: a entrada é franca.
Endereço:
Praça Dr. Enio Barbato - Caxingui, São Paulo - SP
Visitação: de terça a domingo, das 9h às 17h
* Consulte a programação
Parque da Previdência
Localizado no bairro da Previdência, próximo a Rodovia Raposo Tavares, o parque é perfeito para as crianças, já que conta com um playground todo equipado e uma grande área para piquenique em família. Além disso, é possível se aventurar pela trilha do Jequitibá, que em seu percurso é possível ver a árvore que dá seu nome.
No passado, o Parque da Previdência possuía um reservatório e estação de tratamento de água, que até os anos 60 que abastecia o bairro. Depois desta data, foi fundado o primeiro Centro de Educação Ambiental da cidade, a fim de ensinar sobre a importância da preservação ambiental. Hoje, abriga o Museu de Meio Ambiente e sedia o Grupo de Escoteiros Raposo Tavares.
Endereço:
Rua Pedro Peccinini, 88 - Jardim Ademar
Instituto Butantan
O Instituto Butantan talvez seja a atração mais conhecida do bairro, sendo considerado um grande centro de pesquisa biológica de São Paulo, ligado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Além disso, o local conta com diversos museus diferentes especializados em cada tipo de animal.
Por lá, há o serpentário, que permite a observação de serpentes da fauna brasileira, assim como o reptário e o macacário, espaços voltados à pesquisa e conservação. Além disso, é possível visitar o Museu Histórico, em que Vital Brazil produziu suas primeiras pesquisas e desenvolveu soros.
O Museu Biológico integra o complexo e apresenta uma diversidade zoológica de serpentes, aranhas, escorpiões, lagartos, peixes e insetos. Já o Museu Microbiológico apresenta microscópios, bustos de cientistas renomados e modelos tridimensionais para crianças a fim de apresentar esta ciência de forma lúdica.
Endereço: Av. Vital Brasil, 1500 – Butantã
Cidade Universitária: Museus de ciência, arte e cinema
A Cidade Universitária é o bairro onde abriga a Universidade de São Paulo, uma das maiores da América Latina. Com mais de oito milhões de metros quadrados, o lugar abriga diversas unidades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade, além de centros culturais e museus. A USP é muita usada por ciclistas e moradores locais que gostam de uma caminhada pela vasta área verde. Se procura um pouco mais de história, cultura e ciência, este é um local perfeito.
O local ainda conta com vários museus, alguns ligados aos respectivos centros de ensino, como o Museu da Anatomia Veterinária, o Museu Oceanográfico, o Museu de Zoologia, o Museu de Geociências, o Museu de Arqueologia e Etnologia e o Museu da Polícia Civil, integrado ao complexo da academia de polícia. Também é importante ressaltar que o bairro possui salas de cinema gratuitas, o complexo CINUSP, que conta com exposições temáticas todos os meses – confira a programação.
Além destes, outro destaque é o Museu de Arte Contemporânea, instalado em um edifício criado nos anos 1950 pelo arquiteto Oscar Niemeyer, e que possui um acervo de 10 mil obras, entre pinturas, gravuras, tridimensionais, fotografias, arte conceitual, objetos e instalações. É considerado um centro de referência de arte moderna e contemporânea, brasileira e internacional.
Casa do Bandeirante
Semelhante à Casa Sertanista, esta residência também data do século XVII e XVIII e simboliza as casas típicas rurais paulistas. Em 1953, a Casa do Bandeirante foi restaurada e em 1955 foi sede de um museu com objetos da época das bandeiras, com acervo próprio recolhido de diversas regiões, como Minas Gerais, Vale do Paraíba e interior de São Paulo.
Endereço: Praça Monteiro Lobato – Butantã
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 17h (*consulte a programação)
Valor: entrada franca
E aí, qual desses lugares você vai conhecer primeiro?
Foto: Reprodução/Facebook Vila Butantan | Horus2017 / Shutterstock.com
Por Lidia Capitani
Atualizado em 29 Ago 2019.