A Linha 5-Lilás demorou para ficar pronta, mas finalmente inaugurou e conectou parte da zona sul da capital ao resto da cidade. Fazendo baldeação com as linhas Azul, na Santa Cruz, Verde, na Chácara Klabin, e Esmeralda da CPTM, na Santo Amaro, a linha realmente facilitou a vida de muita gente — assim como o acesso a alguns lugares especiais da cidade.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 6 espaços de cultural e lazer para você visitar usando a Linha 5-Lilás do metrô. Confira:
MAC | Estação AACD - Servidor
Projetado para ser o prédio do Detran por Oscar Niemeyer, o edifício que hoje abriga o MAC, Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, se constituiu como um dos principais polos artísticos da cidade por promover diversos eventos e exposições de arte contemporânea. Além do prédio em frente ao Parque do Ibirapuera, que fica a menos de 20 minutos de caminhada da estação AACD - Servidor, o museu possui um espaço na Cidade Universitária da USP.
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, 1301 - Vila Mariana
Funcionamento: Terça a domingo, das 10h às 21h
Entrada: Gratuita
Ibirapuera | Estações Moema e AACD - Servidor
O Parque do Ibirapuera é um dos principais cartões-postais da cidade, principalmente por conta de seu famoso Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32, símbolo da paulistana Revolução Constitucionalista de 1932. Mas o parque vai muito além - são impressionantes 1,5 milhão de metros quadrados para correr, caminhar e usar da maneira que mais lhe agradar. Para esticar o passeio, é possível visitar o Planetário, o Museu de Arte Moderna, a OCA ou o Museu Afro Brasil, que ficam ali. O espaço era consideravelmente distante da maioria das linhas de metrô, mas isso mudou com a chegada das estações Moema e AACD - Servidor da linha lilás, que ficam a cerca de 20 e 15 minutos do parque, a pé, respectivamente.
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral - Vila Mariana
Funcionamento: Diariamente, das 5h à 0h
Entrada: Gratuita
Casa Modernista | Estações Chácara Klabin e Santa Cruz
A Casa Modernista, no bairro da Vila Mariana, a sete minutos da estação Santa Cruz e 14 da Chácara Klabin, é considerada a primeira construção do Brasil a ser erguida seguindo os moldes da arquitetura moderna, em 1928. O espaço abrigava a antiga moradia do arquiteto russo Gregori Warchavchik - responsável pelo projeto inicial do empreendimento - e reabriu suas portas em 2000, após passar por uma vasta reforma. Hoje, o espaço integra uma das 11 casas do Museu da Cidade de São Paulo e recebe exposições e atividades.
Endereço: R. Santa Cruz, 325 - Vila Mariana
Funcionamento: Terça a domingo, das 9h às 17h
Entrada: Gratuita
Museu Lasar Segall | Estações Chácara Klabin e Santa Cruz
Instalado na antiga residência do artista Lasar Segall, também projetada pelo arquiteto Gregori Warchavchik, em 1932, o museu possui um acervo com cerca de três mil trabalhos do artista doados por seus filhos, além do acervo pessoal e fotográfico do próprio artista. Ao todo, a casa guarda quase seis mil itens do pintor, escritor e gravurista nascido na Lituânia. O espaço, que está a cerca de dez minutos de caminhada das estações Chácara Klabin e Santa Cruz, conta com café, biblioteca e atividades, como exibições gratuitas de ótimos filmes e oficinas.
Endereço: Rua Berta, 111 - Vila Mariana
Funcionamento: Quarta a segunda, das 11h às 19h
Entrada: Gratuita
Foto: Reprodução/Instagram @museu_lasar_segall
Parque das Bicicletas | Estações Moema e AACD - Servidor
Com mais de 44 mil metros quadrados, o Parque das Bicicletas é, como o nome sugere, um ótimo lugar para andar de bicicleta. Localizado a cerca de 10 minutos da estação Moema e 15 da estação AACD - Servidor, o parque é um lugar tranquilo e extremamente verde ideal para quem quer relaxar e ter momentos de lazer, com foco no ciclismo, patinete, skate ou mesmo para fazer academia ao ar livre.
Endereço: Alameda Iraé, 35 - Moema
Funcionamento: Diariamente, das 6h às 22h
Entrada: Gratuita
Cinemateca Brasileira | Estações AACD - Servidor e Chácara Klabin
A Cinemateca Brasileira é uma instituição responsável pela produção audiovisual do nosso país desde 1940. Em sua sede, se desenvolvem atividades que visam a difusão e a restauração de seu acervo, um dos maiores da América Latina. Além de produção audiovisual, o acervo conta com livros, revistas, roteiros originais, fotografias e cartazes. Também é possível conferir sessões de cinema por lá. O espaço fica a apenas 20 minutos de caminhada das estações AACD - Servidor e Chácara Klabin.
Endereço: Largo Sen. Raul Cardoso, 207 - Vila Clementino
Funcionamento: Segunda a quarta, das 8h às 18; quinta a domingo, das 8h às 21h
Entrada: Gratuita
Atualizado em 15 Mai 2019.