No dia 2 de dezembro é comemorado o Dia Nacional do Samba. Para celebrar a data, alguns points da cidade prepararam uma programação especial – além, é claro, dos locais que por si só são ótimas pedidas para os amantes do gênero musical.
O Guia da Semana selecionou um roteiro bem legal para passar o dia do samba da melhor forma: ouvindo e dançando samba. Tem atrações para todos os dias da semana - e até o fim do mês! Confira:
Programação especial da Prefeitura de São Paulo
O Dia Nacional do Samba ganha programação especial durante o mês de dezembro inteiro, com várias atividades e espetáculos em diversos pontos da cidade. A programação começa dia 1º de dezembro e conta com 65 atividades, incluindo shows, rodas de samba, palestras, seminários e sessões de cinema. A programação também inclui rodas de samba em 24 comunidades, entre os dias 1 e 15.
Dentre as atrações, destaque para o show da cantora Fabiana Cozza em homenagem a Dona Ivone Lara na Casa de Cultura da Freguesia do Ó, no dia 4, no Centro Cultural de Santo Amaro, no dia 6; e na Casa de Cultura do Butantã, no dia 8.
A Biblioteca Mário de Andrade recebe o seminário “Vozes do Samba” no dia 7, às 9h30, com duas mesas: “Cenário da salvaguarda do Samba em São Paulo – Políticas culturais em âmbitos municipal, estadual e federal” e “Samba Paulistano: Memória, tradição e Linguagem”.
Além disso, a partir do dia 2, o Spcine vai disponibilizar filmes em sua plataforma de streaming, SpcinePlay. São dois documentários: “Samba à Paulista” (2007), de Gustavo Mello, e “Lavapés: Ancestralidade e Permanência” (2017), do grupo de pesquisa de Performatividades e Pedagogias da Unesp.
Seu Justino
O Seu Justino, conhecido por seu agito com muitas atrações musicais, é uma ótima pedida para comemorar o Dia do Samba. O bar tem ambiente que se assemelha a uma vila e o cardápio é típico de um boteco brasileiro, com opções como coxinha, bolinho de carne seca e caipirinhas de diferentes sabores. Os lounges na entrada recebem as bandas e DJs para atrações ao vivo com os estilos musicais mais variados, entre eles samba, pagode, sertanejo e pop rock. Ao fundo, o quintal se assemelha a um jardim arborizado e rústico. A marca possui duas unidades, a tradicional da Vila Madalena e a recém-inaugurada do Tatuapé.
• Unidade Vila Madalena:
Onde: Rua Harmonia, 77 – Vila Madalena
Horários de funcionamento: de terça a sexta-feira, das 18h até o último cliente | sábado, das 14h até o último cliente | domingo, das 12h até o último cliente
• Unidade Tatuapé:
Onde: Rua Azevedo Soares, 940 - Tatuapé
Horários de funcionamento: de terça a sexta-feira, das 18h até o último cliente | sábado, das 14h até o último cliente | domingo, das 12h até o último cliente
Bar Pau Brasil
Com 14 anos de existência, o Bar Pau Brasil consolidou-se como um local de resistência do samba antigo. O espaço é amplo, conta com dois andares e é marcado com homenagens aos sambistas que passaram por lá. Ah, as rodas de samba são abertas ao público.
Onde: Rua Fidalga, 23
Quando: terça e quarta, das 21h às 2h; quinta e domingo, das 21h às 3h; sexta e sábado, das 21h às 4h
Bar Samba
Desde 2004, o Bar Samba faz a alegria dos fãs de samba no bairro da Vila Madalena. Aberto de quarta a domingo, o bar apresenta programação com música ao vivo, roda de samba e feijoada aos sábados.
Quando: Quarta, das 19h às 01h; Quinta, das 19h às 2h; Sexta, das 21h às 3h; Sábado, das 13h às 19h e das 21h às 03h.
Onde: R. Fradique Coutinho, 1007
Boteco de Todos os Santos
Fundado em 2013, o Bar de Todos os Santos é um dos endereços mais famosos de bares de samba em São Paulo. Localizado na Vila Madalena, o bar faz parte da vida boêmia do bairro. De terça a domingo, o bar oferece uma programação com música ao vivo, caipirinhas diversas e petiscos para acompanhar.
Onde: Rua Aspicuelta, 585 - Vila Madalena
Quando: terça, das 18h à 1h; quarta, das 18h às 3h; quinta e sexta, das 18h às 4h; sábado, das 13h às 4h; domingo, das 13h à 1h
Samba da Treze
Há mais de 10 anos ocorre a roda de samba no bairro do Bixiga, ali na Rua Treze de Maio. É o grupo Madeira de Lei que comanda a festa todas às sextas-feiras, de forma gratuita. Moradores e curiosos se reúnem para dançar e se divertir ao som de um bom samba de nomes como Clara Nunes, Cartola, Paulinho da Viola e mais!
Quando: Sexta, das 20h às 0h
Onde: Rua Treze de Maio, 507, Bixiga
Quanto: gratuito
E aí, onde você vai comemorar?
Atualizado em 2 Dez 2019.