Quer sair com a sua mãe, leva-la a um lugar legal, mas está cansado de sempre ir aos mesmos lugares? Então, que tal leva-la para explorar um pouco a cidade de São Paulo? A capital paulista tem passeios ótimos para todos os tipos de filho em companhia de todos os tipos de mãe.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 10 passeios em São Paulo perfeitos para fazer com a sua mãe. Tem vinho, arte, tecnologia, antiguidades e até praia! Confira:
Farol Santander
Um dos centros culturais mais recentes de São Paulo é o lugar ideal para levar sua mãe e a deixar experimentar um pouquinho de arte, um bom café e uma bela vista. Na verdade, é até provável que ela já tenha visitado o antigo Banespão antes que ele fechasse para restauração, mas, em janeiro de 2018, o espaço renasceu com o objetivo de atrair pessoas para o centro da capital e conta com diversas atrações distribuídas por 18 dos 35 andares do edifício. Dentre as novidades, estão uma pista de skate, um café, espaços para exposições e – claro - o famoso mirante com vista para a nossa bela cidade!
Pinacoteca
Considerado o museu de arte mais antigo de São Paulo, a Pinacoteca do Estado foi fundada em 1905, com apenas 26 obras. Hoje o acervo conta com cerca de nove mil peças que retratam a produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade. Enquanto o segundo andar abriga o acervo fixo do museu, o espaço do primeiro andar do prédio é reservado para exposições temporárias, que ocorrem periodicamente. Se sua mãe tem uma veia artística, aproveite para leva-la durante este semestre, pois uma elogiada exposição de Hilma Klint, hoje considerada uma pioneira em arte abstrata que acabou sendo ofuscada pelo seu colega homem, Kandinsky, está em cartaz.
Japan House
Se sua mãe vem de uma família japonesa, ou mesmo se ela é só uma pessoa curiosa que se interessa por temas variados que vão desde arte e tecnologia à cultura e gastronomia asiática, vale a pena leva-la para conhecer a Japan House. Inaugurado em maio de 2017, o espaço idealizado pela comunidade japonesa tem como objetivo introduzir o Japão contemporâneo ao brasileiro através de sua arte, tecnologia, e gastronomia, mas sem esquecer a história e as raízes do país. Os três andares do prédio contam com galerias para exposições, cafeteria, restaurante, jardim, e uma biblioteca com cerca de duas mil obras.
Paulista Aberta
Se você ainda não levou sua mãe para visitar um dos principais cartões postais da cidade em um domingo ou feriado, já passou da hora de fazê-lo. Nesses dias, a Avenida Paulista se transforma em uma verdadeira praia urbana. Sem a passagem de carros e ônibus no local, os pedestres podem explorar a via, com seus 2,7 km, a pé. São diversos tipos de programas para fazer por lá: além de curtir os parques, praças, restaurantes e passear nas diversas lojas, é possível andar de bicicleta, skate, praticar esportes ao ar livre e até mesmo levar cadeiras de plástico para curtir um dia tranquilo! Geralmente rola até show ao vivo, organizado no vão do Centro Cultural Fiesp, por exemplo.
Feira da Benedito Calixto
Se sua mãe é uma colecionadora e apreciadora de antiguidades, a dica é visitar a Praça Benedito Calixto, que aos sábados recebe uma das feirinhas mais famosas da cidade. Por lá, é possível encontrar de tudo: móveis vintage, artigos históricos, roupas, bijuterias, artefatos indianos, discos raros e até mesmo peças de brechós. A infinidade de possibilidades e descobertas combina exatamente com a proposta da feirinha: um encontro entre costumes, estilos e culturas. No final da tarde, é possível ouvir música ao vivo, além de apreciar foodtrucks.
Teatro Municipal
Que tal surpreender sua mãe com uma noite espetacular? Inaugurado em 12 de setembro de 1911, oito anos depois do início das obras, o Teatro Municipal se tornou patrimônio histórico do Estado em 1982 e da cidade em 1991. Influenciada pela Ópera de Paris, a luxuosa construção finalmente colocou São Paulo no roteiro internacional de espetáculos mundial. O espaço recebe ainda hoje diversos espetáculos, como ópera, balé, orquestras e peças de teatro – muitos deles gratuitos ou a preços acessíveis. Confira a programação no site e escolha a noite ideal para levar sua mãe!
CineSala
Se sua mãe é uma cinéfila incorrigível, vale a pena leva-la para conhecer o cinema mais diferentão da cidade. Certamente o cinema mais confortável da cidade, o CineSala tem sofás onde você pode se deitar para ver o filme e está sempre à procura de uma combinação de títulos que sejam populares e, ao mesmo tempo, produções do circuito alternativo. Além disso, promove não apenas a disseminação do cinema, mas o encontro e interação das pessoas em torno da arte e cultura na simpática Rua Fradique Coutinho.
Fotos: Reprodução/Site Oficial
Bardega
Se a sua mãe entende tudo de vinhos ou se ela só gosta de beber mesmo, por que não leva-la para uma noite em um wine-bar? O Bardega é uma das casas de vinhos mais famosas da cidade e tem o objetivo de inserir o cliente em uma adega com boa variedade. Além de apreciar a carta de vinhos com 110 itens selecionados por Arthur Azevedo, diretor da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS), o cliente ainda pode degustar diversos rótulos em pequenas quantidades sem gastar muito - o estabelecimento possui 12 máquinas Enomatic, nas quais há oito vinhos disponíveis para bebericar em doses de 30 ml, 60 ml ou 120 ml.
Foto: Reprodução/Istagram
Mirante 9 de Julho
Sua mãe é uma mulher urbana que aprecia um bom café, um ambiente descontraído e uma bela vista da cidade? Se sim, vale a pena leva-la para visitar o Mirante 9 de Julho. Mais que um monumento histórico que foi recuperado e ressignificado, o mirante é também espaço cultural, cafeteria e restaurante com uma bela vista para a Avenida 9 de Julho, um ponto de encontro para turistas, moradores, trabalhadores e curiosos da região mais efervescente da cidade.
Represa de Guarapiranga
Sua mãe não é nada urbana e preferiria passar o dia em qualquer lugar que não olhando a 9 de Julho? Não é preciso leva-la muito longe para entrar em contato com a natureza. Na Represa de Guarapiranga é possível exercitar diversas atividades de lazer aquático e até passeios de lancha! Além disso, a região guarda nada menos que 18 praias em sua orla, todas públicas e próprias para banho.
Atualizado em 6 Abr 2018.