No final de semana, o que mais queremos é descansar e sair da rotina, certo? Felizmente, São Paulo possui opções incríveis de passeios que nunca se esgotam, seja uma caminhada, uma visita a um museu ou até mesmo uma festa. E melhor de tudo é que a cidade, além estar sempre viva com passeios diferentes a todo o momento, oferece opções gratuitas para aproveitar tudo isso sem gastar nada – ou bem pouco.
Procurando o que fazer de graça em São Paulo? O Guia da Semana selecionou 13 passeios gratuitos para você fazer aos sábados na cidade. São diversas opções e alguma vai ser perfeita para você. Confira:
Feira da Benedito Calixto
Todo sábado ocorre na Praça Benedito Calixto, em Pinheiros, uma feira de antiguidades. Por lá, você pode garimpar peças de roupas, acessórios, móveis, discos de vinil, enfeites e muitas outras peças antigas. Além disso, a região também reúne diversas galerias de roupas, acessórios e outros objetos que abrem de sábado e estão sempre cheias. É um belo passeio num sábado de sol!
Quando: sábados, das 8h às 19h.
Onde: Praça Benedito Calixto - Pinheiros
Passeio pelo Minhocão
O Minhocão, ou Elevado Costa e Silva, é uma via muito importante de São Paulo. O melhor dela é que aos finais de semana, o acesso é restrito aos carros, virando uma grande calçada – é possível fazer uma caminhada, andar de bicicleta, tomar um sol e também aproveitar as feiras e eventos que rolam ali aos sábados e domingos. Localizado no centro de São Paulo, o Minhocão possui fácil acesso e pode ser uma boa opção gratuita para seus sábados.
Pinacoteca
A Pinacoteca é um marco de São Paulo, sendo um dos museus mais antigos da cidade, fundado em 1905, no bairro da Luz. O acervo principal conta com 9 mil peças que retratam a produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade. Além do acervo fixo, o museu também abriga exposições temporárias no seu primeiro andar e também no espaço Pina_Estação, que fica perto do museu. A entrada aos sábados é gratuita e acompanha um audioguia também de graça. Não perca!
Quando: de quarta a segunda, das 10h às 18h
Onde: Praça da Luz, 2 - Luz
Museu de Arte Moderna
O Museu de Arte Moderna, também conhecido como MAM, localiza-se no Parque Ibirapuera e apresenta um acervo de arte imperdível. São cerca de cinco mil obras com pinturas de artistas como Anita Malfatti, Di Cavalcanti e Pablo Picasso. O prédio ainda possui galerias, ateliês, biblioteca, auditório e até uma loja, onde é possível adquirir réplicas das peças do local. A entrada aos sábados é gratuita!
Quando: de terça a domingo, das 10h às 18h
Onde: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n° - Parque Ibirapuera
Feira da Liberdade
Todos os finais de semana, o bairro da Liberdade recebe a feira de rua com itens da culinária e artesanato japonês. Aproveite a visita para comer um yakissoba ou tempurá, enquanto observa os objetos da feira. O bairro nipônico por si só já é um passeio turístico por suas diversas lojas de cosméticos, comida japonesa e objetos variados.
Quando: sábados e domingos, das 9h às 17h.
Onde: Av. da Liberdade, 365 - Sé
Feira da Praça da República
Aos sábados e domingos, a Praça da República recebe a sua tradicional feira de artesanato e gastronomia. São Itens de decoração, artistas de rua e comidas brasileiras e típicas de outros países que atraem os visitantes à feirinha. Prepare-se para aproveitar um bom acarajé ou mesmo uma empanada chilena.
Quando: sábados e domingos, das 9h às 17h
Onde: Praça da República - República
Museu Afro Brasil
Localizado dentro do Parque Ibirapuera, o Museu Afro Brasil também é uma boa opção de passeio gratuito aos sábados, já que a entrada é gratuita no dia. O local tem como proposta divulgar, preservar e documentar a história e cultura negra no Brasil, passando por seus aspectos históricos, artísticos e etnológicos. Apresenta obras e manifestações artísticas de vários ramos, fotografia, cinema, música, dança e teatro, além de fornecer cursos, palestras e workshops.
Quando: de terça a domingo, das 10h às 17h
Onde: Av. Pedro Álvares Cabral, Portão 10, s/n - Parque Ibirapuera
Museu da Imigração
O Museu da Imigração retrata um Brasil diferente, mas muito presente nos nossos dias. Fala sobre as ondas de imigrações que recebemos ao longo de nossa história, e os entrelaçamentos destas pessoas. Seu intuito é mostrar as lembranças e momentos destes imigrantes que vieram de terras distantes, suas condições de viagem, adaptação aos novos trabalhos e seu papel para a formação da identidade paulista. A entrada aos sábados é gratuita, por isso, não deixe de conferir!
Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 9h às 17h; domingo, das 10h às 17h
Onde: Rua Visconde de Parnaíba, 1316 - Mooca
Museu da Casa Brasileira
O museu dedica-se a mostrar a história da moradia brasileira através da arquitetura e design de móveis e interiores. Possui um interessante acervo fixo, mas também abriga exposições temporárias temáticas. Além disso, também possui um jardim belíssimo para descansar e apreciar o ar puro em plena Avenida Faria Lima. Também possui entrada gratuita aos sábados, e pode ser uma opção diferente de exposição.
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 18h
Onde: Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705 - Jardim Paulistano
Nossacasa Confraria das Ideias
Se busca um pouco mais de diversão e descontração aos sábados, mas ainda sem gastar muito, a Nossacasa é seu lugar. O local é balada, editora independente, ateliê e centro cultural. Com ar descolado e jovem, o espaço cultural promove festas com música brasileira, saraus e até exibições de filmes, quase tudo gratuito. Fique atento à programação para não perder nada.
Onde: Rua Belmiro Braga, 202
Museu de Arte Sacra
O Museu de Arte Sacra é uma opção diferente e interessante para se visitar aos sábados. Com entrada gratuita no dia, o visitante pode conferir o acervo de artigos e objetos religiosos ou de valor histórico às igrejas do país. Seu acervo começou a ser reunido pelo primeiro arcebispo de São Paulo, Dom Duarte Leopoldo e Silva, em 1907 – ele recolhia os objetos sagrados de igrejas e capelas que eram demolidas após a Proclamação da República.
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 17h
Onde: Av. Tiradentes, 676 - Luz
Sesc
Uma boa alternativa para um sábado repleto de cultura é checar a programação do Sesc mais próximo. As diversas unidades dos Sesc sempre promovem eventos gratuitos ou muito baratos para os paulistanos aproveitarem o melhor da cultura. Confira a programação e encontre a opção perfeita para seu sábado!
Mirante 9 de julho
Após a revitalização do Mirante 9 de Julho, o local tornou-se centro cultural e artístico em São Paulo. Hoje, é um espaço cultural de festas e eventos, restaurante e cafeteria, que atrai os trabalhadores, visitantes e moradores da região. Aos sábados, o local costuma promover festas ao ar livre e gratuitas com dj’s convidados.
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 22h
Onde: Rua Carlos Comenale, s/n – Bela Vista
E aí, já programou seu próximo sábado?
Por Lidia Capitani
Atualizado em 30 Nov 2019.