Curtir o final de semana em São Paulo nem sempre é uma das tarefas mais fáceis, afinal, a cidade tem tanta coisa para fazer que no final que escolher o passeio ideal às vezes se torna uma tarefa bem difícil. Em meio a passeios baratinhos, descolados e culturais, existem aqueles lugares que os paulistanos amam visitar nos dias de folga.
Como uma espécie de roteiro obrigatório para fazer uma vez em São Paulo, ir nesses lugares se tornou uma espécie de ritual dos paulistanos. Pensando nisso, o Guia da Semana fez um roteiro com 10 passeios perfeitos para fazer no final de semana na capital:
EXPLORAR O PARQUE IBIRAPUERA
O Parque do Ibirapuera é uma das áreas verdes mais visitadas da cidade. Parte do seu sucesso se dá pelo seu tamanho e a quantidade de atrações que ele abriga: são mais de 390 acres formados por jardins coloridos, construções históricas, museus, auditórios e monumentos que lhe renderam o título de Patrimônio Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo. Por isso, é possível passar o dia todo passeando pelo parque.
PASSEAR PELA AVENIDA PAULISTA
Você sabia que a Avenida Paulista fica aberta aos pedestres (e fechada para os carros) durante o domingo, mais precisamente das 9h às 17h (até às 18h no horário de verão)? Isso significa que é possível curtir uma verdadeira praia urbana na cidade, com direito a caminhar em meio a uma das avenidas mais movimentadas de São Paulo. Sem falar nos diversos centros culturais e atrações que a icônica Avenida abriga!
VISITAR O BAIRRO DA LIBERDADE
O Bairro da Liberdade é um dos melhores lugares para comprar, comer, passear e conhecer uma cultura diferente em São Paulo. A grande atração de lá é a a Feira de Arte, Artesanato e Cultura da Liberdade, ou a Feirinha da Liberdade, como é conhecida. Ela é realizada aos finais de semana e conta com barraquinhas de diversos estilos, variando desde comidas deliciosas a itens de decoração.
FAZER TRILHAS NO PARQUE DO JARAGUÁ
O Parque Estadual do Jaraguá fica localizado na região noroeste de São Paulo e abriga um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica dentro da capital. O local é conhecido principalmente pelo Pico do Jaraguá, que com seus 1.350 metros de altitude é considerado um dos pontos mais altos da cidade. A vista panorâmica de São Paulo, junto com trilhas, passeios e diversas atividades em meio à natureza, fazem do lugar um incrível destino de ecoturismo sem precisar sair da capital.
ANDAR PELA VILA MADALENA
Se a Vila Madalena precisasse ser definida em apenas uma palavra, sem dúvidas seria “pluralidade”! Reduto de bares, centros culturais, restaurantes, botecos e muito mais, o local é sempre uma boa escolha para curtir uma tarde de sol ou uma noite fria. Com tantas opções de lugares, é quase impossível escolher um para ir.
PRAÇA PÔR DO SOL
A Praça Pôr do Sol é conhecida por sua vista fantástica na Zona Oeste da cidade e é um dos roteiros preferidos dos paulistanos. É comum que pessoas que conheçam a capital tão bem adquiram novos pontos de vista de um mesmo local, visto com uma outra perspectiva, de um ângulo que ainda não conhecia. No fim da tarde, jovens e famílias levam cangas e cadeiras de praia para ficar no gramado e admirar o pôr do sol.
VISITAR O FAROL SANTANDER
O Antigo Banespão deu lugar ao Farol Santander, espaço multicultural que atrair as pessoas para o centro da cidade e conta com diversas atrações distribuídas por 18 dos 35 andares do edifício, que, por um longo período, foi a maior estrutura de concreto armado da América do Sul e, há 70 anos, é um ícone da capital paulista. Dentre as atrações, destaque para a pista de skate, os espaços para exposições e – claro – o famoso mirante!
COMER UM LANCHE NO MERCADÃO
Símbolo histórico da cidade de São Paulo, o Mercado Municipal - popularmente conhecido como Mercadão - é repleto de opções de comércio e lazer. Com uma enorme variedade de produtos, desde frutas, especiarias até refeições, o local conta com quase 300 estandes e se tornou, ao longo dos anos, um característico espaço gastronômico paulistano.
EXPLORAR A VILA BUTANTAN
A Vila Butantan é um espaço a céu aberto em São Paulo que aposta em lojinhas, restaurantes, bares diversos em um ambiente descontraído. Localizado no bairro do Butantã, zona oeste da cidade, o empreendimento é formado por contêineres marítimos reciclados, dispostos de uma maneira moderna e convidativa para que o público se divirta em uma área sustentável.
CONHECER O LARGO DA BATATA
Que Pinheiros é um dos bairros queridinhos de São Paulo não existe menor dúvida: é lá que encontramos os bares mais badalados, museus incríveis e restaurantes bem charmosos. A região do Largo da Batata, mais especificamente, costuma ser a parte preferida de quem visita o bairro e parte desse carinho se dá pela quantidade de atrativos diferentes que o visitante encontra ao percorrer seu entorno.
Atualizado em 17 Dez 2018.