São Paulo é uma cidade gigante, e muitas vezes é preciso utilizar carro ou transporte público para desbravar certos lugares. Mas sabia que existem regiões que concentram passeios incríveis para ser realizados a pé? Tudo bem que, dependendo de onde você estiver, será preciso chegar até ali de carro, metrô ou ônibus, mas depois disso é só amarrar o cadarço e partir para a caminhada.
O Guia da Semana separou 5 passeios em São Paulo que ficam ainda mais incríveis se forem feitos a pé. Confira:
Avenida Paulista
A avenida mais famosa da cidade já coleciona muita história em seus quase 130 anos de vida. Hoje, o logradouro é polo comercial e cultural da cidade, e recebe mais de 1,5 milhão de pessoas por dia. Uma caminhada ao longo dos três quilômetros de avenida nunca é igual à outra. Por lá, você encontra o MASP, museu mais importante do Hemisfério Sul, cafés, bares, restaurantes, diversos centros culturais, cinemas, parques, shoppings e livrarias. Confira este roteiro com lugares que você precisa conhecer quando passar por lá.
Liberdade
Um passeio pela Liberdade é uma viagem a outro país. O bairro é perfeito para os amantes de cultura japonesa e chinesa. Além de lojas de artigos variados, o visitante pode experimentar diversos pratos típicos, se divertir nos tão característicos karaokês e até participar das típicas festas de Ano Novo Chinês. A dica é explorar a Galvão Bueno, uma rua cheia de tudo aquilo que faz da Liberdade um bairro tão famoso. Aos finais de semana, vale a pena passar um tempo na Praça da Liberdade, na saída do metrô, e aproveitar a famosa Feirinha da Liberdade, com comidas e diversos artigos típicos. Veja aqui alguns lugares obrigatórios para visitar por lá.
Pinheiros e Vila Madalena
Andar pela região da Vila Madalena e Pinheiros é uma experiência única: você pode caminhar sem rumo e certamente encontrará algo interessante por todos os cantos. Em meio às ruas tortas, apertadas e cheias de árvores, você pode se deparar com obras de arte como o Beco do Batman, que guarda grafites de diversos artistas; bares dos mais variados tipos, baladas, livrarias, espaços para feiras, como o Armazém da Cidade; brechós e lojas de roupas alternativas; o Instituto Tomie Ohtake; a nova Casa Natura Musical e ainda terminar o dia com um jantar na Rua dos Pinheiros, uma das mais famosas ruas gastronômicas da cidade! Confira este roteiro com dicas de lugares para conhecer por lá.
Centro
Passear pelo centro de São Paulo é como voltar no tempo. É difícil não amar Pinheiros ou a região da Paulista, mas engana-se quem pensa que o centro não é uma boa alternativa – aliás, ele está cada vez melhor! Além de clássicos, como a Catedral da Sé, o Mosteiro de São Bento, o Mercado Municipal e a 25 de Março, o centro conta cada vez mais com espaços ressignificados, como o Palacete Tereza, que agora abriga a Casa de Francisca, e o Farol Santander, antigo Prédio do Banespa, além de novidades como o Sesc 24 de Maio. Confira em nossos roteiros as melhores opções de passeios clássicos e as novidades.
Jardins
A região dos Jardins dificilmente é associada a um lugar legal para se passear a pé, talvez seja pela distância do metrô, talvez pela raridade de edifícios comerciais em meio a tantos residenciais. Mas engana-se quem acha que não vale a pena caminhar por ali. A dica é começar pelo famoso Museu da Imagem e do Som, depois siga para o Museu Brasileiro da Escultura, o MuBE, logo ao lado. Em frente você também encontra a Fundação Ema Klabin, uma casa-museu que abriga um importante acervo de mais de 1500 obras. Não deixe de visitar as tantas galerias de arte, como a Zipper. Depois, siga para a Oscar Freire, uma das ruas mais famosas da cidade, que guarda uma grande quantidade de lojas e pode ser o lugar ideal para umas compras – não deixe de passar na Ben & Jerry’s e tomar um delicioso sorvete. Aproveite para terminar o dia em alguns dos famosos restaurantes, como o Z Deli, o Paris 6 ou a Lanchonete da Cidade.
Atualizado em 4 Mai 2018.