Quando nos programamos para sair de carro, sempre é preciso pensar em diversos fatores como estacionamento, gasolina, o fato de não poder beber e dirigir, o valor cobrado nos pedágios (se for sair da cidade) e por aí vai. Por isso, uma boa alternativa para sair de casa sem preocupações é optar pelo transporte público.
Durante o final de semana, os trens, ônibus e metrôs estão mais vazios e costumam ser uma ótima opção para quem quer economizar e chegar mais rápido no destino. Ainda, existem expressos turísticos que são feitos exclusivamente para passeios turísticos e oferecem uma experiência diferente de tudo.
Seja para conhecer lugares próximos à capital ou até mesmo explorar o melhor que a nossa cidade tem a oferecer, o Guia da Semana listou 9 passeios diferentes que você vai querer fazer de transporte público. Confira:
Paranapiacaba
A cidade turística de Paranapiacaba fica no distrito de Santo André e visitá-la é como voltar no tempo dos barões de café, onde as cidades eram rústicas e pequenas. A região abrigou, em 1867, imigrantes ingleses que vieram ao país para construir a ferrovia paulista. Por conta disso, Paranapiacaba possui uma arquitetura diferenciada, com edificações construídas pelos britânicos e mantidas até hoje. Além disso, trilhas, cachoeiras e bastante contato com a natureza completam as atrações do lugar.
Como chegar: O Expresso Turístico, viagem especial que acontece aos fins de semana, leva passageiros até a vila, saindo da estação Luz ou Santo André.
+Confira mais passeios de trem saindo de São Paulo
Mogi das Cruzes
A cidade de Mogi das Cruzes fica a 50 km de São Paulo e possui algumas boas opções de passeios para quem quer sair da rotina. Uma das atividades mais legais para quem gosta de trilhas e belas paisagens é a visita ao Pico do Urubu. Bem próximo à estação de trem, o local apresenta uma trilha curta e fácil que leva ao topo de uma montanha. O local é praticamente um centro de esportes radicais, tendo atividades para corredores, ciclistas, trekkers ou apenas admiradores de paisagens.
Como chegar: Os trens da CPTM (Linha 11-Coral) levam até Mogi das Cruzes. Também existe a opção de pegar o Expresso Turístico, viagem especial que acontece aos fins de semana, saindo da estação Luz.
Jundiaí
Jundiaí fica a 60 km de São Paulo e é uma opção de passeio para quem curte história e natureza. O Jardim Botânico é um passeio que agrada a crianças e adultos — principalmente quem quer relaxar e descansar. Já o museu da Companhia Paulista conta um pouco a história de São Paulo na época da criação da linha ferroviária, bem como modelos antigos de locomotivas e histórias de funcionários.
Como chegar: Os trens da CPTM (Linha 7-Rubi) levam até Jundiaí. Também existe a opção de pegar o Expresso Turístico, viagem especial que acontece aos fins de semana, saindo da estação Luz.
Parque Ecológico do Tietê
Considerado um dos lugares verdes mais completos da capital, o Parque Ecológico do Tietê possui diversas opções de atividades e áreas verdes. Para quem ama natureza, o passeio é um prato cheio, além de ser um excelente lugar para reunir os amigos e fazer um piquenique. Por lá é possível reservar uma das diversas churrasqueiras do local ou até mesmo utilizar os quiosques cobertos. Não é permitida a entrada de animais domésticos. Para a diversão, é possível alugar bicicletas e pedalinhos por um valor acessível.
Como chegar: A melhor opção é a CPTM: após descer na estação Engenheiro Goulart (Linha 12-Safira), deve-se seguir caminhando a pé, por cerca de 5 minutos.
Horto Florestal
O Horto Florestal ou Parque Estadual Alberto Löfgren costuma ser uma das áreas verdes da cidade mais tranquilas para um passeio durante o final de semana, já que conta com trilhas, muito verde e espaço para fazer exercícios. O local abriga uma grande área de lazer da zona norte e uma parte preservada da Mata Atlântica, com rica diversidade de fauna e flora. Além disso, é possível visitar o Instituto Florestal que conta com grande acervo de tipos de madeiras e abre de terça a sexta.
Como chegar: A estação de metrô com mais opções de ônibus é a Santana (Linha 1-Azul). De lá, existem algumas opções de ônibus, como o Vila Rosa (1018-10) ou Vila Marieta (178710).
Parque Estadual da Cantareira
Para quem deseja fugir dos parques lotados e ter a sensação de que está fora da cidade, uma excelente opção de passeio é o Parque Estadual da Cantareira. É surpreendente que haja uma floresta de Mata Atlântica tão grande a apenas 10 km do centro de São Paulo! Por lá são trilhas, mirantes, muito verde e contato com a natureza. Um dos pontos mais visitados do lugar é a Pedra Grande, incrível mirante de 6.780 metros, de onde se pode ter uma visão panorâmica da cidade!
Como chegar: Para chegar de transporte público até o parque, o caminho é o mesmo do Horto, já que estão localizados um do lado do outro.
Jardim Botânico
O Jardim Botânico, na zona sul de São Paulo, é daqueles lugares que deveria ser obrigatório para todo paulistano. O contato com a natureza e paz e sossego são os atrativos do local — e nem parece que estamos na cidade. O Jardim Botânico conta com muitas atrações, entre elas: o Museu Botânico, jardins dos mais diversos tipos, locais para fazer piquenique e caminhar.
Como chegar: Para chegar até lá de transporte público, basta pegar a Linha Azul e descer na última estação: Jabaquara. De lá você pode pegar ônibus como o Jd. São Savério (475R-10).
Templo Zu Lai
O Templo Zu Lai é muito famoso entre os moradores da região metropolitana de São Paulo, já que fica localizado em Cotia, a apenas 35 km da capital. Seus jardins são cercados por estátuas e esculturas que deixam qualquer um encantado. Além disso, árvores e fontes complementam o clima zen do lugar. Para quem se interessar em saber mais sobre a religião, é possível participar de cursos como yoga e meditação. O local conta também com um restaurante e cafeteria e lojinha com artigos budistas.
Como chegar: A melhor forma é ir até a estação Butantã (Linha 4-Amarela) e de lá pegar qualquer ônibus intermunicipal com destino à Cotia e descer no quilômetro 29 da Rodovia Raposo Tavares. De lá, uma caminhada de cerca de 20 minutos leva ao templo.
Embu das Artes
A apenas 27 km de São Paulo está a charmosa Embu das Artes. O principal ponto turístico da cidade, que atrai turistas de todas as partes, é a Feirinha de Artesanato. É o programa perfeito para quem está buscando objetos de decoração ou artigos para dar uma repaginada na casa — é possível encontrar desde bijuterias a móveis e peças de cerâmica. Vale a pena dar uma passeada e ver a grande variedade de produtos.
Como chegar: algumas linhas de ônibus saem de São Paulo com destino a Embu das Artes. A 033 sai das Clínicas (Linha 2-Verde), enquanto a 056 sai da Campo Limpo (Linha 5-Lilás) e a 002 sai da Capão Redondo (Linha 5-Lilás)
Atualizado em 19 Mar 2019.