São Paulo é uma cidade enorme - felizmente, as linhas de trem e metrô alcançam grande parte dos melhores pontos turísticos e passeios da capital. Que tal pegar a linha azul até o mercado mais famoso da cidade ou explorar um pedacinho paulistano da Ásia? Ou quem sabe subir em um trem da linha vermelha e conhecer dois dos estádios mais famosos de São Paulo?
Para te ajudar a embarcar em uma aventura sobre trilhos, Guia da Semana listou 30 passeios incríveis para fazer de trem e metrô. Confira!
Foto: Joao Vedovello/Shutterstock
Memorial da Resistência | Estações Julio Prestes e Luz| Linha 8-Diamante da CPTM e Linhas 1-Azul e 4-Amarela do Metrô e 7-Rubi e 11-Coral da CPTM
O edifício que hoje abriga o Memorial da Resistência e a Estação Pinacoteca foi inaugurado em 1914. O Memorial em si foi inaugurado em 2009 e se dedica à preservação das memórias da resistência e da repressão política do Brasil republicano – desde a Ditadura até atualmente -, e faz parte da Coalização Internacional de Sítios de Consciência, rede mundial que reúne instituições em lugares históricos dedicados à preservação das memórias de luta pela justiça com o objetivo de promover reflexão sobre o seu legado.
Foto: ADVTP/Shutterstock
Parque do Ibirapuera | Estação Moema | Linha 5-Lilás do Metrô
A estação Moema da Linha 5-Lilás nos deixa a cerca de vinte minutos de caminhada de um dos mais famosos cartões postais da São Paulo, o Parque do Ibirapuera. São impressionantes 1,5 milhão de metros quadrados para correr, caminhar e usar da maneira que mais lhe agradar. Para esticar o passeio, é possível visitar o Planetário ou o Museu de Arte Moderna que ficam ali, por exemplo
Foto: casa.da.photo/Shutterstock
Catedral da Sé | Estação Sé | Linha-3 Vermelha do Metrô
A Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Assunção e São Paulo, também conhecida como Catedral da Sé, é o principal templo católico da cidade de São Paulo. Inaugurada em 1967, a igreja é hoje um dos mais famosos pontos turísticos da capital.
Foto: Karla Vidal/Shutterstock
CineSala | Estação Fradique Coutinho | Linha 4-Amarela do Metrô
Certamente o cinema mais confortável da cidade, o CineSala busca a diversidade de filmes e públicos, procurando uma combinação de títulos que sejam populares e, ao mesmo tempo, produções do circuito alternativo. Além disso, promove não apenas a disseminação do cinema, mas o encontro e interação das pessoas em torno da arte e cultura na simpática Rua Fradique Coutinho.
Foto: Alf Ribeiro/Shutterstock
Petra Belas Artes | Estação Paulista | Linha 4-Amarela do Metrô
Tradicional reduto cinéfilo de São Paulo, localizado entre a Consolação e a Avenida Paulista, o Petra Belas Artes também é conhecido por ter uma programação diferente, com bastante ênfase no cinema do circuito alternativo. A casa também é conhecida por seus noitões, que trazem clássicos e filmes cults para as telonas durante a madrugada.
Foto: wtondossantos/Shutterstock
Instituto Tomie Ohtake | Estação Faria Lima | Linha 4-Amarela do Metrô
Inaugurado em 2001 pelo filho de Tomie Ohtake, o prédio de traços futuristas foi primeiro pensado para expor apenas obras da artista, mas com o tempo acabou se tornando um importante centro cultural da cidade que, além de sediar exposições, possui livraria e oferece cursos relacionados às artes.
Foto: Alf Ribeiro/Shutterstock
Museu da Imigração | Estação Brás | Linhas 3-Vermelha do Metrô, 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira da CPTM
O Museu da Imigração tem como objetivo preservar toda a história das pessoas que chegaram ao Brasil por meio da Hospedaria de Imigrantes, proporcionando assim um encontro entre várias histórias e pessoas. É o caso dos italianos, que vieram para o nosso país e deixaram muitas marcas em nossa história, política e cultura, por exemplo. No museu, você consegue entender todo o processo de imigração deles e de vários outros povos que chegaram aqui.
Foto:Alf Ribeiro/Shutterstock
Cemitério da Consolação | Estação Higienópolis-Mackenzie | Linha 4-Amarela do Metrô
Pode parecer um passeio um pouco sombrio, mas o Cemitério da Consolação é um ícone da cidade em temas como arquitetura. O espaço guarda os túmulos de personalidades ilustres, como Tarsila do Amaral, e esculturas que são verdadeiras obras de arte. O lugar fica a apenas cinco minutos de caminhada da estação Higienópolis-Mackenzie.
Foto: MKSuzuki/Shutterstock
Região da Rua Oscar Freire | Estação Oscar Freire | Linha 4-Amarela do Metrô
A Rua Oscar Freire é famosa por seu grande número de lojas de luxo, e certamente é o lugar ideal para fazer umas comprinhas, se é isso que você quer para o seu feriado – e fique tranquilo, você encontra, sim, uma ou outra lojinha mais em conta. Vale a pena descer na estação Oscar Freire e explorar a área!
Foto: cifotart/Shutterstock
Arena Corinthians | Corinthians-Itaquera | Linha 3-Vermelha do Metrô
O estádio paulista é a nova casa do Corinthians e, independente do time que você torce, visitá-lo é uma questão de cultura e não apenas de futebol. Sucesso na abertura da Copa, o local surpreendeu pela grandeza, beleza e funcionalidade e, sem dúvidas, merece sua visita. É possível fazer tours guiados e, ainda, visitar o Museu do Povo, espaço dedicado à história do torcedor.
Foto: Paulo Jr/Shutterstock
Vale do Anhangabaú | Estação Anhangabaú | Linha 3-Vermelha do Metrô
O famoso Vale do Anhangabaú concentra uma grande quantidade de prédios e estruturas históricas como o Viaduto do Chá, o primeiro viaduto da cidade. O espaço, cercado por prédios e estruturas famosas, como o Theatro Municial, é constantemente ocupado por manifestações populares relacionadas à cultura e entretenimento.
Foto: Alf Ribeiro/Shutterstock
Cine Marabá | Estação República | Linhas 3-Vermelha e 4-Amarela do Metrô
Apesar da enorme quantidade de shoppings, São Paulo ainda concentra um número considerável de cinemas de rua. Um deles é o PlayArte Multiplex Marabá, antigo Cine Marabá, na região central da cidade, bem perto do cruzamento mais famoso da capital, entre as avenidas Ipiranga e São João. O prédio foi construído na década de 40 e até hoje conserva a arquitetura e o glamour das salas de cinema da época completamente diferente do que estamos acostumados. Em cartaz, estão os principais filmes do momento. Que tal ir a um cinema diferente nesse feriado?
Foto: Jo Galvao/Shutterstock
Estádio do Pacaembu e Museu do Futebol | Estações Clínicas e Paulista | Linhas 2-Verde e 4-Amarela do Metrô
Localizados no mesmo ambiente, o Estádio do Pacaembu e o Museu do Futebol são ótimas pedidas para quem gosta não apenas de futebol, mas de cultura, esporte e arte, como um todo. Inaugurado em 1940, o espaço comporta 70 mil espectadores e guarda o museu, que conta a história do esporte de forma interativa, embaixo de suas arquibancadas.
Foto: Alf Ribeiro/Shutterstock
Becos da Vila Madalena | Estação Vila Madalena | Linha 2-Verde do Metrô
A Vila Madalena, em sua diversidade, é frequentemente considerado o bairro mais cool da cidade. Com diferentes opções gastronômicas, milhares de bares, lojas e escolas, destaca-se também por disseminar a arte, com uma vasta galeria ao ar livre e muitos centros culturais. O local, único, tornou-se ponto de encontro e também ícone da cidade de São Paulo.
Foto: Leo Pinheiro/Shutterstock
Região da República | Estação República | Linhas 3-Vermelha e 4-Amarela do Metrô
A Região da República é rica em cultura e entretenimento e certamente vale a pena dar uma volta por lá, você certamente vai encontrar pontos interessantíssimos. Entre os destaques, é válido citar o Copan, projetado por Oscar Niemeyer, a Biblioteca Mário de Andrade, o Edifício Itália, arranha-céu mais famoso de São Paulo, o Theatro Municipal e a Galeria do Rock. Convencido?
Foto: Alf Ribeiro/Shutterstock
Casa Modernista | Estação Chácara Klabin | Linha 2-Verde do Metrô
A Casa Modernista, no bairro da Vila Mariana, é considerada a primeira construção do Brasil a ser erguida seguindo os moldes da arquitetura moderna, em 1928. O espaço abrigava a antiga moradia do arquiteto russo Gregori Warchavchik - responsável pelo projeto inicial do empreendimento - e reabriu suas portas em 2000, após passar por uma vasta reforma. Considerada um dos ícones culturais da capital paulista, a casa por pouco não deu lugar a um loteamento residencial, no ano de 1986. Hoje, o espaço integra uma das 11 casas do Museu da Cidade de São Paulo.
Foto: Diego Grandi/Shutterstock
Parque da Independência | Estações Alto do Ipiranga e Ipiranga | Linha 2-Verde do Metrô e Linha 10-Turquesa da CPTM
O Parque da Independência, inaugurado em 1989, tem esse nome por guardar elementos históricos importantes para a história da Independência do Brasil, tombados pelos órgãos de preservação histórica em esfera municipal, estadual e federal. Lá você pode encontrar o famoso Museu do Ipiranga, os belos jardins inspirados nos de Versalhes, o Monumento à Independência e a Casa do Grito, que fica perto de onde, conta a história, D. Pedro declarou a independência do país com o famoso grito “independência ou morte!”.
Foto: Thiago Leite/Shutterstock
Avenida Paulista | Estações Paulista, Consolação, Trianon-MASP e Brigadeiro | Linhas 2-Verde e 4-Amarela do Metrô
O cartão postal mais famoso de nossa cidade o é por um motivo. É impossível entender a diversidade da nossa metrópole sem visitar a nossa mias icônica via. Com quase 130 anos de idade, a Avenida Paulista é um importante centro comercial do Estado e, hoje, concentra inúmeras opções de cultura e entretenimento dentre museus, restaurantes, centros culturais, shoppings, cinemas e muito mais!
Foto: Alf Ribeiro/Shutterstock
Cinemateca Brasileira | Estação Vila Mariana | Linha 1-Azul do Metrô
A Cinemateca Brasileira é uma instituição responsável pela produção audiovisual do nosso país desde 1940. Em sua sede, se desenvolvem atividades que visam à difusão e a restauração de seu acervo, um dos maiores da América Latina. Além de produção audiovisual, o acervo conta com livros, revistas, roteiros originais, fotografias e cartazes. É comum, também, que visitantes façam piqueniques em seu belo jardim.
Foto: Alf Ribeiro/Shutterstock
Rua e Parque Augusta | Estação Paulista | Linha-4 Amarela do Metrô
Pertinho da Avenida Paulista, a Rua Augusta é conhecida por sua pluralidade e de público e passeios. Por lá, há bares, restaurantes e lojas e também o Parque Augusta, novidade imperdível na capital.
Foto: cifotart/Shutterstock
Memorial da América Latina | Estação Barra Funda | Linhas 3-Vermelha do Metrô, 7-Rubi e 8-Diamante da CPTM
Inaugurado em 1989 e projetado por ninguém menos que Oscar Niemeyer, o Memorial da América Latina é um dos maiores centros culturais e políticos da cidade de São Paulo. Além de diversas exposições, o visitante pode participar de eventos variados, como shows ou feiras de comida e artesanato todo final de semana.
Foto: Lucio Alves/Shutterstock
Pinacoteca | Estação Luz | Linha 1-Azul e 4-Amarela do Metrô
Considerado o museu de arte mais antigo de São Paulo, a Pinacoteca do Estado foi fundada em 1905, com apenas 26 obras. Hoje o acervo conta com cerca de nove mil peças que retratam a produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade. Enquanto o segundo andar abriga o acervo fixo do museu, o espaço do primeiro andar do prédio é reservado para exposições temporárias, que ocorrem periodicamente.
Foto: Luiz Barrionuevo/Shutterstock
Parque da Juventude | Estação Carandiru | Linha 1-Azul do Metrô
O Parque da Juventude ocupa hoje o espaço antes ocupado pelo Complexo Penitenciário Carandiru. Agora uma grande área de lazer e entretenimento na Zona Norte da cidade, conta com instalações para prática de esportes, espaço canino e espaço aberto para shows e eventos, além da Biblioteca de São Paulo, um espaço moderno que possui mais de 35 mil títulos.
Foto: cifotart/Shutterstock
Pateo do Collegio | Estação Sé | Linhas 1-Azul e 3-Vermelha do Metrô
O local é uma referência cultural para os paulistanos e um centro de atividades direcionadas ao turismo. O Pátio do Colégio foi a primeira construção da Cidade e também marcou seu nascimento. O local, no alto de uma colina entre os rios Tamanduateí e Anhangabaú, foi o escolhido para iniciar a catequização dos indígenas. Hoje guarda um café e o Museu Anchieta, que conta com mais de 700 peças.
Foto: Alf Ribeiro/Shutterstock
Centro Cultural Banco do Brasil | Estação Sé | Linha 1-Azul e 3-Vermelha do Metrô
O Centro Cultural Banco do Brasil é um dos espaços culturais mais lindos da cidade. Iniciou suas atividades em 2001 e, desde então, recebe visitantes interessados em participar de projetos ligados à arte. Dividido em seis espaços (subsolo, térreo, mezanino e três andares), o imóvel abriga diversas atividades culturais, que dividem a atenção entre sua belíssima arquitetura e as instalações artísticas.
Foto: DihandraPinheiro/Shutterstock
Centro Cultural São Paulo | Estação Vergueiro | Linha 1-Azul do Metrô
O Centro Cultural São Paulo (CCSP) é um espaço com uma das programações culturais mais interessantes da cidade. O local reúne a Pinacoteca Municipal, a discoteca Oneyda Alvarenga, a coleção da Missão de Pesquisas Folclóricas de Mário de Andrade, um conjunto de bibliotecas, espaços expositivos, cursos diversos, teatro e cinema, além de uma horta comunitária.
Foto: Thiago Leite/Shutterstock
Mercado Municipal | Estação São Bento | Linha 1-Azul do Metrô
Também conhecido como o famoso Mercadão, o Mercado Municipal de São Paulo foi inaugurado em janeiro de 1933 e é especializado na comercialização de frutas, verduras, cereais, temperos, carnes e outros produtos alimentícios. Lá, você ainda pode encontrar refeições, pasteis e até lanches famosos, e é o passeio ideal para uma tarde em família. Além de um importante centro cultural, é também um importante marco arquitetônico e cartão postal da cidade.
Foto: Diego Grandi/Shutterstock
Liberdade | Estação Liberdade | Linha 1-Azul do Metrô
O bairro da Liberdade é perfeito para os amantes de cultura japonesa e chinesa, que convivem na região. Além de lojas de artigos variados, o visitante pode experimentar diversos pratos típicos, se divertir nos tão característicos karaokês e até participar das típicas festas de Ano Novo Chinês. No final de semana, vale a pena passar um tempo na Praça da Liberdade, na saída do metrô, e aproveitar a famosa Feirinha da Liberdade, com comidas e diversos artigos típicos.
Foto: Diego Grandi/Shutterstock
Bixiga | Estação Brigadeiro | Linha 1-Azul do Metrô
Um dos bairros mais tradicionais da cidade, o Bixiga é, na verdade, uma região do bairro da Bela Vista. A menos de 20 minutos de caminhada da Estação Brigadeiro, você alcança o centro dessa antiga região fundada pela comunidade italiana. Além de antigas casas de arquitetura tradicional, o bairro conta com inúmeras cantinas, algumas das mais famosas da cidade.
Foto: Joao D'Andretta/Shutterstock
Aquário de São Paulo | Estação Santos-Imigrantes | Linha-3 Verde do Metrô
Considerado uma referência em tratamento e exposição de animais, o Aquário de São Paulo é o maior aquário da América Latina e foi inaugurado em 2006, apresentando 9 mil m² e 2 milhões de litros de água. Único aquário temático do Brasil, o complexo leva os visitantes a se sentirem imersos aos ambientes, que apresentam aproximadamente 3 mil exemplares de cerca de 300 espécies de animais.Atualizado em 7 Dez 2023.