A programação grátis em São Paulo em novembro de 2022 está recheada de ótimas opções. São shows, exposições de arte, mostras de cinema, peças de teatro e festivais gastronômicos para todos os gostos.
Ficou animado(a)? Confira mais de 20 eventos grátis em São Paulo em novembro de 2022:
TEATRO
► MULHERES EM CENA
A sexta edição do "Mulheres em Cena" apresenta programação teatral com objetivo de difundir ações protagonizadas por mulheres e promover o debate relacionado a gênero, performatividade e representações do feminino. Confira aqui a programação completa!
QUANDO: 8 a 19 de novembro
ONDE: Centro de Referência da Dança de São Paulo [Praça Ramos de Azevedo, s/n - Centro Histórico de São Paulo] e Oficina Cultural Oswald de Andrade [Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro]
► MARY STUART
Em uma montagem moderna e vibrante, o espetáculo traz a versão contemporânea dos bastidores da rivalidade histórica entre a rainha da Escócia Mary Stuart e a rainha da Inglaterra Elizabeth I. A peça gira em torno da famosa disputa de poder entre as monarcas.
QUANDO: quinta a sábado, às 20h; domingo, às 19h [até 27 de novembro]
ONDE: Teatro do SESI [Av. Paulista, 1313 - Jardins]
► E LÁ FORA O SILÊNCIO
A peça, baseada em pesquisas a partir do material documental sobre a ditadura civil-militar, coloca em foco grupos perseguidos e apagados da história, como pessoas trans e as mulheres integrantes de organizações de resistência.
QUANDO: sextas e sábados, às 21h; domingos, às 19h [até 13 de novembro]
ONDE: Teatro Cacilda Becker [R. Tito, 295 - Lapa]
► TRAVESSIA BRASIL – UM CAMINHO PARA PEDREIRA
Na trama, não há mais lugar para o povo na cidade de Pedreira das Almas, nem para os mortos, pois o ciclo da mineração destruiu tudo, restaram apenas árvores retorcidas que se agarram às pedras. Agora o povo está dividido entre aqueles que querem abandonar a cidade e os que desejam permanecer.
QUANDO: quinta a sábado, às 21h; domingos, às 19h [até 13 de novembro]
ONDE: Teatro Alfredo Mesquita [Av. Santos Dumont, 1770 - Santana]
► CAMINOS INVISIBLES... LA PARTIDA
Composto por atores brasileiros e bolivianos, o espetáculo narra a trajetória de imigrantes sul-americanos, com destaque para os povos andinos, que deixam seus países em busca de melhores condições de vida e chegam à grande metrópole paulistana.
QUANDO: sexta, às 20h; sábado e domingo, às 18h [11 a 27 de novembro]
ONDE: Galeria Olido [Av. São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo]
EXPOSIÇÕES
► A MAGIA DO MANUSCRITO
O escritor, editor e colecionador Pedro Corrêa do Lago vai exibir pela primeira vez no Brasil uma parte de sua incrível coleção de manuscritos, a maior em mãos privadas do mundo. Na exibição, serão 180 documentos divididos em sete núcleos. São cartas, desenhos, fotografias assinadas, partituras e bilhetes de personalidades como: Albert Einstein, Mozart, Angela Davis, Beethoven, Frida Kahlo, Ayrton Senna, Carlos Drummond de Andrade, Machado de Assis, Santos Dumont e Tom Jobim.
QUANDO: terça a sexta, das 10h às 21h30; sábados, domingos e feriados, 10h às 18h30 [até 15 de janeiro de 2023]
ONDE: Sesc Avenida Paulista [Av. Paulista, 119 - Bela Vista]
► LABIRINTO DE CRUZETAS
Daniel Murgel inaugura com a obra "Labirinto de Cruzetas" o programa MuBE para Brincar, espaço no jardim do museu onde serão apresentados trabalhos em que a participação do visitante é essencial.
QUANDO: terça a domingo, das 11h às 17h [sem previsão de encerramento]
ONDE: MuBE – Museu Brasileiro da Escultura [R. Alemanha, 221 - Jardim Europa]
► AMÉRICA FLORIDA
Telas bordadas, cerâmicas, papel machê e outros suportes são peças tradicionais que simbolizam hábitos e costumes de vários países da América Latina e com as quais o visitante poderá interagir durante a mostra.
QUANDO: terça a domingo, das 9h às 18h [sem previsão de encerramento]
ONDE: Memorial da América Latina [Av. Mário de Andrade, 664 - Barra Funda]
► MEMÓRIA CONCRETIZADA - DESENHOS TÉCNICOS DO EDIFÍCIO SÉ
A exposição exibe para o público, pela primeira vez, 37 desenhos técnicos usados na construção do Edifício Sé. São desenhos com detalhes da fachada, do vitral, de mobiliários e ambientes internos, todos feitos à mão, seguindo as técnicas da época.
QUANDO: terça a domingo, das 10h às 18h [até 29 de janeiro de 2023]
ONDE: Caixa Cultural São Paulo [Praça da Sé, 111 - Centro]
► CRIA _EXPERIÊNCIAS DE INVENÇÃO
Em cartaz até 2023, a mostra reúne obras concebidas para serem tocadas, manipuladas e experimentadas pelo público em visitação gratuita. Trabalhos permitem vivências plurissensoriais, a partir de diversas linguagens como artes visuais, música, literatura e cultura popular que ganham espaço na exposição.
QUANDO: quarta a domingo, das 10h às 20h [até 19 de fevereiro de 2023]
ONDE: Centro Cultural Fiesp [Avenida Paulista, 1313 - Bela Vista]
► MEMÓRIAS DO FUTURO: CIDADANIA NEGRA, ANTIRRACISMO E RESISTÊNCIA
Em cartaz no Memorial da Resistência de São Paulo, "Memórias do Futuro: Cidadania Negra, Antirracismo e Resistência" traça um panorama histórico de mais de um século de lutas por direitos da população negra no estado. São mais de 450 materiais entre fotos, cartazes, jornais e documentos de organizações, além da participação de coletivos e artistas como Bruno Baptistelli, Geraldo Filme, João Pinheiro, Ilú Obá De Min, e Moisés Patrício.
QUANDO: de quarta a segunda, das 10h às 18h [até maio de 2023]
ONDE: Memorial da Resistência de São Paulo [Largo General Osório, 66 - Santa Ifigênia]
► MODERNA PELO AVESSO: FOTOGRAFIA E CIDADE
A mostra apresenta a produção fotográfica realizada em algumas das principais capitais do país - Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Belém - durante a Primeira República, de 1889 a 1930. A exposição documenta reformas urbanas radicais que aconteceram no período, abordando as tensões e contradições desses processos, que alteraram as paisagens e as formas de habitar e circular nas cidades.
QUANDO: terça a domingo, das 10h às 20h [até 26 de fevereiro de 2023]
ONDE: IMS Paulista [Av. Paulista, 2424 - Bela Vista]
► EXPOSIÇÃO ALTARES
O Memorial da América Latina celebra a tradição mexicana do "Dia dos Mortos" com altares expostos na Galeria Marta Traba, ornamentados com oferendas que reverenciam a memória dos mortos.
QUANDO: 5 e 6 de novembro, das 11h às 20h; 8, 9, 10 e 11 de novembro, das 10h às 17h; 12 e 13 de novembro, das 11h30 às 20h
ONDE: Memorial da América Latina [Av. Mário de Andrade, 664 - Barra Funda]
► MIS EM CENA – GRANDES PERSONALIDADES NEGRAS
Com entrada gratuita, 81 polos culturais de São Paulo - museus, estações do Metrô e da CPTM, CEUs e Fábricas de Cultura - recebem simultaneamente a exposição MIS em Cena – Grandes Personalidades Negras. Os trabalhos, produzidos por 81 artistas de periferia, serão expostos a partir de 5 de novembro. Confira aqui a lista completa dos locais e horários de visitação.
► XINGU: CONTATOS
A exposição no IMS Paulista aborda a história das imagens do Xingu, com ênfase na produção audiovisual contemporânea. A Mostra reúne cerca de 200 itens, incluindo filmes e obras de artistas indígenas produzidos especialmente para a exposição.
QUANDO: terça a domingo, das 10h às 22h [até abril de 2023]
ONDE: IMS Paulista [Av. Paulista, 2424 - Bela Vista]
► REVISITANDO LEILA REINERT
O Complexo Cultural Funarte SP recebe exposição especial que aborda a obra da artista visual e designer Leila Reinert (1965-2019), cuja produção era voltada à linguagem fotográfica e à criação de objetos que associavam seu próprio corpo à paisagem da metrópole.
QUANDO: terça a domingo, das 14h às 19h [19 de novembro a 8 de janeiro de 2023]
ONDE: Complexo Cultural Funarte SP [Alameda Nothmann, 1058 - Campos Elíseos
SHOWS
► MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA NO MEMORIAL
Para abrir o Mês da Consciência Negra, o Memorial da América Latina recebe uma programação musical de primeira e totalmente de graça. No lineup, dividido em dois dias, estão Dudu Nobre, Karol Conká, Carlinhos Brown, Jorge Aragão, Negra Li, Mano Brown e mais.
QUANDO: 5 e 6 de novembro, a partir das 13h30 (veja a programação completa aqui e aqui!)
ONDE: Memorial da América Latina [Av. Mário de Andrade, 664 - Barra Funda]
► PROJETO RELEITURAS
O projeto leva aos palcos do teatro do Centro Cultural Olido um show de releitura da discografia de grandes nomes da música brasileira, como Elza Soares, Djavan e Alcione, por personalidades da atualidade.
QUANDO: 10 e 17 de novembro, às 19h
ONDE: Centro Cultural Olido [Av. São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo]
► SAMBA DAS MOÇAS
O show, conduzido pelas cantoras Bruna de Paula, Gabby Moura, Grazzi Brasil e Lilian Valesca, conta a história feminina do samba e homenageia três importantes nomes do estilo: Dona Ivone Lara, Clara Nunes e Alcione.
QUANDO: 11 e 12 de novembro, às 20h; 13 de novembro, às 19h
ONDE: Itaú Cultural [Avenida Paulista, 149 - Bela Vista]
► RAEL
O cantor, compositor e rapper Rael faz show no CCJ, como parte da programação do Mês da Consciência Negra em São Paulo.
QUANDO: 27 de novembro, às 21h
ONDE: Centro Cultural da Juventude [Av. Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades]
► DJ HUM
Pioneiro do Hip Hop no Brasil, produtor musical, apresentador e compositor artístico, responsável por vários sucessos da música negra contemporânea, DJ HUM apresenta o projeto "O Expresso do Groove - Project".
QUANDO: 19 de novembro, às 19h30
ONDE: Sesc Avenida Paulista [Avenida Paulista, 119 - Bela Vista]
NA CIDADE
► VIRADA SUSTENTÁVEL
A 12ª edição do evento chega com uma programação totalmente gratuita voltada para temas como consumo consciente, mudanças climáticas e meio ambiente. Entre as atividades, estão teatro, música, shows, exposições e intervenções artísticas em várias regiões da capital paulista.
QUANDO: 3 a 23 de novembro
ONDE: confira aqui a programação completa
► CINE NA PRAÇA
Em novembro, o Cine na Praça dedica a sua programação ao Mês da Consciência Negra, com filmes sobre a importância da igualdade racial - todos exibidos ao ar livre.
QUANDO: 3, 10, 17 e 24 de novembro, às 19h
ONDE: Parque do Povo [Av. Henrique Chamma, 420 - Pinheiros]
► FESTIVAL GASTRONÔMICO DIA DOS MORTOS
O festival traz quitutes típicos mexicanos como os tacos, guacamoles e tortilhas. Durante o evento, serão realizados concursos de fantasias, exposição de produtos típicos, caveiras decorativas, roupas e acessórios mexicanos, piñatas e objetos de decoração com a temática Dia dos Mortos. Também estão na programação apresentações de Lucha Libre e de mariachis, gênero musical popular do México.
QUANDO: 12 e 13 de novembro, das 11h às 21h
ONDE: Memorial da América Latina [Av. Mário de Andrade, 664 - Barra Funda]
► FESTIVAL RITMOS PERIFÉRICOS
O festival ocupa a Praça das Artes com uma seleção de festas e DJs voltados à cultura preta e periférica, além de contar com projeções e cinema ao ar livre.
QUANDO: 14 e 15 de novembro, a partir das 18h
ONDE: Praça das Artes [Av. São João, 281 - Centro Histórico de São Paulo]
E aí, curtiu?
Aproveite e confira 17 exposições imperdíveis em São Paulo em novembro de 2022!
Atualizado em 5 Nov 2022.