São Paulo é uma cidade enorme, que tem pontos de interesse turístico espalhados por várias regiões. Felizmente, algumas delas concentram muitos lugares interessantes, que garantem um dia inteiro de atividades e novas descobertas.
Pensando nisso, o Guia da Semana preparou 7 pequenos roteiros para quem quer passar o dia desbravando a cidade. Confira:
25 de março + Mercado Municipal + Museu Catavento
Que tal começar seu dia bem cedinho na famosíssima 25 de Março, comprando bugigangas das mais variadas — e quem sabe até a sua fantasia para o próximo Carnaval ou Halloween — e comer alguma coisinha em um de seus deliciosos restaurantes árabes? Agora, para matar a fome de vez, almoce no famoso Mercado Municipal, enquanto aprecia sua arquitetura de 1933. Depois do almoço, siga para o Museu Catavento — principalmente se tiver crianças —, que fica a menos de dez minutos de caminhada do mercado.
Rua dos Pinheiros + Tomie Ohtake + Vila Madalena
Para quem prefere só passear depois do almoço, a dica é começar o roteiro almoçando na popular Rua dos Pinheiros, que tem uma enorme quantidade de restaurantes. Por lá, você encontra casas famosas como Z Deli, Meats, Le Jazz, Consulado da Bahia, Sí Señor!, La Guapa, da Paola Carosella, e muito mais! Depois, siga até a Av. Faria Lima e suba até o Instituto Tomie Ohtake — você pode até fazer isso de bicicleta —, e explore alguma de suas incríveis exposições. Depois disso, siga para a Vila Madalena e escolha um bar para terminar o di – por lá estão alguns dos mais famosos da cidade, como o Posto 6, o Boteco São Bento ou o Vila Seu Justino. Você também pode inverter o roteiro, começando com um café da manhã no Le Pain Quotidien da Vila Madalena, por exemplo.
Sé + Liberdade
Existem muitas formas de se explorar a região da Sé, mas ela fica especialmente simpática no período da manhã. Uma dica é começar o dia com um café no Pateo do Collegio e, de lá, explorar o Solar da Marquesa de Santos, a Caixa Cultural, o Farol Santander ou a Catedral da Sé. Depois disso, caminhe dez minutos para chegar na Praça da Liberdade, onde você pode encontrar deliciosos restaurantes especializados em culinária asiática. Aí você pode encerrar o dia ou pegar um frozen yogurt e voltar para a Sé para explorar os lugares que não conseguiu de manhã.
MASP + Mirante 9 de Julho
Aqui você pode começar o dia com o MASP, que guarda uma das coleções de arte mais importantes da América Latina — e, portanto, demanda bastante tempo —, depois almoçar no Mirante 9 de Julho, um marco da capital que foi revitalizado e agora tem café, restaurante e até sessões de cinema ou shows ao ar livre. Considerando as duas últimas opções, você também pode ir para o MASP no período da tarde e encerrar o dia no Mirante — quem sabe você não pega uma programação legal? Vale lembrar também que você estará na Paulista e você pode sempre aproveitar para explorá-la também.
MIS, MuBE e Emma Klabin + Oscar Freire
O Jardins, em uma região da Av. Europa, guarda três museus muito importantes e muito próximos um do outro: Museu da Imagem e do Som, Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia e a Fundação Ema Klabin. Você pode passar o dia por lá, explorando os três, e pode até comer no Pipo, restaurante nos fundos do MIS.
Depois que já estiver satisfeito com toda essa arte, vale a pena dar uma caminhada de menos de 20 minutos para terminar o dia na famosa Rua Oscar Freire. Ela pode até ser bastante conhecida por suas lojas caras, mas a região concentra também uma grande quantidade de restaurantes, como o Z Deli Sandwich Shop, a Lanchonete da Cidade e o Cabana Burger. Nem todos ficam exatamente na famosa rua, mas andando naquela direção você certamente vai achar o que comer.
Sesc 24 de Maio + Galeria do Rock + Teatro Municipal
Que tal começar o dia visitando uma das mais novas unidades do Sesc na cidade? Por lá você pode conferir exposições incríveis, pode ‘fazer tudo aquilo que outras unidades do Sesc já oferecem’, visitar a piscina no terraço, explorar a biblioteca e até comer muito bem, no restaurante por peso ou na cafeteria. Depois disso, vale a pena visitar a famosa Galeria do Rock, logo ali ao lado, para quem sabe comprar uma roupa ou — por que não? — fazer um novo piercing. Por fim, para terminar um dia bem eclético, que tal assistir a uma apresentação no famosíssimo Teatro Municipal?
Estação da Luz + Memorial da Resistência + Pinacoteca
Outra opção de passeio começa com o metrô ou o trem: desça na Estação da Luz, uma das mais belas estações da nossa cidade, inaugurada em 1867 e construída por britânicos. Depois de apreciá-la, siga para o Memorial da Resistência, onde você pode conferir memórias sobre as opressões políticas e os movimentos de resistência que já existiram no estado de São Paulo. De lá, vá para a famosa Pinacoteca, o museu mais antigo da cidade, onde você vai encontrar exposições das quais não vai se arrepender e um restaurante muito bom, com vista para o Parque da Luz, para você já almoçar e poder passar o resto da tarde apreciando arte.
capa explorar sp.jpg
Atualizado em 26 Nov 2019.