O centro de São Paulo é um recinto de cultura na cidade. Ele possui diferentes prédios históricos, bibliotecas, teatros, museus de arte e cultura, além de centros culturais imperdíveis. Mesmo sem poder visitá-lo ao vivo, você pode conferir a programação online de alguns dos pontos turísticos mais visitados da cidade como a Pinacoteca, Farol Santander, Museu da Língua Portuguesa e até o Museu da Imigração.
Pensando nisso, o Guia da Semana reuniu 10 atrações culturais do centro de São Paulo para você conferir online. Veja a seguir:
MUSEU DE ARTE SACRA
O Museu de Arte Sacra de São Paulo data de 1970. A edificação é um dos mais importantes monumentos da arquitetura colonial paulista, construído em taipa de pilão. Possui uma vasta coleção de obras criadas entre os séculos 16 e 20, com mais de 18 mil exemplares raros e significativos. Possui obras de nomes reconhecidos como Frei Agostinho da Piedade, Frei Agostinho de Jesus, Antônio Francisco de Lisboa, o “Aleijadinho” e Benedito Calixto de Jesus. Na plataforma do Google Arts & Culture, você confere um pouco desta coleção e também pode visualizar a exposição virtual “O museu de arte sacra visto de perto” – veja aqui.
Já em relação à programação de lives, durante o período da quarentena, a instituição promove bate papos online para compartilhar suas visões sobre arte, cultura e vida. Os encontros virtuais ocorrem às quintas, às 17h30, no Instagram do museu – veja aqui.
MUSEU CATAVENTO
No Youtube, o Museu Catavento está com a programação #cataventoemcasa que conta com vídeos sobre ciências e que dão dicas de tutoriais para fazer em casa. Confira o canal do museu.
MUSEU DA IMIGRAÇÃO
O Museu da Imigração do Estado de São Paulo guarda toda a memória das pessoas que chegaram ao Brasil por meio da Hospedaria de Imigrantes. Através de sua coleção, o visitante viaja pela história do processo migratório no Brasil. Através do Google Arts & Culture, é possível fazer uma tour virtual pelos corredores do museu e ainda conferir exposições online como “Migrações à mesa”, “O Caminho das coisas” e “Viagem, sonho e destino” – veja aqui.
O Museu da Imigração lançou também uma versão digital da instalação videográfica “SobreNomes” no YouTube. A vídeo-obra é resultado de uma ação interativa, realizada entre novembro e dezembro de 2019, que captou mais de 1.600 registros de diferentes origens, incluindo famílias que vieram no passado e as que chegaram ao Brasil recentemente – veja aqui.
BIBLIOTECA MÁRIO DE ANDRADE
Em seu canal do YouTube, a Biblioteca Mário de Andrade está com uma programação online rica em cultura: são debates e lives ao vivo sobre teatro e literatura, além de espetáculos de dança, teatro e performances. Toda essa programação você confere no Facebook, Instagram e YouTube da biblioteca.
PINACOTECA
Em seu perfil do Instagram, a Pinacoteca destaca algumas obras importantes com a hashtag #pinadecasa e conta um pouco sobre a história de cada uma. Além disso, a Pinacoteca disponibiliza o espetáculo online “PinaCanção – uma história cantada entre pinturas”, criado por Hélio Ziskind. Confira aqui.
O museu ainda está com uma seleção de vídeos chamada “distância”. Trata-se de uma exposição online com cinco obras audiovisuais da coleção da Pinacoteca. Os trabalhos de Cao Guimarães, Dalton Paula, Letícia Parente, Marcellvs L. e Sara Ramo poderão ser vistos online até o fim do período de isolamento. Confira aqui.
Para complementar a programação online, o local ainda disponibiliza uma tour virtual pelos corredores do museu em que é possível conferir detalhes das obras e caminhar como se estivesse lá. Confira aqui.
Além de tudo isso, a Pinacoteca também possui uma parceria com o Google Arts & Culture que permite que você explore a exposição virtual sobre o quadro “Mestiço”, do pintor Portinari. Além disso, também é possível fazer uma tour virtual pelo museu. Veja aqui.
MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA
O Museu da Língua Portuguesa é um incrível museu educativo, localizado no bairro da Luz, em São Paulo. Primeiro do mundo totalmente dedicado a um idioma, ele trouxe ao país um novo conceito museográfico que alia tecnologia e educação. A narrativa audiovisual e os ambientes imersivos permitem que o visitante descubra o idioma de uma maneira diferente. Na plataforma do Google Arts & Culture é possível conferir a exposição virtual “Uma viagem pela língua portuguesa”. Veja aqui.
FAROL SANTANDER
O Farol Santander está com uma tour virtual por oito andares do icônico prédio. As atrações que fazem parte da programação são o Hall de entrada; o Espaço Memória (2º ao 5º andar); as exposições “Devaneios – Os Mundos de JeeYoung Lee” (22º andar) e “Constelação – Somos Todos Feitos de Luz” (23º andar), além do famoso Mirante do 26º andar. Confira aqui.
THEATRO MUNICIPAL
O Theatro Municipal surgiu para a cidade de São Paulo como um grande símbolo das aspirações cosmopolitas do início do século 20. Por conta de sua arquitetura incrível e por ser um importante edifício para a cultura da cidade, se tornou cartão postal.
A programação online do espaço é recheada de atividades. No Google Arts & Culture, você pode conferir algumas exposições digitais e também fazer uma tour virtual pelas salas majestosas do teatro. Veja aqui.
Já no YouTube do Theatro Municipal é possível conferir diversos espetáculos, concertos, filmes e até episódios do podcast da instituição. Também é possível ver o filme documentário ‘Variações sobre um Quarteto de Cordas - A música de Johannes Oelsner’, o concerto “A Danação de Fausto”, de Berlioz, e muito mais. Confira aqui.
MUSEU DA DIVERSIDADE SEXUAL
O Museu da Diversidade Sexual, situado na República, em São Paulo, está com uma programação online que você confere sem sair de casa. Na plataforma do Google Arts & Culture é possível conferir as exposições virtuais, “O orgulho que ocupa”, “Cartazes da parada do orgulho LGBT+ de São Paulo”, entre outras. Além disso, ainda é possível fazer uma tour virtual pelos corredores do museu. Saiba mais aqui!
Como parte da programação digital, o museu ainda conta com uma exposição online chamada “Queerentena”, de artistas LGBT+. São 60 obras dos mais variados tipos, de pinturas a colagens e fotografias de artistas de todo o Brasil, sobre o período da quarentena. Veja aqui.
Foto: Reprodução/Vinícius Monção (site do Museu da Diversidade Sexual)
CCBB
No "CCBB em Casa", arte-educadores discutem produções, práticas e trajetórias artísticas das exposições de cada CCBB – confira a agenda do CCBB educativo aqui. Nesta seção do site, você também encontra visitas mediadas às exposições online, como "Egito Antigo - do Cotidiano à Eternidade", "Ivan Serpa - A Expressão do Concreto", “"Linhas da Vida", da artista Chiharu Shiota, e "Vaivém".
Além disso, em parceria com o Google Arts & Culture, o CCBB possui uma página na plataforma com exposições virtuais de artistas como Lawrence Malstaf, Erwin Wurm e Amelia Toledo. Como parte da diversão virtual, você também pode conferir a arquitetura incrível do interior do edifício do CCBB em São Paulo. Veja aqui.
E aí, qual destes locais você vai conhecer primeiro?
Por Lidia Capitani
Atualizado em 7 Ago 2020.