Fundado em 2013, o Bike Tour SP é uma ótima opção para os turistas que querem explorar São Paulo ou mesmo para os paulistanos que querem admirar a cidade sob outro ponto de vista. A iniciativa empresta bicicletas e oferece seis opções de passeios gratuitos pela capital paulista para grupos de até 15 pessoas. Os grupos são acompanhados por dois monitores que, através de um equipamento de áudio, informam sobre os principais pontos da cidade em português e inglês. Os interessados em participar só precisam se inscrever através do site e levar 2kg de alimento não perecível no dia do tour.
Para te ajudar a decidir qual é o melhor passeio para você, o Guia da Semana conta um pouco mais sobre cada um deles. Confira:
Avenida Paulista
A avenida mais famosa da cidade é também uma das melhores para um passeio de bicicleta e o Bike Tour SP dá o seu melhor para que todos possam curti-la de bike. Aos domingos, existem opções de passeios guiados em triciclo familiar, para quem não sabe pedalar, em handbike (pedalada com as mãos) e trenzinho (mais de um assento), para pessoas com mobilidade reduzida, e até em bike kids, uma espécie de trailer para levar as crianças. A rota vai da Casa das Rosas até o Conjunto Nacional, passando por ícones de nossa cidade, como o MASP.
Centro Velho
Para os interessados em voltar no tempo e explorar os princípios da cidade de São Paulo, a rota certa é a do Centro Velho. O tour começa na Avenida São João e segue até o Vale do Anhangabaú, passando por importantes marcos da capital paulista, como a Catedral da Sé, o Solar da Marquesa de Santos e o Pateo do Collegio. Enquanto pedala, você certamente vai conhecer um ou outro detalhe novo sobre a história da cidade.
Centro Novo
Não satisfeitos com os princípios da história da cidade, os ciclistas podem optar pela rota do Centro Novo, que se estende para o outro lado do Viaduto do Chá, que guarda construções mais recentes, do final do século 19. Entre os pontos de interesse que fazem parte do tour estão o Teatro Muncipal, o Copan, o Edifício Itália, a Praça da República, a Estação da Luz, a Pinacoteca e a famosa Galeria do Rock.
Vila Madalena
A famosa região mais badalada da cidade evidentemente não ficou de fora. Nos passeios do Bike Tour SP, os turistas e os paulistanos podem conferir museus descolados, bares famosos e graffittis populares da Vila Madalena. O tour começa na Avenida Pedroso de Moraes e, depois de rodar o bairro, vai até o Instituto Tomie Ohtake. No caminho, os ciclistas aprendem muito sobre a história e o dia-a-dia dos moradores do bairro.
Faria Lima
A Avenida Faria Lima é uma avenida cheia de ciclistas em todos os dias da semana, mas aos sábados acontece o tour especial do Bike Tour SP. Nele, os ciclistas amantes de arquitetura e design podem conferir vários dos marcos da cidade nessa área. Entre eles estão o imponente Museu da Casa Brasileira, o Instituto Tomie Ohtake e muito mais, como o Largo da Batata e casas do Jardim Europa.
Parque Ibirapuera
Nem só de prédios vive o paulistano e, para provar isso, o Bike Tour SP também disponibiliza uma opção para quem quer curtir um pouquinho de verde. Conhecer o parque em extensão é algo que mesmo paulistanos vividos não fizeram, afinal são mais de 1500km² de área. Felizmente, o passeio nos ajuda nessa tarefa, em um roteiro que vai do MAC até o Lago das Garças, passando pelo Obelisco, a OCA, o Planetário e - claro - comentando cada um deles.
Atualizado em 18 Out 2019.