Mesmo com as portas fechadas, os museus e centros culturais do país estão com exposições online para você conferir. São mostras de arte contemporânea, fotografia, antropologia, diversidade sexual e muito mais.
Dentre os destaques, estão a mostra do Egito antigo do CCBB, a tour virtual do MIS pelo Castelo Rá Tim Bum e a mostra NOT CANCELLED, que reúne diversas galerias de arte contemporânea no Brasil.
Pensando nisso, o Guia da Semana reuniu exposições virtuais imperdíveis para você conferir em junho. Se liga:
► A MULHER NA REVOLUÇÃO DE 32, MIS
Foto: Acervo MIS (via assessoria de imprensa MIS)
Também em parceria com a plataforma do Google, o MIS traz a exposição virtual “A mulher na Revolução de 32”, que através de uma galeria de fotos, conta a participação das mulheres durante a Revolução de 32, que marcou a revolução constitucionalista contra o governo Vargas.
► LAMBE-LAMBE: FOTÓGRAFOS DE RUA EM SÃO PAULO NOS ANOS 1970", MIS
Uma viagem no tempo pelos movimentos políticos e artísticos de São Paulo. É o que propõe o MIS nas três exposições virtuais que traz pelo Google Artes & Culture. Em “Lambe-lambe”, é possível conferir uma galeria que relembra o papel e ofício dos fotógrafos de rua na São Paulo de 1970.
► COLEÇÃO GUILHERME GAENSLY NO ACERVO MIS
A Coleção Guilherme Gaensly do acervo do Museu de Imagem e Som traz imagens históricas sobre o cultivo do café no interior paulista. Na exposição virtual em parceria com o Google Arts & Culture, é possível conhecer um pouco mais sobre a vida do fotógrafo e também admirar suas obras em preto e branco do começo do século XX.
► MOVENTES, MIS
Foto: Acervo MIS (via assessoria de imprensa MIS)
A mostra “Moventes”, em parceria com o Google Arts & Culture, traz imagens de situações de deslocamento em diferentes tipos de trabalho itinerante – com fotografias e vídeos de artistas como Sebastião Salgado, Helena Tassara, entre outros. A exposição é uma adaptação digital da exposição que esteve em cartaz no MIS durante o Foto MIS 2019. Fica em cartaz até o fim do ano.
► MAM
O Museu de Arte Moderna de São Paulo também possui sua página na plataforma do Google Arts & Culture com 11 exposições incríveis para você explorar. Dentre elas, estão “A Paisagem Urbana e Contemporânea”, “A Arte de Expor Arte”, “Arte Brasileira sobre Papel”, “A Gravura como Escultura” e mais.
► EGITO - DO COTIDIANO À ETERNIDADE, CCBB
A exposição incrível sobre o Egito antigo que seria exposta no CCBB virou uma tour online para você ter essa experiência em casa. A mostra reúne esculturas, pinturas, objetos, sarcófagos e até uma múmia, tudo vindo do Museu Egípcio de Turim, segundo maior acervo egípcio do mundo. São obras que tratam do cotidiano, religiosidade e os costumes ligados à crença na eternidade.
► CASTELO RÁ TIM BUM, MIS
Foto: Leticia Godoy/MIS (via assessoria de imprensa MIS)
Em comemoração aos seus 50 anos, o MIS disponibilizou virtualmente uma de suas exposições de maior sucesso: Castelo Rá Tim Bum. Na mostra, é possível fazer uma tour virtual 360º pelos cômodos do castelo preferido da televisão brasileira.
► QUEERENTENA
O Museu da Diversidade Sexual está em cartaz com sua primeira mostra digital, chamada “Queerentena”. A exposição virtual traz obras de artistas LQBTI+ que foram criadas durante o período de isolamento e que discutem temáticas relacionadas ao momento. São 60 obras dos mais variados tipos, de pinturas a colagens e fotografias, de artistas de todo o Brasil.
► NOT CANCELLED
Galerias de arte contemporâneas do Brasil se juntaram para montar uma mostra virtual chamada “NOT CANCELLED”. A cada semana, a programação e exposições mudam, então vale sempre checar as novidades. A mostra rola até o dia 8 de julho no site.
► FAROL SANTANDER
Foto: Edson Kumasaka (via MARRA COMUNICAÇÃO)
O Farol Santander está com uma tour virtual por oito andares do icônico prédio. As atrações que fazem parte da programação são o hall de entrada; o Espaço Memória (2º ao 5º andar); as exposições “Devaneios – Os Mundos de JeeYoung Lee” (22º andar) e “Constelação – Somos Todos Feitos de Luz” (23º andar), além do famoso Mirante do 26º andar.
Por Lidia Capitani
Atualizado em 18 Jun 2020.