O Bairro do Ipiranga, na Zona Sul de São Paulo, é um dos bairros mais tradicionais da cidade. Fundado em 1822, é casa de alguns pontos muito famosos e importantes para a história brasileira, é o caso do Museu do Ipiranga e da Casa do Grito, que teria sido o edifício mais próximo do lugar onde D. Pedro I proclamou a independência do nosso país em relação a Portugal.
Andar pelas ruas do Ipiranga já é uma ótima experiência, mas o Guia da Semana listou 10 lugares que você precisa conhecer por ali. Confira:
Parque da Independência
O Parque da Independência, inaugurado em 1989, tem esse nome por guardar elementos históricos importantes para a história da Independência do Brasil, tombados pelos órgãos de preservação histórica em esfera municipal, estadual e federal. Lá, você pode encontrar o famoso Museu do Ipiranga, os belos jardins inspirados nos de Versalhes, o Monumento à Independência e a Casa do Grito, que fica perto de onde, conta a história, D. Pedro declarou a independência do país com o famoso grito “independência ou morte!”.
Endereço: Av. Nazaré, s/n - Ipiranga
Horário de Funcionamento: Diariamente, das 5h às 20h
Mercado Municipal
Se você deseja fazer um passeio típico de turista, a dica é visitar o Mercado Municipal do Ipiranga. Com opções variadas de frutas, legumes, temperos, ervas, peixes e grãos, o espaço é uma boa opção para quem quer encontrar tudo fresquinho em um só lugar. Embora seja menor do que os outros mercados municipais da cidade, o local agrada por suas variedades, inclusive boas opções para quem quer fazer um almoço diferente.
Endereço: Rua Silva Bueno, 2109
Horário de funcionamento: Diariamente, das 8h até o último cliente
Hambúrguer do Seu Oswaldo
Conhecida até por quem não é do bairro, o Hambúrguer do Seu Oswaldo é aquela parada obrigatória no bairro do Ipiranga. Inaugurada em 1996, a lanchonete tem um ambiente sem mesas, apenas com um balcão onde estão distribuídos alguns bancos. Os lanches são preparados de modo artesanal, recheio e molhos caseiros. Destaque no cardápio para o cheese salada e cheese bacon, que estão entre os preferidos dos clientes. Para beber, refrigerante na garrafa de vidro como nos velhos tempos, além de refrescos prontos ou naturais. Dica: leve dinheiro, porque o estabelecimento não aceita cartão.
Endereço: Rua Bom Pastor, 1659 - Ipiranga
Horário de funcionamento: Segunda a sábado, das 12h às 22h
Sesc Ipiranga
O Sesc Ipiranga é um daqueles centros culturais que vale a visita: shows, exposições, oficinas, aulas e esportes são apenas algumas das opções que o espaço promove. Durante o período de férias escolares, é possível participar de diversas atividades no local, além da programação fixa como natação e hidroginástica. Para conferir o cronograma completo, basta clicar aqui.
Endereço: Rua Bom Pastor, 822 – Ipiranga
Horário de funcionamento: Terça a sexta, das 7h30 às 21h30; sábado, das 10h às 21h30 e domingo, das 10h às 18h30
Foto: Reprodução/Facebook Sesc Ipiranga
Museu de Zoologia
Localizado bem pertinho do famoso Museu do Ipiranga, o Museu de Zoologia da USP ficou fechado por quatro anos e somente foi reaberto para o público em 2017. Construído na década de 40, o espaço com 700 metros quadrados expõe diversos animais da fauna tropical, explora a biodiversidade do nosso país e, entre mais de 800 peças, conta até com fósseis e esqueletos reais de dinossauros. É a opção certa para um passeio em família.
Endereço: Av. Nazaré, 481 - Ipiranga
Horário de funcionamento: Quarta a domingo, das 10h às 17h
Paellas Pepe
Uma dos melhores lugares para se comer como um espanhol na cidade fica no Ipiranga. A casa oferece tradicionais pratos espanhóis com muito jamón e porções enormes da deliciosa paella. Mas o que realmente o destaca dos outros são as apresentações de flamenco aos finais de semana, para você se sentir em Sevilha sem sair do sudeste da cidade de São Paulo.
Endereço: Rua Bom Pastor, 1660 – Ipiranga
Horário de funcionamento: Terça a quinta, das 19h30 às 23h30 | Sexta, das 12h às 15h e das 19h30 à 00h | Sábado, das 12h às 16h e das 19h30 à 00h | Domingo, das 12h às 17h
Nico Hamburgueria
Decorado com centenas de brinquedos antigos e móveis retrô, a Nico Hamburgueria sabe como despertar nostalgia em alguém. Com um estilo rústico, mas sem deixar de lado o conforto, o cardápio traz diversas variedades de batata frita, cebolas empanadas, mini burgers no pão de mandioquinha, diversos lanches, hot-dogs e beirutes, com opção vegetariana, além de muitos milkshakes e smoothies. Nico, dono da casa, também é dono de vários outros estabelecimentos no bairro, como Salão Vip e o Nico Pasta & Basta - vale a pena visitar!
Endereço: Rua Cisplatina, 31 - Ipiranga
Horário de funcionamento: Terça a quinta, 18h30 às 0h | Sexta e sábado, das 12h à 1h | Domingo, das 12h à 00h
Foto: Reprodução/Site da Nico Hamburgueria
Museum Food Park
Localizado bem ao lado do Museu do Ipiranga, que dá nome ao espaço, o Museum Food Park foi inaugurado em setembro de 2016 e tem feito sucesso. Ao som de boa música ao vivo, o público pode desfrutar de opções de pratos, lanches e cervejas artesanais a preço justo logo depois de um passeio pelo Parque da Independência.
Endereço: Avenida Nazaré, 186 – Ipiranga
Horário de Funcionamento: Terça a domingo, das 12h às 22h
Foto: Reprodução/Facebook Museum Food Park
Damp Sorvetes
A sorveteria mais tradicional do bairro serve sorvetes de sabores peculiares desde 1970. São mais de 100 sabores desenvolvidos pela própria loja, desde os mais tradicionais até alguns mais exóticos - tem doces e salgados. Devido ao sucesso, a casa abriu mais quatro unidades pela cidade. Que tal experimentar um sorvete de gorgonzola com nozes ou manjericão com frutas vermelhas?
Endereço: Rua Lino Coutinho, 983 – Ipiranga
Horário de Funcionamento: Diariamente, das 10h às 20h
Foto: Reprodução/Site oficial da Damp Sorvetes
Museu Vicente de Azevedo
Para quem quer conhecer mais sobre a história do Ipiranga, a dica é visitar o Museu Vicente Azevedo. O espaço conta com um mostruário rico com objetos e itens históricos da família do Conde José Vicente de Azevedo, uma das figuras mais importantes do século XIX. Suas coleções contam tanto a história do bairro como muito da história da cidade. A casa também recebe exposições temporárias.
Endereço: Rua Dom Luis Lasanha, 300
Horário de funcionamento: Segunda a sexta, das 9h às 17h
Foto: Reprodução/Facebook Museu Vicente Azevedo
Atualizado em 29 Ago 2018.