Muitos donos de pets estão optando por dar banho em casa ao invés de levar o animal de estimação em um lugar específico. Mas para que tudo corra bem, é preciso ficar atento(a) aos cuidados básicos na hora de dar banho em cães e gatos em casa.
Sempre pensando em te ajudar, o Guia da Semana entrevistou a veterinária da Cobasi, Carla Storino Bernardes, que reuniu 5 dicas importantes na hora de dar banho em seu cão ou gato. Confira:
*Clique em qualquer imagem para abrir a galeria
TEMPERATURA DA ÁGUA
Dar banho em um pet é muito semelhante a um bebê, pois a água precisa estar morna. A dica é sentir no antebraço para ver se a temperatura está agradável. Jamais use água muito quente, pois pode queimar a pele do animal, ou água gelada, que pode gerar hipotermia.
CUIDADOS ESPECIAIS
É preciso tomar cuidado com a região da cabeça em geral, em especial orelhas e olhos. Em relação às orelhas, o ideal é o uso de algodão para que a água não entre no conduto auditivo – é MUITO importante retira-los logo após o banho. Já em relação aos olhos, é importante manter a cabeça do animal levantada para não escorrer o shampoo na região, evitado assim uma possível irritação.
SHAMPOO IDEAL
O shampoo precisa ser levado em consideração, já que existem diversas marcas à venda e nem sempre elas são as melhores à pelagem do animal. Vale a pena perguntar a um profissional qual é o melhor shampoo indicado para a raça do seu animal, pois a sensibilidade da pele e o pelo mudam bastante.
Após o banho em petshop, é bem comum os pets voltarem perfumados. A veterinária Carla Bernardes diz que a prática não é obrigatória, indo a gosto do dono. Mas vale a pena ressaltar que o olfato dos pets é mais aguçado que o dos donos e algumas vezes o cheiro forte pode irritar o animal.
CUIDADOS NA SECAGEM
Na hora de secar, o secador é item obrigatório. O ideal é secar o animal com secador em temperatura morna e nunca deixar o pet exposto ao frio após o banho.
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 9 Set 2024.