Guia da Semana

Nos últimos anos, os animais de assistência emocional têm ganhado cada vez mais visibilidade como uma forma de terapia complementar para pessoas que enfrentam desafios emocionais.

Esses bichanos proporcionam apoio afetivo, ajudando a aliviar sintomas de ansiedade, depressão, luto e estresse. A simples companhia desses animais pode promover sensações de conforto e segurança, impactando positivamente o bem-estar mental de seus donos.

De acordo com a Petz, a interação com esses bichinhos (sejam cães, gatos, coelhos ou outros), pode oferecer conforto em momentos de crise. A conexão emocional e o afeto que proporcionam são suficientes para promover estabilidade emocional.

Veja 5 benefícios dos animais na saúde de seus donos:

1. Liberação de ocitocina

Acariciar um animal libera ocitocina (conhecido como "hormônio do amor"), que diminui o estresse e promove uma sensação de bem-estar.

2. Combate à tristeza

A companhia constante do animal ajuda a reduzir sentimentos de solidão e tristeza, proporcionando conforto emocional em momentos difíceis.

3. Aumento da confiança e autoestima

Cuidar do animal fortalece a sensação de responsabilidade e pode melhorar a autoestima, além de facilitar interações sociais.

4. Diminui o risco de doenças cardíacas

A convivência com animais ajuda a reduzir a pressão arterial, diminui o risco de doenças cardíacas e reforça o sistema imunológico.

5. Incentivo à prática de exercícios

Isso vale especialmente para cães, uma vez que esses animais de assistência emocional estimulam atividades físicas diárias, como caminhadas e brincadeiras, ajudando a manter o tutor mais ativo.

Por Giulia Frazão

Atualizado em 4 Out 2024.