Apesar de ser uma iguaria tão brasileira, só há pouco tempo a tapioca foi conquistar o Brasil todo. E ela certamente veio para ficar. A tapioca foi não só reconhecida por quem busca uma vida fitness, mas também por aqueles que gostam de sabor. Salgada ou doce, a tapioca é uma delícia para qualquer momento do dia.
Porém, apesar de parecer simples, nem todo mundo acerta no ponto da tapioca. Não basta colocar a massa na frigideira e rechear, há alguns truques. Quer saber quais são eles? Confira na galeria algumas dicas para fazer a tapioca perfeita.
Para deixar crocante: peneire
O segredo da consistência crocante da tapioca é passar a farinha pela peneira. Quanto mais fina você deixar a massa, mais crocante e molinha a sua tapioca vai ficar. Para peneirar, pressione uma colher sobre a tapioca já posta na peneira até ela passar por inteira.
Tamanho certo
O tamanho e espessura da tapioca vai depender do gosto, mas segundo Wanderson o padrão é de cerca de 15 cm de diâmetro (80g). Quanto mais fina, maior o risco de que a massa fique ressecada.
A panela ideal
A tapioca pode ser feita em uma frigideira teflon, panela de ferro específica para o produto ou chapa. Segundo Jorge, normalmente não é preciso adicionar nada ao recipiente, pois a própria tapioca já é antiaderente, porém em uma frigideira mais áspera talvez um pouco de manteiga seja necessário para que ela não grude.
O ponto certo
Com o fogo médio para alto, basta espalhar a massa pela panela ou chapa usando uma colher, espalhando até formar um círculo. Abafe a tapioca com a tampa, para um cozimento mais uniforme.
Quando você mexe a frigideira e a tapioca se movimenta significa que está no ponto. É possível virá-la nesse momento, mas não é necessário assá-la dos dois lados, dependendo do gosto. No ponto certo, a tapioca deve estar úmida, sem desmanchar ou quebrar.
Recheando
O recheio deve ser adicionado sobre a tapioca ainda no fogo, geralmente sendo colocado apenas de um lado da goma. Uma dica legal é fazer uma tapioca um pouco mais grossa quando o recheio for doce para que as caldas não vazem. Já na salgada pode fazer mais fininha para deixá-la mais crocante.
Ela pode ser servida aberta, dobrada em meia lua, como é mais comum, ou enrolada. Para deixar a massa mais macia o segredo é regá-la com manteiga de garrafa.
Onde gardar a farinha de tapioca?
O melhor lugar, segundo os especialistas em armazenamento, seria em temperaturas baixas, como a geladeira (e não no congelador). O pote deve ser bem fechado, e fique de olho na validade!
Por Marina Marques
Atualizado em 6 Jan 2016.