A edição 2022 da famosa lista "The World's 100 Best Restaurants" foi divulgada em Londres, na Inglaterra, e seis restaurantes brasileiros fazem parte desta seleção, sendo quatro em São Paulo e dois no Rio de Janeiro.
Assim, o Guia da Semana te conta um pouco mais sobre os seis restaurantes brasileiros que fazem parte da World’s 100 Best Restaurants 2022. Confira:
Maní Manioca | 96º lugar
Em março de 2006, o Maní abria as portas em ambiente contemporâneo e de aura solar, em que a busca pela simplicidade e aconchego guiaram o projeto arquitetônico. Com a filosofia de servir os mais frescos ingredientes numa experiência que combinasse técnica e memória afetiva, além de invenção e tradição, o restaurante se tornou um sucesso local e internacional. Manteve, contudo, os valores de sua fundação e cresceu – o grupo tem também a Casa Manioca (espaço de eventos), o Restaurante Manioca (no Shopping Iguatemi) e a Padoca do Maní (com uma matriz na Joaquim Antunes e uma filial no Shopping Iguatemi).
Endereço: Rua Joaquim Antunes, 210 - Jardim Paulistano, São Paulo
Lasai | 78º lugar
O Lasai, restaurante cosmopolita do chef Rafa Costa e Silva e sua mulher, Malena Cardiel, conta com uma gastronomia ao mesmo tempo inédita, vibrante, leve, madura e sensual. Usando técnicas modernas e insumos brasileiros cultivados em suas próprias hortas e na de pequenos agricultores do Rio de Janeiro, Rafa cria pratos com ênfase em legumes e verduras sem dispensar o uso dos produtos mais frescos do mar e as melhores carnes.
Endereço: Largo dos Leões 35 - Humaitá, Rio de Janeiro
Fotos: Reprodução/Site Oficial Lasai | Reprodução/Site Oficial Lasai
EVVAI | 67º lugar
Moderno, criativo e comandado pelo chef Luiz Filipe Souza, o Evvai, de raízes italianas, ocupa a 67ª posição na lista. Oferecendo um menu que entrelaça as tradições do antigo continente com a contemporaneidade brasileira, o estabelecimento se considera uma 'cozinha Oriundi', termo que, na Itália, é usado para definir os imigrantes e descendentes italianos ao redor do mundo. O menu do Evvai reflete inspirações ora italianas, ora brasileiras, ora ambas, traçando paralelos e conexões entre tradição e contemporaneidade, entre Brasil e Itália.
Endereço: Rua Joaquim Antunes, 108 - Pinheiros, São Paulo
D.O.M | 53º lugar
Comandado pelo chef Alex Atala, o D.O.M ocupa o 53º lugar da lista. Criado em uma época na qual havia pouco conhecimento sobre os sabores do Brasil, em 1999, o estabelecimento oferece um menu degustação que conquistou o coração dos jurados. O menu inclui frutos do mar, carne e peixe, com os ingredientes mais frescos do dia, elaborado no momento, respeitando as restrições alimentares de cada um.
Endereço: Rua Barão de Capanema, 549 - Jardins, São Paulo
Oteque | 47º lugar
Localizado em um antigo casarão de 1938 no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro, o Oteque é o templo da culinária moderna e única à base de frutos do mar de Alberto Landgraf. Com seis grandes mesas redondas de madeira que se abrem para uma cozinha totalmente aberta e um tanque de peixes, o local permite que os hóspedes possam admirar os chefs trabalhando. Landgraf prefere os produtos à técnica, e serve uma cozinha minimalista com um sabor sensacional sem parecer exigente.
Endereço: Rua Conde de Irajá, 581 - Botafogo, Rio de Janeiro
A Casa do Porco |7º lugar
Em 2015, Jefferson Rueda realizou o sonho de abrir, junto com Janaína Rueda, A Casa do Porco, restaurante autoral no Centro de São Paulo onde pôde unir sua vasta experiência às suas grandes paixões: porco, fogo e açougue. Desde então, se dedica ao porco como protagonista desta cozinha caipira preparada com técnicas de vanguarda. Estudando, pesquisando, mapeando toda a cadeia produtiva e criando os próprios porcos – dos quais aproveita do focinho ao rabo -, ele apresenta uma cozinha conceitual brasileira genuína, inovadora, criativa e democrática.
Endereço: Rua Araújo, 124 - República, São Paulo
Por Amanda Matos
Atualizado em 2 Set 2022.