Não tem como negar: sair para comer é de longe um dos passeios preferidos dos paulistanos. A boa notícia é que opções de roteiros gastronômicos em São Paulo não faltam. Com tantos restaurantes e points deliciosos, é possível encontrar ruas especializadas em comes e bebes.
Para explorar a cidade de uma maneira diferente e de quebra conhecer um restaurante novo, o Guia da Semana fez uma lista com 8 ruas gastronômicas imperdíveis em São Paulo! Confira:
RUA AVANHANDAVA
Localizada próxima à estação Anhangabaú do metrô, em uma travessa da Rua Augusta, a Rua Avanhandava é o lugar ideal para os amantes da culinária italiana. Mas não só isso, a rua por si só já é uma atração: decorada com flores e postes de luz, o local faz com que seus visitantes se sintam em Paris.
Revitalizada no ano de 2007 e inspirada nas cidades europeias, passou por transformações como o seu estreitamento e chama atenção por abrigar vários restaurantes imperdíveis, todos da famosa família Mancini. Entre as opções gastronômicas: Restaurante Madreperola, Cantina Famiglia Mancini, Pizzaria Famiglia Mancini e Walter Mancini Ristorante.
RUA DOS PINHEIROS
Quando pensamos em rua gastronômica, não tem como não falar da Rua dos Pinheiros. Sempre com muito a oferecer durante o dia todo, essa rua abriga não só baladas de todos os tipos, mas também alguns dos melhores restaurantes de São Paulo.
Dentre algumas das opções que encontramos por lá, está a culinária espanhola do Almodovar, a francesa do Le Jazz Brasserie, a italiana da Cantina Gigio, a nordestina do Consulado da Bahia, a vegetariana do Goshala e a mexicana da Cantina El Mariachi. Já para quem prefere hambúrguer, o disputado Meats, que serve burgers preparados com carne selecionada e com molhos feitos na própria casa, é uma ótima opção.
RUA TREZE DE MAIO
Mais uma rua em São Paulo dedicada aos amantes de comida italiana! A Rua Treze de Maio, no bairro do Bixiga, é parada obrigatória para quem procura as melhores cantinas da cidade. Cantina Roperto, Villa Tavola, Cantina L'italiano são alguns dos nomes mais famosos da rua.
Para quem quiser fugir das massas, o cardápio suculento do Templo da Carne, do chef Marcos Bassi, e os frutos do mar do Mexilhão são ótimas opções. Outro destaque fica por conta do cardápio variado do Jamile, restaurante do chef Henrique Fogaça.
RUA ITAPURÁ
Nos últimos anos, o Tatuapé ganhou tantos bares e restaurantes novos que entrou para o roteiro gastronômico de São Paulo. A Rua Itapura abriga dezenas de casas imperdíveis, que vão da comida mexicana ao tradicional italiano. Quem passa por lá encontra algumas boas opções para satisfazer até os mais exigentes. La Buena Onda, Restaurante Família Yannelli, La Pergoletta, Tantra, Flying Sushi e Pizzaria 1900 são algumas das opções.
RUA GALVÃO BUENO
O Bairro da Liberdade é realmente um pedaço do Japão na cidade de São Paulo. A imigração dos japoneses para o Brasil começou em 1908 e, desde então, calcula-se que há mais de 400 mil japoneses e descendentes morando na capital. Na bagagem, esses imigrantes trouxeram gastronomia, literatura, cultura, arquitetura, bugigangas tecnológicas e um novo point aos paulistanos.
A Rua Galvão Bueno é o melhor lugar para quem quer se deliciar com a gastronomia do bairro. Quem passa por lá de domingo pode curtir uma incrível feirinha ao ar livre onde pratos tradicionais são servidos a preços bem acessíveis: o Yakissoba é o mais pedido!
RUA GUAIMBÉ
A Mooca, como bom reduto italiano, também é uma ótima opção para quem quer diversidade quando o assunto é comer bem. A Rua Guaimbé traz ótimos italianos e também bares para curtir à noite. Quem quer saborear uma boa pizza não pode deixar de passar pela Antonietta e também na A Pizza da Mooca. O restaurante Cappela do Frade oferece rodízio e cardápio de pizzas, bem como um delicioso buffet diverso. O Flamingo Bar também é uma ótima opção por lá, já que tem um dos melhores petiscos da cidade.
RUA PEDROSO ALVARENGA
A charmosa rua do Itaim Bibi tem opções que não acabam mais. Diferente das ruas com pegada italiana, a Rua Pedroso Alvarenga tem um ar bem moderno e casas bem recentes. Alguns do lugares mais disputados são o Le Bife, restaurante com consultoria do chef Erick Jacquin, o L'Entrecôte de Paris e o Miso, de culinária oriental. Outras opções que fazem sucesso por lá são os restaurantes Serafina, Kibô Sushi e Ambrosia Restaurante.
RUA HADDOCK LOBO
Na Rua Haddock Lobo é possível encontrar gastronomias diversas em um ambiente aconchegante que foge da agitação da Av. Paulista. Entre as opções está o agitado Paris 6, com funcionamento 24 horas e muita fila nos horários de pico; o imponente A Figueira Rubaiyat; o Arábia, com sua culinária libanesa; e também a Cantina do Piero. Quem quiser uma refeição mais sofisticada pode visitar o Amadeus e sua deliciosa seleção de peixes e frutos do mar.
Veja mais roteiros gastronômicos no Guia da Semana:
+ 10 restaurantes saudáveis em São Paulo que valem a pena
+ Hamburgueria Buzina inaugura unidade em Pinheiros; saiba mais!
+ Jefferson Rueda inaugura restaurante de 'porco quente' no Centro de SP
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 28 Fev 2018.