Guia da Semana

Fotos: Divulgação

O prato Família Feliz oferece todos os sabores e significa união

Ao contrário do calendário ocidental, o Ano Novo Chinês é orientado pela trajetória da Lua, o que faz da data móvel. Esse ano, o dia em que o satélite inicia um novo ciclo acontece no domingo, dia 14, bem no meio do carnaval.

O calendário chinês reverencia os 12 animais que se colocaram ao lado de Buda enquanto passava por um longo período de meditação. O período que agora inicia é regido pelo Tigre, que representa grandeza, altivez e aventura. Para celebrar, os chineses realizam ceias em casa ou em restaurantes.



Harumaki ou rolinho primavera, um petisco chinês que caiu no gosto do mundo

Por conta da festa momesca, poucos restaurantes típicos chineses prepararam pratos especias para a ocasião. Mas isso não é problema para aqueles que querem curtir a celebração. Veja os pratos típicos e algumas casas que o servem:

Peixe: Em qualquer forma de preparo , o prato simboliza fartura e é obrigatório nas mesas chinesas durante a comemoração do Ano Novo.

Moti: O bolinho de massa de arroz significa o respeito à tradição e ao trabalho.

Família feliz: prato que representa a união familiar. Reúne grelhados de carne, frango e peixe, mais anéis de lula e legumes, tudo no mesmo prato. Para os chineses, estão dispostos todos os gostos das refeições salgadas, agradando assim a todos.


Yakissoba com legumes, indicado para o verão carioca

Restaurantes chineses no Rio de Janeiro

Mr. Lam:
Uma das referências em comida chinesa no Brasil. O chef Mr. Lam cuida diretamente da sua única casa, onde apresenta pratos tradicionais com personalidade. Há opções desde espetinhos de camarão com molho secreto até menu-degustação com o clássico pato laqueado.

Chon Kou: Conhecer os pratos tradicionais e bem executados da milenar cozinha chinesa com vista para a Praia de Copacabana. Isso é possível no Chon Kou, estabelecimento aberto em 1972, um dos restaurantes orientais mais antigos da cidade. No cardápio, Wang Tung, Ninho de passarinho, Risoto Shop Suey e o irresistível Moo Shu: finas folhas de massa de trigo que o próprio cliente recheia com porco finamente desfiado com gengibre, broto e outros condimentos.

Via China: Robert Huther sempre foi apaixonado por culinária oriental, e resolveu fazer do sonho realidade. Em Botafogo, abriu o primeiro Via China em 1995. Atualmente são três lojas que trabalham tanto no sistema de bufê quanto de pratos à la carte. Oferece também com os cortes de peixe da gastronomia japonesa.

Primeira Pá: Pouquíssimos cariocas sabem que, ao lado do Clube América, existe a Associação Cultural Chinesa, difusora das artes marciais, dos costumes e também da gastronomia do país. O chef Koychi cuida da cozinha há 20 anos, oferecendo pratos do mais simples arroz colorido a iguarias como barbatanas cozidas, só consumidas pelas pessoas mais antigas da colônia.

Atualizado em 7 Ago 2012.