Cerveja quente é o tipo de bebida que não desce - a não ser que você esteja mais pra lá do que pra cá. E para um bom bebedor, 'estar trincando' é o ponto certo da breja! Só que atire a primeira pedra quem nunca passou perrengue com um freezer ruim ou uma quantidade imensa de latinhas para gelar de uma só vez – e lá vamos nós para uma lista bem longa, rs.
Para evitar dores de cabeça, vem anotar essas dicas do mestre cervejeiro Alexandre Levy, da Ambev, sobre como gelar a sua cerveja mais rápido:
Tamanho é uma vantagem
Foto: Shutterstock
As latas de alumínio ajudam em relação às variações de temperatura, isso significa que a bebida vai gelar mais rápido. E tem um detalhe, quanto menor, melhor! Se for possível, prefira sempre as latinhas pequenas, ok? Vai ajudar.
Gelo com água é a melhor opção
Foto: Shutterstock
Na hora de encher um balde com gelo, se lembre se adicionar um pouco de água gelada no recipiente. Isso porque o que esfria rapidamente a cerveja é o processo de derretimento. Para mudar do estado sólido para o líquido, o gelo precisa de energia - e é aí que ele busca o calor da cerveja.
Aposte em um cooler
Foto: Shutterstock
O número de cervejas não é pequeno? Então tente usar um cooler para ajudar na hora da consumação. Ao colocar várias latas/garrafas na geladeira e parar de abri-la constantemente, você preserva a temperatura interior. Um cooler com gelo vai quebrar um belo galho e é ótimo para uma reposição frequente.
Adicionar sal não é um mito
Foto: Shutterstock
A água salgada derrete numa temperatura menor do que 0 ºC – o ponto exato depende da concentração de sal. Assim, uma mistura de água e gelo poderá ser mais fria com a adição de sal. Esse truque só funciona quando o gelo está na temperatura de vários graus negativos.
Gire a garrafa!
Foto: Shutterstock
Uma boa dica para sempre beber uma cervejinha gelada - caso você esteja usando baldes - é girar de vez em quando as garrafas. Isso faz com que o líquido que está um pouco quente se misture com o frio e equilibre a temperatura por completo.
Por Juliane Romanini
Atualizado em 2 Abr 2018.