![](http://www.guiadasemana.com.br/photos/event/g-esp-diadapizza_r.jpg)
Frita, em cone, redonda, quadrada, em metro ou fatiada. Não importa de que maneira seja servida, a pizza tornou-se parte do cotidiano de qualquer paulistano. Segundo dados da Associação das Pizzarias Unidas (Apuesp), na cidade são consumidas 370 milhões de unidades por ano - só perde para Nova Iorque (EUA) nesse quesito, ainda que ultrapasse com folga toda a Itália.
Existem registros de que os egípcios já faziam a mistura de farinha com água que originaria a base da pizza. Os napolitanos foram os primeiros a acrescentar temperos, como manjericão e molho de tomate, a um disco de massa assado. No Brasil, ela chegou no início do século XX, por meio dos italianos, e ganhou a criatividade que contribuiu para que novos sabores surgissem.
Dia "P"
O Dia da Pizza foi instituído depois de um concurso que elegeria as 10 melhores receitas de mussarela e margherita da cidade de São Paulo, em 1985. O evento teve tamanho sucesso que o dia do encerramento, em 10 de julho, foi considerado a data oficial de comemoração da iguaria.
Para celebrar a data, a Apuesp organiza um festival com duração de uma semana, em uma festa inédita no bairro da Mooca. Entre 10 e 12 de julho, a associação vai montar barracas com vários tipos de pizza, atrações musicais paulistanas e italianas, além de apresentar a maior pizza feita no Brasil, com mais de 2 metros de diâmetro. Os restaurantes da cidade ainda oferecem um cardápio especial e descontos para comemorar um dos maiores símbolos gastronômicos de São Paulo.
***Sampa Pizza***
Endereço: Rua Catarina Braida, entre as ruas Taquari e Marcial - Moóca
Horário: 10/07, das 18h às 21h; 11 e 12/07, das 11h às 21h
Arte: Fernardo Kazuo
![](http://www.guiadasemana.com.br/photos/event/g-esp-diadapizza2_r.jpg)
Atualizado em 7 Ago 2012.