Ligado ao complexo do Senac Pelourinho, o Museu da Gastronomia Baiana (MGBA) é o primeiro da América Latina totalmente dedicado à gastronomia. Ao invés de apresentar pinturas e esculturas, o museu traz as histórias das comidas típicas baianas, como acarajés, vatapás e moquecas, além de referências étnicas, sociais e culturais que fazem parte da gastronomia da Bahia.
O MGBA abriga teatro, arena e restaurante. Logo na entrada, o visitante se depara com as Muralhas de Santa Catarina, o mais antigo e importante marco arqueológico de Salvador, que data da fundação da cidade. O acervo do museu é composto por filmes, fotos, maquetes e utensílios de vários tipos de materiais que ajudam a sintetizar a formação da culinária brasileira.
Grandes painéis fotográficos sobre temas diversos e assinados por renomados fotógrafos também fazem parte do acervo. Além da exposição permanente, o museu conta com instalações específicas sobre o acarajé e a mandioca, além de vitrines rotativas com homenagens alternadas periodicamente. Na saída, o visitante ainda passeia pela lojinha de lembranças, onde poderá adquirir doces em compota, livros de culinária ou até mesmo tomar um café.
Mapa do local
Museu da Gastronomia Baiana
Horário(s) Segunda a sábado, 9h às 11h e 12h às 17h20.
Telefone (71) 3324-4553
Atualizado em 29 Mai 2013.