Inaugurado em 1975, o Museu do Relógio nasceu da paixão por relógios de seu idealizador, o professor Dimas de Melo Pimenta. Inicialmente composto por exemplares de sua coleção particular, o acervo passou a receber também doações de diversas peças, que hoje estão entre os mais de 600 modelos expostos no local.
Após ser reformado e ampliado, o espaço iniciou 2011 com novas atrações, como o Relógio Atômico, utilizado nos sistemas de navegação, telecomunicações, telefonia, padronização de medidas e pesquisas espaciais. Algumas peças curiosas são o relógio de sol, um modelo que além de marcar as horas também funcionava como cofre e o relógio cujos os ponteiros giram no sentido anti-horário.
Neste passeio, que proporciona uma viagem no tempo por meio do objeto tão fundamental no dia a dia das pessoas, ainda é possível encontar os primeiros modelos de relógios de ponto, os cucos de origem europeia, as engenhocas que misturam a contagem do tempo com outras peças - como o relógio-gramofone e o relógio-cafeteira.
Mapa do local
Museu do Relógio
Horário(s) Segunda a sexta, 9h às 11h30 e 14h às 17h; segundo sábado do mês, 9h às 11h30 e 14h às 17h.
Telefone (11) 3646-4000
Atualizado em 29 Out 2013.