O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, localizado na região centro-oeste do estado de Goiás, é uma unidade de conservação natural que reúne cachoeiras e belas paisagens ao longo de três cidades: Alto Paraíso de Goiás (229 km de Brasília), São Jorge (265 km de Brasília) e Cavalcante (308 km da capital federal).
Além de suas belezas naturais, a Chapada dos Veadeiros oferece uma pegada esotérica e mística aos seus visitantes - acredita-se que o local é frequentado por vida extraterrestre. Quem quiser se aventurar entre os paredões rochosos e trilhas da região precisa conhecer este roteiro imperdível do que se fazer por lá:
Cachoeira Louquinhas - Alto Paraíso (GO)
Localizada no município de Alto Paraíso, a Cachoeira Loquinhas é uma das únicas onde se é possível chegar apenas por trilha. O fácil acesso não tira a beleza de um dos lugares mais visitados na Chapada dos Veadeiros. A queda d'água forma uma piscina natural de água cristalina e tom esverdeado, onde é possível mergulhar e se refrescar.
Cachoeira Santa Bárbara - Cavalcanti (GO)
Uma das quedas d'água mais bonitas da Chapada dos Veadeiros é a Cachoeira de Santa Bárbara. Localizada na cidade de Cavalcanti, a cachoeira forma um poço extremamente cristalino e colorido, com águas que vão do laranja ao turquesa. Chegar até esse paraíso natural não é fácil, mas vale todo o esforço: o turista precisa percorrer 25 km até a comunidade Kalunga Engenho II (maior reserva de quilombolas do Brasil) e ir até o CAT (Centro de Atendimento ao Turista) para contratar um guia que vai levá-lo até o local. Da comunidade até a cachoeira o turista ainda precisa encarar 5 km percorridos a pé, em uma trilha de dificuldade média.
Trilha dos Saltos, Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros - São Jorge (GO)
A entrada para o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é feita pela cidade de São Jorge, a 265 km de Brasília. É dentro do parque que os visitantes encontram a Trilha dos Saltos, que possui 12 km de ida e volta num percurso acidentado e pedregoso, o que eleva a dificuldade do trajeto. Mas quem encara este desafio é recompensado por belíssimas cachoeiras, provenientes dos saltos do Rio Preto, como a Cachoeira do Salto de 120 metros ou a do Salto de 80 metros (foto). Um delicioso banho nas corredeiras do rios também faz parte do passeio.
Trilha dos Cânions, Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros - São Jorge (GO)
Ainda dentro do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, na cidade de São Jorge, é possível realizar a Trilha dos Cânions, muito procurada pelos turistas do parque. Com 5,2km de um percurso simples, no entanto cansativo e com trechos íngremes, é possível conhecer dois cânions e de quebra se banhar nas Cachoeiras das Cariocas, um complexo com cachoeiras de cerca de 20m e com diversas piscinas naturais - em alguns pontos é possível até curtir as quedas d'águas como se fosse uma hidromassagem.
Vale da Lua - São Jorge (GO)
Um dos locais mais misteriosos e diferentes da Chapada dos Veadeiros - e que com certeza merece a sua visita - é o Vale da Lua. O vale abriga diversas formações rochosas esculpidas pelo tempo e pela força das águas do Rio São Miguel. As crateras de cores acinzentadas têm um quê de esoterismo por lembrar bastante o território lunar. A trilha para chegar ao local é curta e ainda abriga piscinas naturais e outras formações rochosas exóticas.
Catarata dos Couros - Alto Paraíso (GO)
No município de Alto Paraíso, a Catarata dos Couros é um dos poucos passeios onde o acesso é gratuito e não é obrigatória a presença de um guia turístico (apesar de ser indicado a contratação de um para se chegar ao local). Enormes quedas d'água de uma beleza sem igual podem ser apreciadas pelos visitantes, além de ainda ser possível curtir piscinas naturais de águas sossegadas e cristalinas em pontos mais tranquilos.
Cachoeiras Almécegas I e II - São Jorge (GO)
Localizadas dentro de uma propriedade privada (a Pousada Fazenda São Bento), na cidade de São Jorge, as Cachoeiras Almécegas I e II contam com uma beleza exuberante. Por meio de uma trilha autoguiada de 1,5km, o visitante chega a um mirante voltado para a primeira cachoeira - um paredão de quartzito por onde a água escorre em meio às árvores e plantas. De lá, o turista segue uma trilha curta, mas bastante íngreme, até o poço de água transparente. Para chegar à Almécegas II, a trilha de 7 km a partir da portaria da pousada pode ser percorrida de carro, e depois caminha-se por 200m até a queda. A fazenda ainda oferece a prática de rapel, tirolesa e passeios a cavalo.
Confira mais roteiros de viagens em nosso canal.
Atualizado em 6 Mai 2019.