O país é tropical, mas os lugares para aproveitar o inverno no Brasil não são poucos. Além de comer uma boa fondue, a estação também é perfeita para beber um delicioso vinho, passear de trem e curtir paisagens montanhosas. Por mais que o sul seja um dos destinos mais procurados, há outras dicas de lugares interessantes para conhecer - inclusive no Rio de Janeiro.
Para explorar novos pontos turísticos durante o inverno, conheça 10 lugares incríveis para curtir o frio no Brasil:
Segue a gente no Instagram! Novidades, promoções e dicas quentinhas! ► @portalobaoba
Petrópolis - Rio de Janeiro
Para quem aprecia cidades que reúnem belas paisagens e passeios históricos, Petrópolis é um ótimo destino. O cartão-postal da cidade é o Palácio Imperial, onde a família real morava. Sua arquitetura rebuscada e os amplos jardins impressionam qualquer um que passa por ali. As catedrais também são um ponto forte do turismo local. Se aventure em uma das charretes que circulam pelas ruas e vá até o centro conhecer a bela catedral de São Pedro de Alcântara. Outro passeio interessante ali perto é conhecer casas em que moraram personalidades como Santos Dumont e a princesa Isabel.
São Roque - São Paulo
Há poucos quilômetros da capital paulista está São Roque, uma cidade eclética que agrada tanto famílias como casais e grupos de amigos. Um dos pontos fortes do município é o fato do destino ser perfeito para um bate volta de final de semana. Entre as atrações turísticas estão o Ski Mountain Park, uma espécie de miniestação de esqui em meio à cidade, e a Estrada do Vinho (com cerca de 10 km de extensão), complexo de restaurantes que possuem a opção de conhecer a vinícola, colher uva e provar de seus vinhos recém-fabricados.
Canela - Rio Grande do Sul
Frio e natureza fazem de Canela, cidade localizada no Rio Grande do Sul, um destino agradável para amantes da natureza, gastronomia e frio. Com muitas opções de parques arborizados com as espécies mais tradicionais do clima frio, como as araucárias. Os parques oferecem atividades tanto para aqueles que buscam ficar tranquilos tirando fotos quanto para os aventureiros, como andar de pedalinho. A atração mais famosa de Canela é a Cascata do Caracol. Afinal, não é todo dia que se pode ver uma queda d’água de 131 metros de um elevador panorâmico.
Gramado - Rio Grande do Sul
É impossível falar sobre o inverno no Brasil e não citar Gramado, que, aliás, fica próxima a Canela, no Rio Grande do Sul. O lugar se destaca por seu clima aconchegante, culinária de primeira - principalmente carne e chocolate -, e boas opções de compras. Os jardins das mais variadas flores são tão exuberantes que até batizam regiões da cidade como a Avenida das Hortências. Aliás, a avenida traz inúmeros barzinhos que servem iguarias da estação como fondue e massas. Não bastassem as belezas naturais, Gramado também é referência da cultura europeia no país.
Poços de Caldas - Minas Gerais
Poços de Caldas é um dos lugares mais procurados no estado de Minas Gerais para desfrutar do frio e da culinária mineira. Além das paisagens, é possível aprender um pouco mais sobre os cristais brasileiros e suas formas de produção. Os aventureiros também têm espaço no município. A Serra de São Domingos é perfeita para a prática de voos livres, trekking e esportes radicais. Um teleférico permite que você veja de cima as belas paisagens.
Monte Verde - Minas Gerais
Se fosse considerado um município, Monte Verde seria o 2º mais alto do Brasil, perdendo apenas para Campos do Jordão. O local abriga mais de 200 aconchegantes pousadas, que oferecem tudo o que o turista precisa para curtir os dias frios. Além disso, quem gosta de aventuras precisa percorrer a Trilha do Pico do Selado, trajeto que permite que os aventureiros deixem uma mensagem em um livro que fica dentro de um tupperware ao seu final.
Campos do Jordão - São Paulo
Considerada a cidade mais alta do país (1628 metros de altitude), Campos do Jordão também é conhecida como a Suíça brasileira. O apelido não se dá pelo IDH, mas sim pelas construções e pelo clima europeu que envolve a estância climática. Hospedagens, restaurantes e passeios não faltam no roteiro, mas é preciso reservar alguns trocados porque o destino não é dos mais baratos. O Centro Turístico reúne os hotéis e estabelecimentos de apoio aos turistas, enquanto o Centro Comercial traz as lojas, mercados e a rede bancária.
Morretes - Paraná
O Paraná tem suas belezas e uma delas é a cidade de Morretes, que fica cerca de 380km de São Paulo. O município é um dos mais antigos do estado e possui um clima colonial. Seu centro possui construções históricas que valem a visita, além de sua gastronomia diferenciada, como o prato regional ‘barreado’, em que a carne é cozida em panela de barro vedada com farinha de mandioca por mais de 12 horas. Não deixe de fazer o passeio de trem para se deslumbrar com as montanhas da região.
Cunha - São Paulo
A cidade de Cunha fica localizada a 223 km de São Paulo, mais precisamente na Serra do Mar, na divisa entre São Paulo e Rio de Janeiro. Conhecido por seu clima romântico, o lugar conta com cachoeiras, trilhas e até um Lavandário, o passeio turístico de maior procura. Com um estilo inspirado no de Pronvence, no sudeste da França, o local atrai turistas que buscam uma paisagem incrível, além de conhecer de perto o plantio e cultivo das lavandas e seu processo de fabricação (transformação em florais e sais). Uma dica é chegar a tempo para observar o pôr do sol, que, do alto da colina em meio à plantação, é de tirar o fôlego!
São Francisco Xavier - São Paulo
A 150 km de São Paulo se encontra o refúgio perfeito para todo o agito e estresse da cidade. Se você é um amante do campo e das temperaturas amenas, as pousadas de São Francisco Xavier são perfeitas para curtir a serra e relaxar. Sem mencionar que a cidade possui inúmeras cachoeiras e trilhas que conquistam qualquer um. E o roteiro gastronômico da cidade é um dos mais tentadores.
Por Redação Oba Oba
Atualizado em 25 Abr 2018.