Sair da zona de conforto pode ser difícil para muitas pessoas, mas é sempre esclarecedor e surpreendente. Uma das maneiras de descobrir universos novos é viajar sozinho (a). Além desse tipo de viagem abrir portas para uma nova cultura, ela também é uma ótima oportunidade para o viajante amadurecer, aprender um novo idioma e fazer novas amizades!
Ao redor do mundo existem milhões de possibilidades te esperando e lugares maravilhosos para serem descobertos. A boa notícia é que existem países mais propícios para receber estrangeiros que querem estudar e imergir na cultura local.
Pensando nisso, o Guia da Semana fez um roteiro com 9 países para viajar sozinho e aprender um novo idioma. Confira:
QUEENSTOWN (NOVA ZELÂNDIA)
A Nova Zelândia é um país rico em belezas naturais e paisagens de tirar o fôlego. Somado a isso, acrescente uma ótima qualidade de vida e um índice bem baixo de criminalidade, o que torna o destino um verdadeiro paraíso. O país está atraindo cada vez mais brasileiros, que encontram no local uma ótima oportunidade para estudar, aprender inglês e até mesmo arranjar emprego.
Situada na Ilha Sul do país, Queenstown é conhecida por ser a cidade dos esportes radicais. Tal título não é pra menos, já que a cidade oferece mais de 150 opções de atividades, sendo a mais famosa o bungee jump. A cidade é a opção perfeita para quem quer aprender inglês e conhecer pessoas jovens e animadas. Por estar perto de pontos turístico famosos, o local é perfeito para quem curte fazer viagens curtinhas aos finals de semana.
SIDNEY (AUSTRÁLIA)
Provavelmente você conhece alguém que já viajou para a Austrália ou então que gostaria de ir! Isso porque o destino tem se tornado hit de viagem entre os aventureiros e para quem quer conhecer uma cultura nova, mas que lembre a nossa – dizem que a Austrália é o Brasil que deu certo. Será?
Sidney, capital do país, mistura o melhor dos dois mundos: cidade grande com opções de praias incríveis. Não é à toa que é possível encontrar muitos estudantes brasileiros por lá. Além de ter melhores escolas e faculdades do país, Sidney possui um clima brasileiro que faz os intercambistas se sentirem mais 'em casa'.
TORONTO (CANADÁ)
O Canadá é um destino incrível para quem gosta de explorar a natureza sem precisar se isolar das grandes cidades. O país da América do Norte possui incríveis parques naturais, lagoas de cor esmeralda, além de mega cidades onde é possível encontrar de tudo um pouco. Talvez essa junção de fatores influencie estudantes do mundo inteiro a irem estudar por lá.
Com as melhores faculdades e escolas de língua do mundo, Toronto é a principal escolha de quem decide conhecer o Canadá. Com muitos estudantes e uma facilidade em encontrar cursos diferentes, o destino é a pedida certa para quem quer novas oportunidades. Por lá, os preços costumam ser mais em conta do que nos Estados Unidos, por exemplo, fator que pesa mais na hora de tomar uma decisão.
CALIFÓRNIA (ESTADOS UNIDOS)
Quando pensamos em conhecer uma nova língua, os Estados Unidos é um dos primeiro países em que pensamos. Isso porque o destino conta com diversas cidades diferentes entre si, além de uma cultura de fácil adaptação. É certo que os preços por lá são mais altos, mas acredita-se que o ensino e as opções de cursos façam valer a pena todo o investimento.
Quem nunca sonhou em viver na Califórnia? O estilo de vida tão conhecido em filmes e séries acaba sendo uma das principais escolhas dos brasileiros na hora de estudar nos Estados Unidos. Praias, parques de diversões, uma vida noturna agitada e muitas instituições de ensino fazem da Califórnia o destino certo para conhecer gente nova e mergulhar em um novo idioma!
NOVA YORK (ESTADOS UNIDOS)
Outra cidade nos Estados Unidos que é sonho de consumo da maioria dos viajantes é Nova York. Com uma infinidade de passeios, o destino é famoso pela cultura cosmopolita e cursos dos mais diversos estilos – estudar em Nova York é o sonho de consumo de 9 entre 10 pessoas.
Por lá, pode-se esperar encontrar um custo de vida mais alto, mas em compensação, você estará em uma das cidades mais incríveis do mundo inteiro. Seja para aprender inglês ou se especializar em um curso, Nova York certamente atenderá seus desejos.
PARIS (FRANÇA)
Sabia que existe um acordo entre o Brasil e a França que facilita o intercâmbio de jovens entre os países? A medida vale para quem tem entre 18 e 30 anos e oferece a oportunidade de estudo no país, com a possibilidade de trabalho. Por isso, o país é a escolha perfeita para quem quer aprender Francês e, quem sabe, começar uma vida por lá.
Por isso, Paris é uma ótima opção de cidade para morar e aprender outra língua. Com muitas opções de escolas e cursos, estudantes de toda parte do mundo se mudam para lá. Outro fator bem importante é que a cidade fica com fácil acesso aos demais países da Europa, como Bélgica e Suíça.
LISBOA (PORTUGAL)
Portugal é um dos destinos que mais agradam os brasileiros que viajam para fora do país. Pela cultura e costumes serem bem próximos aos nossos, conhecer o país é como viajar para um Brasil onde a época colonial nunca acabou. Com universidades de renome e cidades encantadoras, quem decide estudar no país tem a oportunidade de ter contato com uma educação de primeira.
Lisboa é certamente um dos destinos mais charmosos de Portugal e da Europa. O local reúne diversos lugares históricos com vielas e restaurantes aconchegantes, que revelam parte de um passado rico e marcado pela cultura. Por esse motivo, não é incomum ver brasileiros estudando por lá.
BARCELONA (ESPANHA)
Quem escolhe a Espanha como destino de viagem encontra no país muitos pontos positivos: uma ótima qualidade de vida, incríveis opções de estudo e imersão em uma cultura riquíssima. Ao todo são 17 regiões que possuem níveis diferentes de autonomia – sendo que a Catalunha, o País Basco e a Galícia são as mais independentes, possuindo inclusive idioma e leis próprias. Todas as regiões possuem costumes e festas tradicionais, o que contribui para uma experiência bastante distinta aos turistas.
Barcelona é o destino preferido que quem desembarca no país. Parte dessa fama se dá pela quantidade de programas interessantes para se fazer na cidade, o que só tem a acrescentar aos cursos de idioma oferecidos por lá. Não se preocupe: centenas de estudantes ao redor do mundo vão para lá com o intuito de aprender e explorar a cidade, ou seja, muito provavelmente você fará amizades bem mais rápido do que pensa.
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 23 Mar 2018.