Colesterol alto é sinônimo de preocupação e cuidado – ele um dos grandes responsáveis por doenças cardiovasculares como o infarto e o acidente vascular cerebral (AVC). Quem sofre com o problema sabe que praticar exercícios físicos regularmente e manter uma alimentação balanceada são práticas essenciais para controlar o quadro.
A má alimentação é o principal fator responsável pelo desenvolvimento de um quadro de colesterol alto. O descuido com o que se come pode contribuir – e muito – para doenças graves como câncer, infarto e arteriosclerose.
Para controlar os índices dessa substância no sangue é preciso fazer algumas substituições no cardápio. Consumir o leite desnatado ou de soja no lugar do integral e trocar o queijo amarelo pelo branco são alguns exemplos.
O Guia da Semana listou alguns alimentos que atuam positivamente no controle do colesterol alto. Confira:
SALMÃO
O ácido graxo ômega 3, encontrado no salmão e no atum, é essencial ao bom funcionamento do coração e do sistema circulatório. A substância não só reduz os níveis de colesterol e triglicérides, como também tem ação anti-inflamatória, reduz a pressão arterial e evita o entupimento das veias.
FRUTAS VERMELHAS
Por serem ricas em substâncias antioxidantes, que inibem a oxidação do LDL, as frutas vermelhas ajudam no controle do colesterol.
ALHO
Além de ter ação antioxidante, que ajuda no combate de doenças cardiovasculares e melhoram o sistema imunológico, o alho tem um composto ativo chamado alicina que ajuda na redução do mau colesterol no corpo.
SOJA
A soja ajuda a diminuir o colesterol ruim (LDL), aumenta o colesterol bom (HDL) e fortalece o organismo de infecções.
CHIA E LINHAÇA
Além de apresentarem boas quantidades de ômega 3, a chia e a linhaça auxiliam na redução da absorção de colesterol pelo intestino.
ÓLEOS VEGETAIS
Por ter grandes quantidades de fitoesterois em sua composição, o óleo extraído de vegetais, como o de canola, girassol e milho, é um aliado no combate ao colesterol alto.
LARANJA
Os flavonoides, substâncias antioxidantes presentes na fruta, limitam a absorção do colesterol no intestino diminuindo assim os níveis de LDL.
AVEIA
Assim como os grãos integrais, a aveia possui grande quantidade de fibras solúveis, que atuam na diminuição da absorção de gordura pelo intestino.
ALCACHOFRA
Por suas fibras serem resistentes à ação de enzimas, a alcachofra ajuda na diminuição dos níveis de colesterol e triglicérides sanguíneos e redução d risco de obesidade e diabetes.
CHOCOLATE AMARGO
Se consumido com moderação, cerca de 30g, o chocolate amargo pode ajudar no combate ao colesterol alto. Além de saboroso, o chocolate amargo é rico em flavonoides, substância essa que diminui o LDL.
NOZES E CASTANHAS
Se consumidas com moderação, as oleaginosas, que são ricas em gordura poli-insaturada, combatem os efeitos nocivos da gordura.
MAÇÃ
Por ter uma boa quantidade de flavonoides e fibras solúveis, a maçã reduz o índice de colesterol no sangue.
GRÃOS INTEGRAIS
Os alimentos integrais, como trigo e arroz, são ricos em fibras solúveis, que ajudam na redução do colesterol. Além disso, eles ainda ajudam no bom funcionamento do intestino e no emagrecimento (aumentam o efeito de saciedade).
VINHO
Assim como muitos alimentos dessa lista, o vinho tinto também é rico em flavanoides, que possuem propriedades antioxidantes, vasodilatadoras e anti-coagulante plaquetária.
Por Anna Thereza de Almeida
Atualizado em 22 Fev 2016.