Quem tem diabetes precisa ter um cuidado redobrado com a alimentação. Além de manter uma dieta equilibrada e rica em fibras, os portadores de diabetes também precisam excluir do cardápio alimentos como açúcares e gorduras saturadas.
Por outro lado, alguns alimentos ajudam a controlar a doença – principalmente os que possuem baixo índice glicêmico (que é a velocidade com que a glicose entra no organismo).
Sempre pensando na sua saúde e bem-estar, o Guia da Semana reuniu 7 alimentos que ajudam a controlar o diabetes. Confira:
COUVE
Além de ser um alimento antioxidante, ter pouco carboidrato e ajudar a diminuir o colesterol ruim, a couve ainda é rica em vitamina A, vitamina C, vitamina B6, vitamina K, ácido fólico, cálcio, magnésio e fibras.
FEIJÃO
Boa fonte de proteína com um baixo índice glicêmico, o feijão é rico em fibras solúveis, que ajudam a diminuir os níveis de glicose no sangue.
* Lembrando que a lista se estende a todo o tipo de leguminosas, como lentilha, grão de bico e ervilha.
LARANJA
Boa fonte de pectina, que ajuda a baixar o colesterol ruim, a laranja, apesar de ser uma fruta, tem o índice glicêmico bem baixo.
Dica: é melhor comê-la do que fazer um suco.
AMÊNDOAS
Assim como o abacate, as amêndoas ajudam a diminuir o colesterol ruim e aumentar o colesterol bom. Além disso, elas são ricas em vitamina B, vitamina E, fibra, ferro, proteínas, zinco, gorduras insaturadas e magnésio – vale ressaltar que o magnésio ajuda a reduzir o risco de diabetes tipo 2.
AVEIA
Rica em fibras solúveis e vitaminas B, a aveia ainda é fonte de betaglucano, que ajuda a digestão e impede picos dos níveis de açúcar no sangue. A recomendação é de quatro colheres de aveia por dia.
ABACATE
Além de ajudar a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL), o abacate também é rico em gorduras monoinsaturadas, que são ótimas para a saúde e ajudam na resistência à insulina.
LINHAÇA
Rica em fibras solúveis, gorduras boas e ômega 3, a linhaça ainda é fonte de magnésio, que ajuda a controlar a glicemia e liberação de insulina no organismo.
Por A.
Atualizado em 17 Jul 2016.