É comum as pessoas andarem por aí com um nécessaire de remédios na bolsa. Mas sabia que muitos alimentos podem nos ajudar com alguns problemas sem precisarmos recorrer à indústria farmacêutica?
Uma crise de ansiedade pode ser amenizada com chá de hortelã, por exemplo. Ou ainda, você sabia que cólicas menstruais são aliviadas com orégano?
Quer saber mais? O Guia da Semana reuniu 15 alimentos que agem como remédio. Confira!
** lembrando que a consulta a profissionais da saúde é essencial!
Batata doce
A batata doce está recheada de betacaroteno e vitamina A, que auxiliam no sistema imunológico, deixando a gente mais resistente contra doenças como resfriados e gripes. Além disso, é muito eficiente para o controle da diabete.
Chá verde
O chá verde é um analgésico natural que pode ser usado para controlar dores de cabeça e de dente, por exemplo. Além disso, ele pode te dar uma forcinha se você exagerou na alimentação e está se sentindo constipado e com gases. Ele tem propriedades que ajudam reduzir o inchaço e outros problemas digestivos.
Óleo de coco
O óleo de coco provoca um balanço benéfico dos níveis do bom colesterol (HDL) no sangue. Ainda, age na nossa medula óssea, promovendo a fabricação de mais células brancas, responsáveis pela defesa do nosso organismo.
Limão
O limão ajuda a tratar a prisão de ventre porque estimula os movimentos do intestino. Ainda acelera o processo de cicatrização, já que está recheado de vitamina C.
Quinoa
A quinoa é responsável por ajudar a fortalecer a imunidade e ainda está associada a melhora da memória. Além disso, ela está recheada de flavonoides quercetina e Kaempferol, que agem como um anti-viral natural.
Cebola roxa
A cebola roxa tem quercetina e antocianina, dois analgésicos e anti-inflamatórios naturais. É ideal para tratar dores ocasionadas por picadas de insetos, pois bloqueia a sensação de ardência.
Orégano
O orégano tem funções analgésicas. O chá das folhas do tempero é um ótimo remédio natural para cólicas menstruais.
Açafrão
O açafrão possui propriedades de regeneração do cérebro, o que retarda os sintomas causados por doenças como Mal de Azheimer. Também é considerado um ótimo antidepressivo natural.
Chá de hortelã
O chá de hortelã é um digestivo natural, ou seja, vai ajudar com a sensação de peso se você exagerou em alguma refeição. Além disso, ele também tem propriedades calmantes, sendo um ótimo recurso para tratar a ansiedade.
Alho
O alho é um alimento usado desde os primórdios como estimulante das funções sexuais graças as suas propriedades afrodisíacas. Além disso, ele também é um vasodilatador, ou seja, relaxa os vasos permitindo um fluxo maior de sangue para os órgãos sexuais.
Grão de BIco
O grão de bico é rico em potássio, que regulariza o nível de sódio do sangue. Quanto menos sódio, menos inchaço e retenção de líquidos. Além disso, também é um alimento importante para regular os níveis de açúcar do sangue.
Gengibre
O gengibre é um ótimo termogênico capaz de acelerar o nosso metabolismo, favorecendo o emagrecimento. Além disso, também reforça as funções do nosso sistema digestivo. Como se não bastasse, também tem ação antibactericida.
Ovos
O ovo é um alimento que auxilia bastante no ganho da massa muscular, já que está recheado de proteínas de boa qualidade, mas também porque estimula o aumento dos níveis de testosterona.
Beterraba
A beterraba in natura ou em suco pode baixar a pressão arterial, ajudando a combater doenças cardíacas. Isso acontece por causa da betacianina, responsável pela cor da beterraba. Trata-se de um poderoso antioxidante que protege as paredes das artérias, evitando problemas como o derrame.
Cacau
O cacau em pó ou chocolate amargo ajuda bastante pessoas com depressão. A fenetilamina presente no alimento faz com que o nosso cérebro aumente a dosagem de endorfina, nos dando sensação de felicidade.
Atualizado em 18 Jul 2018.