Comer os alimentos certos e ter um sono regulado são os passos mais importantes para vencer a depressão. A alimentação está ativamente associada ao combate ou à piora da doença.
Alimentos como glúten, cafeína e açúcar causam inflamação e podem piorar muito o quadro. Já outros como frutas e legumes frescos, grãos e carnes magras vão te ajudar a ficar menos vulnerável ao mau-humor, stress e a tristeza.
O Guia da Semana preparou uma listinha com alguns dos alimentos que você deve comer todos os dias para se sentir bem. Eles fornecem os nutrientes que seu corpo precisa para combater a inflamação no cérebro, que leva à depressão.
Leite
O leite é fonte de cálcio, um mineral que está associado a eliminação da depressão. Ele ajuda a controlar o nervosismo e ainda regulariza a pressão arterial. Mas o recomendado é tomar o desnatado, que tem menos gordura e mais cálcio.
Chá Verde
Uma pesquisa publicada na edição do American Journal of Clinical Nutrition mostrou que o chá verde é um antídoto poderoso contra a depressão. Segundo o estudo, esse efeito é causado pela theanine, um aminoácido que tem efeito tranquilizante.
Abacaxi
O abacaxi está recheado de um aminoácido chamado triptofano. É a partir dele que a serotonina vai se formar. Caso você não saiba, a serotonina está associada ao bom humor. Por isso, o abacaxi não só ajuda a combater a depressão como ainda age prevenindo a doença.
Aveia
A aveia é rica em vitaminas do complexo B e vitaminas E. Estes nutrientes são importantes para o nosso organismo, pois ajudam a combater a ansiedade.
Soja
A soja é recheada de magnésio, que carrega energia para as nossas células. A falta de magnésio está associada, portanto, ao desânimo e a falta de energia, o que pode ocasionar um processo depressivo.
Mel
O mel é um ótimo estimulador da produção de serotonina, que, como já dissemos, é responsável por regular o nosso bom-humor. Os especialistas recomendam duas colheres de sopa bem cheias por dia.
Nozes
As nozes estão carregadas de selênio, um antioxidante que nos ajuda muito no combate ao estresse e aos sintomas da depressão. Como se já não bastasse, uma pesquisa realizada pelo estado da Pensylvania nos Estados Unidos mostrou que as nozes contam com ômega-3, uma gordura insaturada que está associada à regulação da pressão arterial.
Abacate
O abacate conta com gorduras saudáveis que o nosso organismo precisa. É a fruta que mais possui Vitamina E. Estes componentes ajudam a regular o sistema nervoso, se livrando dos sintomas de depressão e nervosismo. Basta duas colheres da fruta (sem adoçantes) por dia!
Ovos
Os ovos estão recheados de niacina e tiamina, duas vitaminas presentes no Complexo B. Elas estão associadas ao bom-humor. Por isso, é recomendado começar o dia comendo ovos no café da manhã. Assim você já começa o dia se sentindo bem.
Chocolate
É isso aí! O Chocolate está liberado. O alimento ajuda a combater o estresse e a depressão. Ele estimula a produção de tirosina, que ativam os neurotransmissores de serotonina. Mas atenção: vale a versão amarga e quanto mais porcentagem de cacau, melhor!
Atualizado em 18 Mai 2018.