Taquicardia, sudorese, tremores, fadiga e hiperventilação são alguns dos sintomas físicos provocados pela ansiedade. No entanto, uma boa alimentação pode ajudar no combate a esses sentimentos de irritabilidade. É o caso de alimentos como banana, frutas vermelhas, alface e até chocolate.
Por outro lado, alguns alimentos devem ser evitados. Segundo a nutricionista do São Cristóvão Saúde, Cintya Bassi, existem alguns vilões para quem sofre de ansiedade: “é o caso dos energéticos, cafeína, chocolate ao leite, bebidas alcoólicas, refrigerantes, salsichas e outros embutidos, excesso de açúcar e gorduras no geral”.
Ainda de acordo com a profissional, também é preciso ficar de olho na carne vermelha. “Outro alimento para os ansiosos reduzirem o consumo é a carne vermelha, que contém tirosina, responsável pela produção de adrenalina”, complementa a nutricionista.
Diante disso, o Guia da Semana, com a ajuda da nutricionista Cintya Bassi, do São Cristóvão Saúde, listou 10 alimentos aliados no combate a ansiedade e a depressão. Confira:
Acelga e espinafre
"Acelga e espinafre são dois exemplos de alimentos ricos em magnésio, que estimula no cérebro a sensação de tranquilidade".
Alface
"A folha de alface possui substâncias como lactucina, com ação calmante, e ácido fólico, vitamina cuja deficiência se associa à depressão".
Banana
"Essa fruta tem alto teor de triptofano, que também ajuda na produção de serotonina, portanto, contribui para reduzir sintomas de depressão e ansiedade".
Fibras
"Para manter em ordem os níveis de serotonina, hormônio ligado ao prazer, é importante que o intestino funcione bem – para isso, consuma fibras como alimentos integrais, farelo de aveia, linhaça, semente de abóbora, entre outros. E beba água".
Frutas Vermelhas
"Amoras, framboesa, cerejas e outras frutas vermelhas são indicadas".
Especiarias
"O gengibre é um alimento antioxidante, portanto, reduz os níveis de cortisol combatendo a ansiedade".
Jabuticaba e a uva
São fontes de vitaminas do complexo B, necessárias para o funcionamento adequado do sistema nervoso.
Lentilha, feijões e aspargos
"Alimentos ricos em ácido fólico atuam no sistema nervoso e ajudam a evitar a depressão, colaborando para a produção de serotonina no cérebro".
Probióticos
"Alimentos como iogurtes e vegetais em conserva são ricos em probióticos, que melhoram a saúde do intestino e reduzem a ansiedade".
Chocolate 70% cacau
"O teor de cacau do chocolate deve ser acima de 70%. Isso porque o cacau possui substâncias semelhantes a anandamida – neurotransmissor conhecido como “substância da felicidade”, que atua em áreas que regulam o humor".
Por Amanda Matos
Atualizado em 2 Jul 2020.