Um alimento é considerado com calorias negativas quando o corpo consome na mastigação e na digestão energia superior a que a comida oferece em suas calorias. Ou seja, são comidinhas que demandam muita energia para serem digeridas. E por serem pouco calóricas, elas são ótimas opções para quem deseja perder os quilinhos a mais.
O Guia da Semana fez uma lista com 15 alimentos com calorias negativas que você pode incluir na dieta. Confira:
Pepino
O pepino é um ótimo alimento para você incluir na dieta. Possui efeito diurético e ainda está recheado de antioxidantes que retardam o envelhecimento.
Cenoura
A cenoura é um daqueles alimentos que são bons pra tudo. Além de ter caloria negativa, ela possui fibras, zinco e ferro. Melhora a produção de sangue, dá uma ajudinha a mais com a digestão e ainda reforça a nossa imunidade.
Brócolis
O brócolis é um alimento rico em fibras, que dão aquela forcinha pro nosso intestino. Também reduz o colesterol, facilita a digestão, é anticancerígeno, melhora a visão... ufa! Como se não bastasse, ainda tem calorias negativas. Nada mau, né?
Tomate
Além de auxiliar na perda de peso, o tomate também controla diabetes, previne o câncer, faz bem para os cabelos e melhora a qualidade do sono. Ou seja, hora de comer mais tomate já!
Maçã
A maçã é rica em pectina, uma fibra que está associada ao controle da diabetes. A fruta também reduz as chances de uma pessoa ter um AVC (acidente vascular cerebral). Recomenda-se uma maçã média por dia para usufruir de todos esses benefícios.
Beterraba
A beterraba fortalece os ossos, ajuda na perda de peso, já que possui calorias negativas, é ótima para desintoxicar o fígado e ainda melhora a função cerebral.
Laranja
A laranja está recheada de vitamina C, betacaroteno e flavonoides. Os três compostos formam um antioxidante que reforça a imunidade e previne nosso organismo de doenças cardíacas e câncer. Também combate o colesterol, ajuda com o sistema digestivo e, graças ao ácido cítrico, reduz a depressão.
Damasco
O damasco possui vitamina A, que ajuda muito com a nossa visão e os sistema imunológico. Conta ainda com potássio, que regula o nível de água do nosso corpo. A fruta ainda é uma das que mais possui ferro, um composto importante para combater a anemia.
Repolho
Como é pouco calórico e muito nutritivo, o repolho é um ótimo alimento aliado do emagrecimento. Além disso, ele faz bem ao coração, combate o câncer, reforça o nosso sistema imunológico e já foi associado a muitas pesquisas de prevenção do Alzheimer.
Morango
Além de ser uma delícia, o morango ainda ajuda no controle da glicemia, previne o câncer, rejuvenesce a pele e está cheio de antioxidantes.
Pimentão
Os pimentões são ótimos exemplos de alimentos com calorias negativas. O amarelo está cheio de vitamina C, é antioxidante e tem ação antibacteriana. O verde possui muita vitamina E, que ajuda o organismo prevenindo de doenças da garganta, intestino e pulmão. O vermelho possui vitamina C e E e ainda é rico em antioxidantes que nos ajudam a evitar problemas cardiovasculares.
Manga
Além de ser uma fruta deliciosa que promove a saciedade, a manga também ajuda a prevenir a prisão de ventre, fortalece o nosso sistema imunológico e ainda tem ação fotoprotetora. Ou seja, nos protege da ação do sol na nossa pele.
Aspargos
O aspargo é um alimento bastante recomendado para mulheres grávidas, pois ele está cheio de ácido fólico, que ajuda a prevenir problemas de desenvolvimento no bebê. Também é um ótimo alimento para você incluir na sua dieta, já que tem poucas calorias e possui ação diurética.
Melancia
Doce, refrescante e pouco calórica, a melancia é uma opção inteligente para incluir na alimentação. Ela ajuda a reduzir a pressão arterial, é diurética, combate o diabetes e ainda previne o envelhecimento precoce. Além de ser uma deliciosa sobremesa, né?
Abacaxi
O abacaxi é rico em água e fibras e possui pouquíssimas calorias. É por isso que ele é considerado um alimento com calorias negativas. Ele ajuda na digestão e dá uma forcinha para o intestino. E como se não bastasse, está recheado de vitamina C e B.
Atualizado em 9 Mai 2018.