Será que você está reforçando a sua dieta com alimentos ricos em probióticos? Saiba que estes micro-organismos nos ajudam na absorção de nutrientes pelo intestino e ainda dão uma reforçada na imunidade.
Probióticos são bactérias essenciais para a saúde do nosso sistema digestivo. Quando elas estão em falta, podemos ficar mais gripados, sentir a pele mais ressecada e ter problemas com fungos.
Se você quer dar uma turbinada no organismo, veja essa lista de 10 alimentos carregados de probióticos para você incluir na dieta.
Kombuchá
Kombuchá é um bebida fermentada feita a partir do chá preto ou verde. Suas propriedades probióticas se dão porque ela é fermentada por uma colônia de bactérias e leveduras. A bebida ajuda a dar uma turbinada na energia e até a perder peso.
Iogurte
Hoje em dia é recomendado consumir os produtos orgânicos, que possuem mais probióticos. Além disso, vale comprar produtos de boa qualidade e que você confia. Comer iogurte ajuda com a prisão de ventre, pressão alta e na saúde dos ossos.
Picles
Os picles são pepinos que ficam numa solução de água e sal. Eles são fermentados pelas próprias bactérias. Depois de prontos, se tornam uma fonte de vitamina K, que é muito importante para a coagulação do sangue.
Kefir
O kefir é um produto fermentado feito com leite e grãos de kefir. Tem um sabor mais azedo. É parecido com o iogurte, porém tem um número muito maior de probióticos. Como se não bastasse, ainda é cheio de antioxidantes.
Azeitonas curadas
As azeitonas curadas possuem as mesmas características do picles. Depois do processo de fermentação, ajudam para a saúde do sistema digestivo.
Kimchi
O Kimchi é um prato picante típico coreano. É feito com repolho e uma mistura de temperos como gengibre, pimenta, alho e sal. A receita está recheada de bactérias que produzem ácido láctico, que ajuda para que o sistema digestivo fique mais reforçado, melhorando também a imunidade.
Miso
Miso é um ingrediente muito tradicional da cozinha japonesa. É feito a partir da fermentação da soja, cevada ou arroz com a ajuda do fungo Koji. O processo de produção pode demorar até anos. Se você frequenta muitos restaurantes japoneses, já deve ter experimentado a sopa de Miso. Além de deliciosa, é uma importante aliada para a saúde do nosso organismo.
Vinagre de maçã
O vinagre de maçã é uma fonte importante de probióticos. Se você observar a garrafa de vinagre, poderá ver no fundo algo parecido como uma nuvem cinza. É ali que moram os micro-organismos que nos ajudam com o bom funcionamento do intestino.
Shoyu
O molho shoyu é feito a partir de uma mistura de grãos de soja fermentados por micro-organismos. Pode ser usado como tempero de carnes, peixes e saladas. O shoyu tem ação antioxidante e é carregado de vitaminas do complexo B, que dão uma turbinada na nossa disposição do dia-a-dia.
Coalhada
Assim como o iogurte e o kefir, a coalhada é uma grande fonte de probióticos. Além de ter poucas calorias, a coalhada melhora a imunidade e fortalece os ossos e os dentes.
probioticos1.jpg
Veja mais dicas de Bem-Estar no Guia da Semana ;)
Atualizado em 14 Mai 2018.