Tem se falado cada vez mais sobre os alimentos funcionais. Caso você não saiba do que se trata, a nutricionista Ivana Cobe, do método 5S Estilo de Vida Saudável, explica direitinho: "São os alimentos que contêm ingredientes que além de nutrir o organismo, ainda produzem efeitos benéficos à saúde quando consumidos usualmente e acompanhados por hábitos saudáveis".
Eles podem ajudar a regular o açúcar no sangue, auxiliar no controle da dor e até diminuir a probabilidade de doenças degenerativas e câncer – isso só para citar alguns exemplos.
Para você ficar por dentro de todos esses benefícios, o Guia da Semana, com a ajuda da nutricionista Ivana Cobe, listou 10 alimentos funcionais para você incluir na dieta hoje mesmo. Confira:
Salmão
O salmão é rico em Ácidos graxos ômega-3, reduz o colesterol ruim (LDL) e possui ação anti-inflamatória. Recomenda-se comer três porções por semana.
Castanhas
As castanhas são ricas em Ácido Graxo Poli-insaturado (ácido linoleico), o que estimula o sistema imunológico. Também tem ação anti-inflamatória e reduz o risco de doença cardiovascular.
Feijão
Rico em fibras solúveis e insolúveis, o feijão auxilia na redução do risco para câncer de cólon e contribui para o bom funcionamento intestinal. Também auxilia no controle da glicemia (fibras solúveis) e ainda pode aumentar a sensação de saciedade e a diminuição dos níveis de colesterol. Recomenda-se comer 3 gramas por dia.
Frutas vermelhas
Ricas em Catequinas Resveratrol, as frutas vermelhas previnem certos tipos de câncer, reduzem o colesterol e estimulam o sistema imune, além de obterem ação antioxidante. Recomenda-se comer de 4 a 6 xícaras por dia para diminuição do risco de câncer de esôfago e gástrico.
Farinha integral
Broto de feijão
O broto de feijão tem teor de gordura baixo, é livre de colesterol e gordura saturada, é rico em vitaminas, além de ser boa fonte de fibras. Combate anemia, diminui o estresse, favorece o sistema imunológico, ajuda na digestão e na saúde do coração.
Vinagre balsâmico
Rico em polifenóis, o vinagre balsâmico possui características antioxidantes, que combatem os radicais livres, retardam o envelhecimento e previnem contra o aparecimento de tumores cancerígenos.
Folhas escuras
As folhas escuras são ricas em Luteína e Zeaxantina, conferem ação antioxidante, proteção contra degeneração macular (alterações na visão) e catarata. Algumas pesquisas apresentaram bons resultados na diminuição do risco de degeneração macular (40%) e de catarata (19%), com o consumo de 6mg/dia.
Para referência, 4 a 7 porções de hortaliças e frutas fornecem 2 a 4 mg de luteína e zeaxantina.
Aveia
A aveia é rica em Fibras solúveis, insolúveis e beta-glucana (aveia), auxilia na redução do risco para câncer de cólon e contribui para o bom funcionamento intestinal. Auxilia no controle da glicemia (fibras solúveis), pode aumentar a sensação de saciedade e na diminuição dos níveis de colesterol. Recomenda-se ingerir cerca de 3g por dia de beta-d-glucanas (equivalente ao consumo de 40g de farelo de aveia ou 60g de farinha de aveia).
Goiaba vermelha
A goiaba vermelha está recheada de licopeno, possui ação antioxidante, reduz os níveis de colesterol e ocasiona possível prevenção do risco de certos tipos de câncer, principalmente o de próstata.
Atualizado em 18 Dez 2019.