Com a chegada do verão, os cuidados com a pele aumentam. Para quem gosta de curtir um dia ensolarado na praia ou piscina e praticar atividades ao ar livre, o protetor solar é item obrigatório – tanto o de rosto quanto o de corpo. Mas você sabe escolher o protetor ideal para o seu tipo de pele?
Para tirar essa e outras dúvidas sobre os cuidados com a pele no verão, o Guia da Semana conversou com o Dr. Abdo Salomão Jr, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia. Confira:
CUIDADOS BÁSICOS COM A PELE DURANTE O VERÃO
“Limpeza, tonificação, hidratação e fotoproteção são cuidados recomendados durante todo o ano, mas no verão é ideal usar produtos com ação antioxidante antes do protetor. Então, substâncias como Ascorbosilane C, OTZ 10, Alistin e GPS Trealose são ideais para potencializar o efeito protetor do filtro solar. Além disso, a Vitamina C e E antes do fotoprotetor também tem efeito benéfico”.
PROTETOR SOLAR IDEAL PARA CADA TIPO DE PELE
- Pele normal – creme ou gel
- Pele oleosa – gel ou sérum de rápida absorção, com toque seco e com ativos antioleosidade e seborreguladores
- Pele seca – cremes com ativos hidratantes, fortalecedores da barreira
- Pele mista – gel de rápida absorção
- Pele sensível – gel ou creme (dependendo se a pele é mais oleosa ou mais seca), com extratos calmantes e ativos antioxidantes, que potencializem a fotoproteção
- Pele clara – FPS 50 rosto / FPS 30 corpo
- Pele morena – FPS 30 / FPS 20 corpo
- Peles mulatas e negras – FPS 25 / FPS 15 corpo
“Quanto maior o fator de proteção solar, mais oleoso fica o creme. Dessa forma, em geral, se a pele for mais idosa ou mais clarinha, a proteção deve ser mais alta. Agora, se a pele for muito oleosa, o ideal é até FPS 40, porque a partir daí o creme começa a ficar muito oleoso também. Mas de forma geral para peles secas, FPS 30 para peles mais escuras e FPS 50 para peles mais claras garantem boa proteção. Já em relação à pele negra, é necessário pontuar que a necessidade do filtro solar é para todos os fototipos, pois apesar de fotoenvelhecerem com menos intensidade, podem apresentar alterações, como formação de manchas, justamente por terem mais pigmento. Além disso, a pele negra também apresenta riscos de cancerização, pois dificilmente a pessoa percebe o eritema ou vermelhidão inicial ao sol”.
PRODUTOS DE BELEZA COM PROTEÇÃO SOLAR
“Base com proteção solar não é o ideal, mas o contrário é (filtros solares com base). Os protetores protegem bem contra a radiação ultravioleta A e B, mas não protegem bem contra o infravermelho (eles não têm uma proteção total). Já os filtros solares com base tem essa proteção contra o infravermelho, assim como proteção contra a radiação ultravioleta A e B. Então, o ideal é usar um protetor que tenha proteção ultravioleta A, B e que tenha base, que é uma proteção física contra a passagem da luz. O uso de fotoprotetores com antioxidantes, como OTZ 10 e Alistin, ajudam contra esses problemas do infravermelho e luz visível”.
APLICAÇÃO CORRETA DO PROTETOR SOLAR
“O filtro solar deve ser passado na pele do corpo todo, sem qualquer vestimenta, trinta minutos antes da exposição solar e deve ser reaplicado a cada duas horas (em média). Além disso, é indicado o uso de chapéu e óculos, respeitando sempre os horários de exposição recomendados – até às 10h e depois das 16h. Quando não há fotoexposição direta, o filtro deve ser reaplicado a cada quatro horas”.
CUIDADOS NO PÓS-SOL
“Não é aconselhável a exposição solar sem fotoproteção, principalmente se tratando de pacientes de pele mais clara, porque cria-se um estado inflamatório e, com isso, produz espécies reativas de oxigênio, nitrogênio e carbono, que causam danos ao DNA celular, com aparecimento de manchas, flacidez, rugas e também câncer de pele. Mas para amenizar e diminuir os danos, é recomendável usar substâncias com atuação calmante, suavizante, hidratante e antioxidante – neste momento é necessário restabelecer a função de barreira da pele. A Vitamina E, por exemplo, tem ação antioxidante e diminui a vermelhidão da pele. O ácido maslínico também pode ser utilizado, assim como substâncias como Alistin (antioxidante), OTZ 10 (protetor do DNA), Hyaxel (hidratante) e GPS Trealose (aumenta as defesas naturais da pele)”.
Atualizado em 26 Out 2016.