Com ações simples, podemos reduzir bastante a produção de lixo diária e mensal. Basta lembrar que tudo o que levarmos para dentro de casa deve ser consumido ou reaproveitado.
A Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) revelou que o brasileiro produz mais de 300 quilos de lixo por ano. Para ajudar a diminuir este dado alarmante, o Guia da Semana te trouxe 10 dicas para juntar menos lixo dentro de casa! Confira:
Aproveite as receitas
Use a criatividade para aproveitar o alimento todo em suas receitas, tais como galhos, folhas e cascas. Desta forma você evita o desperdício e diminui a produção de lixo diária em sua casa.
Lixinho como adubo
Se não der para aproveitar cascas e restos no preparo de algumas receitas, você pode transformar o seu lixinho orgânico em adubos naturais para as plantinhas da sua casa. Cascas de frutas, por exemplo, são ótimos reforços para a terra.
Limpe com produtos naturais
Você sabia que em sua cozinha é possível encontrar produtos naturais que são até melhores que os produtos de limpeza vendidos no mercado? Vinagre, limão e bicarbonato de sódio são ótimos aliados da sua faxina. Ou seja, se você deixar de comprar galões e potes de produtos de limpeza no mercado, você tanto passa a gerar menos lixo quanto não utiliza produtos químicos que fazem mal para a saúde.
Beba sem canudo
Dispense o uso de canudinhos plásticos. Você sabia que o plástico constitui 90% do lixo flutuante em nosso oceano? Veja aqui 10 motivos para não usar mais canudinho.
Abra mão dos descartáveis
Tenha uma xícara ou garrafa de água no trabalho para não consumir copinhos descartáveis. Essa pequena mudança faz uma enorme diferença no total de lixo que você produz em uma semana.
Congele
Congele todos os alimentos. Desde frutas e verduras, até a receita preparada no almoço. Desta forma você faz com que os alimentos durem mais e evita que eles estraguem na fruteira ou na geladeira.
Recicle
Ao descartar o lixo, separe os recicláveis. Sacolas e plásticos devem se separados de papéis e papelões que também devem ser separados de lixo orgânico. Você facilita a coleta e ainda ajuda o meio ambiente.
Transforme o lixo
Reutilize o lixo, transformando garrafas plásticas em vasos, latas de alumínio em porta-lápis e cascas de alimentos como adubo.
Evite usar sacos plásticos
Tenha sacolas de tecido ou de papéis em casa para que você possa levá-las ao mercado ou até a feira. Desta forma você evita ter que usar sacolas plásticas e trazê-las para casa, aumentando assim a produção de lixo.
Compre verduras em hortas ou na feira
Sempre que precisar comprar frutas, verduras e legumes, opte por hortas, feiras ou mercadinhos de bairro. Leve-os em embalagens de papel ou soltos. Desta forma, você evita comprar esse tipo de alimento nos mercados, que acabam vendendo esses alimentos em embalagens de plástico e de isopor.
Atualizado em 1 Jan 2019.