A tão idolatrada longevidade que todos nós queremos é possível de alcançar, acredite se quiser! Ter uma alimentação balanceada e nutritiva é essencial para essa conquista, bem como ter uma vida ativa (praticar exercícios físicos) e cuidar da saúde no geral.
Para que a nossa nutrição seja feita de forma correta, alguns hábitos são necessários. Beber mais água, comer mais frutas e consumir menos sal são algumas atitudes benéficas ao organismo. Além disso, também é preciso ter consciência de tudo o que ingerimos.
Para ajudar com um empurrãozinho, o Guia da Semana trouxe algumas dicas fáceis para você começar a mudar a sua rotina agora e caminhar para a tão almejada vida longa e saudável. Confira:
** lembrando que a consulta a profissionais da saúde é essencial!
Coma mais frutas
Inclua frutas na sua rotina alimentar. O ideal é que sejam 3 porções por dia. Elas são carregas de vitaminas importantíssimas para o bom funcionamento do nosso organismo. E por isso, é preciso variar as opções.
Mastigue mais
Ao mastigar bem os alimentos você fica saciado mais rápido. A digestão começa na boca com a saliva. Quanto mais rápido comemos, mais difícil fica o processo digestivo e menos noção da saciedade nós temos - o que nos faz comer mais. Especialistas recomendam demorar 20 minutos em cada refeição.
Evite temperos prontos
Não use temperos prontos em saladas e comidas. Eles possuem uma quantidade de sódio muito alta, o que pode ocasionar pressão alta a longo prazo, além de ser um grande responsável pela retenção de líquidos. Prefira temperos naturais como cebola, alho, limão, azeite, vinagre e ervas.
Respeite os horários das refeições
Já sabemos que a rotina do dia-a-dia pode ser uma loucura e, às vezes, quase não temos tempo de sentar e comer uma refeição tranquilamente. Porém, saiba que isso é importantíssimo. Quando estipulamos um horário certo para todas as refeições o nosso organismo se programa, mantendo um ritmo. Além disso, como já mencionado, é preciso dedicar pelo menos 20 minutos para estes momentos do dia.
Evite industrializados
Evite alimentos industrializados, processados e embutidos. Estes produtos estão recheados de substâncias químicas que fazem mal para o nosso organismo. Quem sofre mais com estes alimentos é o nosso fígado, que trabalha dobrado para neutralizar estas substâncias, o que deixa o órgão sobrecarregado.
Diminua o sal
O sal em excesso aumenta o nível de sódio no nosso organismo (está associado a pressão alta e retenção de líquidos). Prefira temperos naturais como ervas. Além de serem deliciosas, elas são saudáveis. Veja aqui 7 ervas e temperos que vão deixar suas receitas mais saborosas.
Coma a cada 3 horas
Ao comer de 3 em 3 horas o nosso organismo se mantém ativo, o que nos traz disposição. Além disso, muito tempo em jejum faz com que nosso corpo comece a retirar energia do nosso estoque. Seria bom se fosse a gordura, né? Mas, não, ele faz isso com os músculos. E os músculos são importantíssimos para regular o nosso metabolismo. Além disso, fazer lanchinhos entre as refeições ajuda a evitar a compulsão alimentar.
Beba água
A Organização Mundial da Saúde sugere tomar pelo menos 2 litros de água por dia. Além de nos hidratar, a água ajuda a eliminar as toxinas do nosso organismo e regula o funcionamento do intestino. Você não precisa tomar só água - os chás naturais e sucos também entram nesta conta.
Evite beber durante as refeições
Você pode não perceber, mas ao tomar líquidos durante a refeição, o processo de digestão fica comprometido justamente porque você não mastiga muito bem os alimentos. Lembra que falamos sobre a importância da mastigação? Pois é, o ideal é beber trinta minutos antes ou uma hora depois das refeições.
Tome café da manhã
Café da manhã é a refeição mais importante do dia. Provavelmente você já ouviu isso algumas vezes. Esta é a refeição que vai acordar o nosso organismo para a rotina que nos espera. Por isso, é preciso comer alimentos ricos em fibras e proteínas, que vão nos dar energia para aguentar o resto do dia.
Não exagere no álcool
Além de ser muito calórico, o álcool em grande quantidade não ajuda nada o nosso organismo. Desidrata, dá dor de cabeça, enjoos e a longo prazo está relacionado ao surgimento de diversos tipos de câncer. Não é que você tenha que cortar completamente, mas é sempre bom maneirar. Vida em equilíbrio é o ideal!
Atualizado em 7 Jun 2018.